Eletivas

O lugar da Avaliação

Como trabalhar a avaliação como ferramenta pedagógica? Como a avaliação e a análise dos dados que ela produz fazem parte do constante planejamento pedagógico? Quais os diferentes instrumentos de avaliação? Como envolver os jovens no processo avaliativo, de maneira que se tornem protagonistas do próprio aprendizado?

Todas estas questões são abordadas neste componente. Aqui você vai entender como a avaliação precisa ser integrada com o seu trabalho pedagógico e parte do seu planejamento cotidiano para garantir o aprendizado de todos e cada um dos estudantes.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, o foco é promover espaços de reflexão e discussão da avaliação formativa como um processo educacional para aprendizagem que envolve momentos de coleta, organização, interpretação e análise de dados para tomada de decisão. Além disso, é meta desta trilha refletir sobre a relação entre a escolha da forma de avaliar, de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades que são foco da formação integral dos professores e estudantes.

Objetivos
  • Compreender e identificar que um processo avaliativo envolve a coleta, organização, interpretação e análise de dados e informações para tomada de decisão.
  • Refletir e dialogar a respeito da importância da avaliação conectada ao planejamento de intervenções no processo de ensino e aprendizagem ao longo do percurso formativo do estudante. 
  • Contribuir para o desenvolvimento de habilidades docentes que promovam  processos avaliativos na perspectiva formativa.
C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
1.2.6
Conhecer objetivos, características, procedimentos e usos de diferentes tipos de avaliações.
2a.2.8
Utilizar estratégias avaliativas diversificadas, coerentes com os objetivos de aprendizagem e campos de experiências, permitindo que todos os alunos demonstrem ter aprendido.
Para formadores

Pauta Formativa

Como trabalhar a avaliação como ferramenta pedagógica? Como a avaliação e a análise dos dados que ela produz fazem parte do constante planejamento pedagógico? Quais os diferentes instrumentos de avaliação?

Refletir e dialogar sobre a importância da avaliação articulada com o planejamento pedagógico, bem como contribuir com o aprimoramento das habilidades docentes para desenvolver processos avaliativos em uma perspectiva formativa que garanta as aprendizagens e o desenvolvimento integral dos estudantes ao longo da sua trajetória no Ensino Médio.

1. Identificando processos avaliativos na sala de aula

2. A produção de registros

3. Elaboração e análise de devolutivas (feedbacks)

4.Replanejar e propor caminhos

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal você produzir uma proposta de trabalho envolvendo o uso de textos nas suas aulas? Utilize recursos virtuais para compartilhar as produções entre os estudantes, como o Padlet, por exemplo. Você pode saber como utilizar o Padlet a partir de tutoriais no YouTube.

Abra um espaço de análise dos textos entre pares, ou seja, um estudante analisa a produção de outro, com uma pauta de observação previamente determinada por você. Ao final, elabore uma devolutiva para quem produziu o texto e para quem analisou a produção! Faça um levantamento dos principais aspectos a serem retomados, ampliados ou aperfeiçoados e organize isso no seu planejamento.

Colabore

Disponibilize o processo vivenciado por você a outros colegas professores. Na revisão do Projeto Político Pedagógico, por exemplo, proponha que  vocês tragam novas perspectivas de avaliação que dialoguem com as mudanças que o Ensino Médio vai passar e permita um maior protagonismo dos jovens!

Continue pesquisando

Saiba mais

DINIZ, M. I. Avaliação e planejamento para o professor “planejador”. São Paulo, 2019. Disponível em: mathema.com.br/artigos/avaliacao-e-planejamento-para-o-professor-planejador. Acesso em: 23 mar. 2021. 

HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.

HATTIE, J.; ZIERER, K. 10 princípios para a aprendizagem visível. Porto Alegre: Penso Editora, 2019.

TREVISANI, F. M. A importância do feedback na visibilidade da aprendizagem. PÁTIO ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO , v. 39, p. 32-35, 2019. Disponível em: desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/feedback-na-aprendizagem. Acesso em: 23 mar. 2021.

RUSSEL, M; ARASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Comunicação em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem. Disponível em: mathema.com.br/artigos/comunicacao-em-matematica-instrumento-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 25 mar. 2021.

WIGGINS, G.; MATIGHE, J. Planejamento para a compreensão. Porto Alegre: Penso Editora, 2019.

 

Vídeos

DICAS metodológicas: Avaliação Formativa. Belo Horizonte: Instituto iungo. 1 vídeo (3 min). Publicado por Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=j-HDjjCQnsY. Acesso em: 23 mar. 2021.

PADLET tutorial em português. 1 vídeo (4 min). Publicado por ETTE DGE. Disponível em: youtube.com/watch?v=-5uUe9Tzyyo. Acesso em: 23 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.