Para formadores

Pautas formativas, guias e materiais de formação

Vai formar educadores de Ensino Médio? Nesta página você encontra todo o material gratuito para planejar a formação na sua rede e escola, seja ela presencial ou remota. Nos guias, há o passo a passo para planejar, oferecer e avaliar sua formação com o programa Nosso Ensino Médio.

Ao navegar pela plataforma, em cada componente você pode baixar a pauta formativa, um infográfico que resume aquele conteúdo e uma apresentação para começar o trabalho, além de materiais de apoio e de referência para o aprofundamento em cada tema. Boa formação!

Formação Geral Básica

Convite à Comunidade de Aprendizagem

O que é, quem constrói e como se mobiliza uma comunidade de aprendizagem? Como ela pode transformar a escola? Por que ela é importante para os educadores?

Formação Geral Básica

O que há de novo no Ensino Médio

Quais são as mudanças pensadas para fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio?

Formação Geral Básica

A escola, os jovens e seus projetos de vida

Quem são os estudantes do Ensino Médio e que relação têm com a escola? Por que fomentar o protagonismo juvenil na escola? Por que garantir tempos e espaços para a construção de seus projetos de vida?

Formação Geral Básica

O educador do Ensino Médio

Quem é o educador do Ensino Médio? Quais são as competências e práticas esperadas dos educadores para promover as transformações do Ensino Médio?

Formação Geral Básica

Mundo do Trabalho no Ensino Médio

Como a preparação para o trabalho integra a Formação Geral Básica e, todos os Itinerários Formativos e amplia as possibilidades de aprendizagem e construção dos projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio?

Projetos de vida

Educadores e seus projetos de vida

Educador(a), quais são seus projetos de vida? O que te move no âmbito pessoal, profissional e social? Por que é importante pensar sobre essas questões?

Itinerários formativos para professores

Caminhos para (re)aprender

O que significa recompor aprendizagens? O que é um currículo priorizado? Como acompanhar o progresso das aprendizagens de todos os estudantes?

Avaliações diagnóstica e formativa

Como integrar as avaliações diagnóstica e formativa? Como usar rubricas de avaliação? Veja como as avaliações auxiliam nas intervenções pedagógicas.

Práticas pedagógicas de recomposição

O que considerar ao pensar em práticas pedagógicas para a recomposição das aprendizagens? Como avaliar e usar os espaços da escola nesse contexto?

Itinerários formativos para professores

Introdução: Integração curricular

Como a integração curricular combina diferentes fatores para promover o desenvolvimento integral dos estudantes? Comece a desbravar essa pergunta de ouro!

Itinerários formativos para professores

Matemática

Quais são as competências específicas da área de Matemática e suas tecnologias? Como elas se articulam com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos estudantes? Como trabalhar as metodologias ativas nesta área de conhecimento?

Itinerários formativos para professores

Ciências da Natureza

Ciências da natureza e suas tecnologias: quais são as competências específicas desta área do conhecimento e como ela dialoga com as competências gerais da BNCC? Como promover o letramento científico e integrar as ciências com as demais áreas do currículo?

Itinerários formativos para professores

Linguagens

Qual o papel da área de linguagens e suas tecnologias na formação integral dos estudantes? Como esta área do conhecimento se articula com a formação geral básica e os itinerários formativos do Ensino Médio?

Itinerários formativos para professores

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

O que há de novo na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas? Como ampliar seu repertório conceitual e prático para trabalhar com esta área do conhecimento?

Itinerários formativos para professores

Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Quais são as oportunidades trazidas pela implementação da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPT)? Qual é o papel do professor na formação do estudante para o mundo do trabalho?

Itinerários formativos para professores

Introdução: Núcleo de autoria e criação

Professor(a): vamos refletir sobre suas possibilidades de criação e de autoria, diante das inovações do Ensino Médio?

Itinerários formativos para professores

Projetos de Vida

Como orientar os jovens para exercerem seu protagonismo na escola e para fazer escolhas alinhadas aos seus projetos de vida? O que se ensina afinal sobre Projetos de Vida?

Itinerários formativos para professores

Aprofundamentos

Como funcionam os itinerários formativos em um currículo flexível? Qual a relação com Projetos de Vida do estudante? Quais são os tipos de escolhas que os estudantes podem fazer em seus itinerários? O que são os aprofundamentos por área do conhecimento?

Itinerários formativos para professores

Eletivas

O que são as Eletivas? Como elas contribuem para o desenvolvimento integral e o protagonismo dos estudantes? Como elas podem ser elaboradas?

Itinerários formativos para professores

Projetos na Educação Profissional

Qual é o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos com foco no trabalho como princípio educativo? Quais são as práticas pedagógicas que permitem o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de competências relevantes para o mundo do trabalho?

Itinerários formativos para gestores escolares

A liderança pedagógica na recomposição de aprendizagens

A gestão escolar tem atuado como motor das transformações na escola? Quais são as ferramentas para gestão promover a recomposição das aprendizagens?

Itinerários formativos para gestores escolares

Introdução: Formação continuada na escola

Como e por que a gestão escolar deve promover a formação continuada, tendo a escola como espaço desenvolvimento profissional docente?

Itinerários formativos para gestores escolares

Tempos e espaços para formação

Como se organizar com foco na gestão pedagógica e ampliar o repertório de estratégias para promover a formação docente?

Itinerários formativos para gestores escolares

Construir uma Comunidade de Aprendizagem

Quais são os passos para gestores escolares fomentarem uma comunidade de aprendizagem? Como orquestrar um trabalho colaborativo rumo a sonhos e objetivos comuns para melhorar a escola?

Itinerários formativos para gestores escolares

Integrar formação e acompanhamento

Como fazer o acompanhamento pedagógico em constante diálogo com a formação docente? Como continuamente planejar, acompanhar, avaliar e formar os professores da sua escola?

Itinerários formativos para gestores escolares

Introdução: Ser gestor escolar no Ensino Médio

Quais são os diferentes aspectos, as práticas e competências de uma gestão escolar de excelência no Ensino Médio?

Itinerários formativos para gestores escolares

Implementação e gestão do currículo

Como ampliar a compreensão dos educadores sobre o currículo integrado e despertar o desejo de transformação? Como promover um planejamento que leve em conta a integração curricular? Como garantir um planejamento curricular colaborativo?

Itinerários formativos para gestores escolares

Inovação da e na gestão escolar

Como a gestão escolar pode transformar suas práticas em direção a uma escola inovadora, focada no desenvolvimento integral dos estudantes?

Itinerários formativos para gestores escolares

Gestão da aprendizagem

Qual é o principal foco da gestão escolar? Quais os principais aspectos, estratégias e práticas de gestão para aprendizagem?

Itinerários formativos para gestores escolares

Mundo do trabalho na Gestão Escolar

Qual é o papel da gestão escolar para tornar o trabalho um princípio educativo no Ensino Médio? Como garantir que o tema perpasse a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos como um dos elementos de integração curricular?

Eletivas

Cultura digital

Como a cultura digital se relaciona à sua atuação e ao desenvolvimento integral dos(as) jovens? Como usar recursos digitais como foco na aprendizagem?

Eletivas

Projetos de Vida na escola

Como a construção de projetos de vida pelos estudantes se relaciona com seu desenvolvimento integral? Como trabalhar projetos de vida na escola?

Eletivas

O lugar da Avaliação

Como trabalhar a avaliação como ferramenta pedagógica? Como a avaliação e a análise dos dados que ela produz fazem parte do constante planejamento pedagógico? Quais os diferentes instrumentos de avaliação?

Eletivas

Diversidade e inclusão na escola

O que significa diversidade na escola? Por que levar em conta a diversidade dos estudantes é essencial para garantir que todos aprendam? O que diversidade tem a ver com inclusão e o que inclusão tem a ver com equidade?

Eletivas

O que são os eixos estruturantes

O que são os eixos estruturantes? Como se inserem nos Itinerários Formativos da sua rede de educação? Como potencializar o trabalho com eles nas escolas?

Eletivas

Novas dimensões do trabalho na escola

O que o mundo do trabalho espera dos jovens? O que os jovens esperam do mundo do trabalho? Qual é o papel da escola para que os jovens construam seus projetos de vida profissionais?