Nosso Ensino Médio

Sobre a formação

O Nosso Ensino Médio é um programa gratuito de formação continuada de professores, gestores escolares e formadores.

É o mais completo e inovador conteúdo do Brasil na formação de educadores para as mudanças previstas para o Ensino Médio.

O Nosso Ensino Médio traz trilhas de aprendizagem on-line e autoinstrucionais para os educadores, que já podem acessar os componentes, com materiais diversificados e atividades.

Oferece também pautas formativas, apresentações, infográficos e diversos materiais de apoio para formadores trabalharem com professores e gestores de suas redes ou escolas, de maneira presencial ou remota.

Uma iniciativa do Instituto iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, o programa foi criado para promover a educação integral e transformadora das juventudes no país.

O Nosso Ensino Médio tem dois objetivos complementares:

  1. contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores
  2. apoiar na implementação dos novos currículos de Ensino Médio
Baixe o documento completo sobre o Nosso Ensino Médio

O conteúdo do Nosso Ensino Médio foi construído a muitas mãos, com a participação ativa de professores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, de técnicos das Secretarias de Educação do Distrito Federal, do Mato Grosso do Sul, de Pernambuco, da Paraíba e de São Paulo que também atuavam nas ações da Frente Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e de um grupo de especialistas em Formação Continuada de Professores, nas Áreas de Conhecimento, em Educação Profissional e Técnica, em Desenvolvimento Integral, em Participação Juvenil e Projetos de Vida.

Além dessa construção colaborativa, foi levada em consideração uma pesquisa de escuta com as equipes técnicas de currículo e formação de professores das Secretarias de Educação de 26 unidades federativas do Brasil.

Baixe o documento completo sobre o Nosso Ensino Médio

O Nosso Ensino Médio tem seis princípios orientadores:

  1. Foco no desenvolvimento de competências pelos educadores.
  2. Escolas e redes de ensino como comunidades de aprendizagem.
  3. Composição flexível de percursos para ser customizada em diálogo com contextos e demandas de redes de ensino, escolas e educadores.
  4. Centralidade e protagonismo dos educadores no processo de formação.
  5. Investimento na retroalimentação entre teoria e prática.
  6. Homologia de processos como estratégia de aprendizagem, para que os educadores experimentem, na própria formação, a nova realidade de ensino que irão construir:
  • formação geral básica, itinerários formativos e eletivas para um percurso personalizado pelo educador;
  • projetos de vida dos educadores como componente transversal;
  • metodologias ativas de aprendizagem.

O Nosso Ensino Médio está alinhado à Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada) e à Base Nacional Comum Curricular.

O programa também é baseado em evidências nacionais e internacionais sobre formações continuadas eficazes, a exemplo daquelas apontadas pelo estudo “Formação Continuada de Professores: contribuições da literatura baseada em evidências”, realizado pela Fundação Carlos Chagas e publicado em 2017.

Baixe o documento completo sobre o Nosso Ensino Médio

Para contribuir em escala na implementação dos novos currículos de Ensino Médio, o programa está aberto à parcerias com redes estaduais de educação.

As redes públicas podem adotar o programa gratuitamente como uma formação continuada, nesta plataforma ou em seus ambientes virtuais de aprendizagem.

As redes parceiras podem ainda customizar a arquitetura formativa diante de suas necessidades, preservando os princípios, propósitos e referencial metodológico, por meio da:

  • escolha dos itinerários formativos e eletivas a serem oferecidos para professores e gestores.
Baixe o documento completo sobre o Nosso Ensino Médio

Ficha Técnica

Parceiros Institucionais
Instituto MRV
Movimento Bem Maior
B3
Presidente
Paulo Emílio de Castro Andrade
Diretor de Educação
Alcielle dos Santos
Diretora de estratégia e implementação
Joana Rennó
Parceiros Institucionais
Fundação Lemann
Imaginable Futures
Diretora Executiva
Katia Stocco Smole
Diretora de desenvolvimento e sustentabilidade institucional
Mariana Fontoura
Superintendente
Ana Amélia Inoue
Gerente de Articulação, Advocacy, Monitoramento e Avaliação
Diogo Jamra Tsukumo
Gerente de Implementação
Rita Carmona Moreira Leite
Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação
Maria Cláudia Leme Lopes da Silva
Idealização do Programa
Cléa Maria da S. Ferreira Coordenação
Paulo Emílio de Castro Andrade Coordenação
Alexandra Santos Itaú Educação e Trabalho
Ana Carolina Ferreira de Araujo Secretaria de Educação de Pernambuco
Ana Cristina de Almeida Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Anna Penido Especialista
Beatriz Lomonaco Itaú Educação e Trabalho
Bruna Henrique Caruso Frente Currículo e Novo Ensino Médio - Consed
Cacau Lopes da Silva Itaú Educação e Trabalho
Carla Chiamarelli Itaú Educação e Trabalho
 Idealização do Programa
Daniel Ramos Cordeiro Frente Currículo e Novo Ensino Médio - Consed
Estela Mara de Andrade Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Fábio dos Santos Tenório Instituto Reúna
Fernando Wirthmann Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Graziela Santos Instituto Reúna
Gustavo Blanco de Mendonça Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Helton Lucas Romualdo Professor do Ensino Médio MG
Joana Rennó Instituto iungo
Katia Stocco Smole Instituto Reúna
Leandro Holanda Especialista
 Idealização do Programa
Lilian Bacich Especialista
Marcia Proescholdt Wilhelms Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Maria Ignez Diniz Especialista
Priscila Oliveira Instituto Reúna
Renata Alencar Instituto iungo
Renata Lazzarini Monaco Instituto iungo
Robson Rubenilson dos Santos Ferreira Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Samuel Andrade Instituto iungo
Tailze Melo Instituto iungo
Vanessa Costa Trindade Instituto iungo
Equipes institucionais
Equipe Instituto iungo
Mônica Pellegrini Gestora de Projeto
Joana Rennó Gestora de Projeto
Vanessa Costa Trindade Gestora de Projeto
Equipe Instituto Reúna
Bruna Henrique Caruso Analista de Projeto
Cléa Maria da S. Ferreira Gestora de Projeto
Cristiano Ferraz Analista de Projeto
Fábio dos Santos Tenório Analista de Projeto
Graziela Santos Analista de Projeto
Marcela Ferraz Daher Analista de Projeto
Milena Emilião Comunicação
Tainá Rodrigues Comunicação
Equipe Itaú Educação e Trabalho
Alexandra Santos Especialista
Beatriz Lomonaco Especialista
Cacau Lopes da Silva Gerente
Carla Chiamarelli Gerente
Diogo Jamra Tsukumo Gerente
Sistematização do documento orientador
Renata Alencar Coordenação
Samuel Andrade
Paulo Emílio de Castro Andrade
Cléa Maria da S. Ferreira

Revisão Pedagógica 2025: os componentes com esta sinalização passaram por uma revisão mais aprofundada e propositiva, conduzida por especialistas, com o objetivo de alinhar os conteúdos às novas diretrizes definidas pelas recentes alterações na legislação da Política de Ensino Médio.

Componente - Convite à Comunidade de Aprendizagem

Autoria
Renata Alencar
Leitura Crítica
Anna Penido
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - O que é Ensino Médio hoje?

Autoria
Anna Penido
Leitura Crítica
Cléa Maria da S. Ferreira
Katia Stocco Smole
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA

Componente - A escola do Ensino Médio, os jovens e seus projetos de vida

Autoria
Anna Penido
Leitura Crítica
Cléa Maria da S. Ferreira
Maria Antônia Goulart

Componente - O educador do Ensino Médio: competências e práticas

Autoria
Anna Penido
Leitura Crítica
Cléa Maria da S. Ferreira
Katia Stocco Smole
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA
Roberta Eliane Gadelha Aleixo Secretaria de Estado de Educação CE

Componente - Mundo do Trabalho no Ensino Médio

Autoria
Bárbara Szuparits
Mariana Clini
Renata Silva Salomé
Leitura Crítica
Christiane Cruz

Componente - Núcleo de autoria e criação docente

Autoria
Juliana Pádua S. Medeiros
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Maria Ignez Diniz
Bruna Caruso
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Karine Pinheiro de Souza Secretaria de Estado de Educação CE
Revisão Pedagógica 2025
Marisa Balthazar

Componente - Projetos de Vida

Autoria
Ana Paula Gaspar Gonçalves
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Guilherme Freitas
Maria Ignez Diniz
Bruna Caruso
George Amilton Melo Simões Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Aprofundamentos

Autoria
Leandro Holanda
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Maria Ignez Diniz
Bruna Caruso
George Amilton Melo Simões Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Eletivas

Autoria
Sílvia Helena A Bueno Brandão
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Maria Ignez Diniz
Bruna Caruso
George Amilton Melo Simões Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Projetos na Educação Profissional

Autoria
Renata Salomé
Vanessa Reis de Souza
Leitura Crítica
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Cacau Lopes da Silva
Carla Chiamerelli

Componente - Integração curricular: o que, por que e como?

Autoria
Maria Ignez
Leitura Crítica
Ana Paula Seferian
Cléa Maria da S. Ferreira
Samuel Andrade
Beatriz Lomonaco
Alexandra Santos
Carla Chiamerelli
Helder de Sales Secretaria de Estado de Educação CE
Revisão Pedagógica 2025
Regina Tunes

Componente - Matemática e suas Tecnologias

Autoria
Fabrício Eduardo Ferreira
Leitura Crítica
Flávia Brito
Cléa Maria da S. Ferreira
Samuel Andrade
Pauliane Ibiapina Fernandes Girão Secretaria de Estado de Educação CE
Alessandra Lisboa Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Autoria
Vânia Fonseca Longhi Macarrão
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Jefferson Meneses
Cléa Maria da S. Ferreira
Samuel Andrade
Priscila Carvalho Holanda Secretaria de Estado de Educação CE
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA
Fabíola Gonzaga Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Linguagens e suas Tecnologias

Autoria
Marisa Balthasar
Leitura Crítica
Paula Marques
Samuel Andrade
Sirlei Baima Secretaria de Estado de Educação AM
Anderson Rodrigues de Miranda Secretaria de Estado de Educação DF
Marcos Rodrigues Ferreira Secretaria de Estado de Educação SP
Revisão Pedagógica 2025
Marisa Balthazar

Componente - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Autoria
Paulo Rota
Camila Tribess
Leitura Crítica
Pablo Mattos
Cléa Maria da S. Ferreira
Samuel Andrade
Jacqueline Rodrigues Moraes Secretaria de Estado de Educação CE
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Autoria
Regiane de Fatima Bigaran Malta
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Débora Vogt
Maria Ignez Diniz
Paulo Cunha
Bruna Caruso
Ana Maria Lucena Secretaria de Estado de Educação AM
Maria Thereza Machado Fiuza Secretaria de Estado de Educação CE

Componente - Ser gestor escolar no Ensino Médio: competências e práticas

Autoria
Ana Paula Batalha
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Renata L. Monaco
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Antônia CamposSecretaria de Estado de Educação AM
João MiacciSecretaria de Estado de Educação DF
Júlio César da SilvaSecretaria de Estado de Educação DF

Componente - Implementação e gestão do currículo

Autoria
Ana Paula Batalha
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Renata L. Monaco
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Inovação da e na gestão escolar

Autoria
Regina Santos
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Renata L. Monaco
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF
João Miacci Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Gestão da aprendizagem

Autoria
Regina Santos
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Renata L. Monaco

Componente - Mundo do trabalho na Gestão Escolar

Autoria
Priscila Santos
Renata Silva Salomé
Leitura Crítica
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Cacau Lopes da Silva
Carla Chiamerelli

Componente - Como promover a formação continuada na escola

Autoria
Renata L. Monaco
Camila Tribess
Taciana Vaz
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
João Miacci Secretaria de Estado de Educação DF
Júlio César da Silva Secretaria de Estado de Educação DF
Marcelo Navarro Secretaria de Estado de Educação SP
Maria das Graças Rodrigues de Lima Secretaria de Estado de Educação CE

Componente - Garantia dos tempos e espaços para formação

Autoria
Renata L. Monaco
Camila Tribess
Taciana Vaz
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
João Miacci Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Criar e fortalecer uma Comunidade de Aprendizagem

Autoria
Renata L. Monaco
Camila Tribess
Taciana Vaz
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira

Componente - Por que e como integrar formação e acompanhamento

Autoria
Renata L. Monaco
Camila Tribess
Taciana Vaz
Leitura Crítica
Simone André
Cléa Maria da S. Ferreira
Leo Teixeira Mota de Paula Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Integração docente via formação continuada

Autoria
Kaline Arlen Serrão
Rayssa Ferreira Alencar
Leitura Crítica
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Cacau Lopes da Silva
Carla Chiamerelli

Componente - Ensino Médio Conectado: Cultura digital

Autoria
Michelle Pinheiro
Lilian Bacich
Leitura Crítica
Débora Vogt
Samuel Andrade
Edirley de Medeiros Castro Secretaria de Estado de Educação AM
Túlio Flávio de Vasconcellos Secretaria de Estado de Educação CE
Alessandra Lisboa Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Projetos de Vida na escola

Autoria
Juliana Leonel
Samuel Andrade
Leitura Crítica
Guilherme Freitas
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA

Componente - O lugar da Avaliação

Autoria
Cristiane Chica
Mirela Mendes
Leitura Crítica
Débora Vogt
Cléa Maria da S. Ferreira
Katia Stocco Smole
João Miacci Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Diversidade e inclusão na escola

Autoria
Juliana Leonel
Mariana Rosa
Leitura Crítica
Maria Antonia Goulart
Cléa Maria da S. Ferreira
Samuel Andrade
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA

Componente - O que são e como trabalhar os eixos estruturantes nos Itinerários Formativos

Autoria
Anna Penido
Leitura Crítica
Ana Paula Seferian
Cléa Maria da S. Ferreira
Renata Silva de Souza Secretaria de Estado de Educação BA
Anderson Rodrigues de Miranda Secretaria de Estado de Educação DF

Componente - Novas dimensões do trabalho na escola

Autoria
Renata Silva Salomé
Priscila Santos
Vanessa Reis
Leitura Crítica
Alexandra Santos
Beatriz Lomonaco
Cacau Lopes da Silva
Carla Chiamerelli

Componente - Educadores e seus projetos de vida

Autoria
Samuel Andrade
Leitura Crítica
Anna Penido

Entenda o Nosso Ensino Médio
Guia do programa

Autoria
Renata L. Monaco
Camila Tribess
Taciana Vaz
Leitura Crítica
Cléa Maria da S. Ferreira
Bruna Caruso
Priscila Oliveira
Fabiana Cabral Silva
Katia Stocco Smole

Edição Pedagógica

  • Alexandra Santos
  • Beatriz Lomonaco
  • Bruna Henrique Caruso
  • Camila Tribess
  • Cléa Maria da S. Ferreira
  • Renata Lazzarini Mônaco
  • Samuel Andrade

Edição de texto

  • Ana Elisa Faria
  • Caio Dib Coordenação
  • Felipi Marques da Rocha Pinto
  • Mariane Genaro Coordenação

Equipe adicional de Edição de texto

  • Diogo da Costa Rufatto
  • Marcia Glenadel Gnanni
  • Taciana Vaz

Revisão Ortográfica

  • Ana Toledo
  • Diogo da Costa Rufatto
  • Lucas Ben
  • Marcia Glenadel Gnanni
  • Maria Fernanda Moreira
  • Wesley Ramos da Silva

Projeto gráfico

  • Denis Leroy
  • Cláudio Valentin

Diagramação

  • Amanda Montt
  • Cláudio Valentin
  • Natália Xavier
  • Nicolle Medina

Design de infográficos

  • Amanda Montt

Comunicação

  • Bárbara Benatti

Podcasts

  • Aeromúsica

Vídeos

  • Escada Amarela Criações

Assessoria para arquitetura da informação

  • Porvir

Plataforma digital

  • Porvir Produção Executiva
  • Sintrópika Design e Desenvolvimento

Em 2025, o programa foi atualizado para atender às novas diretrizes estabelecidas pelas alterações legislativas da Política de Ensino Médio.

Gestão de projeto
Bruna Henrique Caruso
Coordenação geral e pedagógica
Emmanuelle Dias
Coordenação de produção
Revisão
Diogo da Costa Rufatto
Jaqueline Kanashiro
Mariane Genaro
Leitura Crítica
Juliana Leonel
Diagramação
Cíntia Raquel Alves
Renan da Silva
Victor Soares
Revisão Pedagógica
Marisa Balthasar
Fabiana Pereira
Francisco Fecchini
Paulo Cunha
Regina Abreu
Regina Tunes
Vanessa Terra
Equipes Institucionais
Laura Angélica Moreira Silva
Instituto Reúna
Luana Barbosa da Silva
Itaú Educação e Trabalho
Luiz Henrique Adorno
Instituto Reúna
Priscila Oliveira
Instituto Reúna
Samuel Andrade
Instituto Iungo
Tamires Fakih
Itaú Educação e Trabalho
Thamara Strelec
Instituto Iungo