Itinerários formativos para professores

Recomposição das Aprendizagens: Caminhos para (re)aprender

São desafios presentes nas escolas  resgatar o engajamento dos estudantes e  recompor aprendizagens prejudicadas pela pandemia de Covid-19 ou acentuadas nesse período. 

Você vai compreender quais ações  apoiam o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula. Uma delas é o currículo priorizado, uma adaptação focada em definir as aprendizagens essenciais para os estudantes atingirem as expectativas de aprendizagem esperadas ao longo da etapa.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Refletir acerca do significado da recomposição das aprendizagens e também a respeito dos elementos que precisam ser considerados para a implementação de um currículo priorizado, a fim de apoiar o acompanhamento das aprendizagens, ponderando o progresso de todos os estudantes.

Objetivos

Investigar o significado e as ações necessárias em relação à recomposição das aprendizagens e à implementação de currículos priorizados.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os alunos e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os alunos.
2a.1.2
Elaborar planejamentos de aula coerentes, que conectem objetivos de aprendizagem claros e precisos, com as atividades avaliativas e com as experiências que serão selecionadas, para que os estudantes atinjam a compreensão desejada.
2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
2a.2.8
Utilizar estratégias avaliativas diversificadas, coerentes com os objetivos de aprendizagem e campos de experiências, permitindo que todos os alunos demonstrem ter aprendido.
Para formadores

Pauta Formativa

O que significa recompor aprendizagens? O que é um currículo priorizado? Como acompanhar o progresso das aprendizagens de todos os estudantes?

Investigar o significado e as ações necessárias em relação à recomposição das aprendizagens e à implementação de currículos priorizados.

1. Por que pensar na recomposição das aprendizagens?

2. Currículo priorizado

3. Planejamento para a recomposição das aprendizagens

4. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal planejar uma aula e buscar, na sua área, as habilidades essenciais que irão ajudar na recomposição das aprendizagens? Sugerimos trazer elementos do texto, como metodologias ativas e o planejamento reverso como inspiração. Você poderá consultar os materiais de apoio, citados em Pesquise (Mapas de Foco da BNCC e Matrizes Curriculares), caso sua rede não tenha uma lista de habilidades a serem priorizadas.

Colabore

Que tal levar esta proposta para um momento de planejamento coletivo da sua escola? Todos os materiais, como textos, esta trilha e a Pauta Formativa, são de livre acesso. Você pode sugerir como tema para um encontro de planejamento coletivo ou, ainda, recomendar a aplicação da própria pauta em sua instituição.

Continue pesquisando

Caso sua rede não tenha documentos que apoiam a recomposição, sugerimos que você explore os seguintes materiais: os Mapas de Foco da BNCC e as Matrizes Curriculares para o Novo Ensino Médio, ambos documentos desenvolvidos pelo Instituto Reúna.

Saiba Mais

Leia o texto do Instituto Reúna sobre a recomposição das aprendizagens e o Novo Ensino Médio:

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.