Formação continuada na escola

Garantia dos tempos e espaços para formação

Um compromisso importante da gestão escolar é garantir tempos e espaços para formação dos professores.

Neste componente você vai conhecer e aprimorar práticas, elementos e estratégias de gestão para a promover a formação docente.

Você vai poder se inspirar e aprimorar suas iniciativas para que a formação aconteça no contexto da escola, engajando os educadores em um aperfeiçoamento constante e, muitas vezes, em processos colaborativos.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre tempos e espaços privilegiados para a formação continuada na escola e buscar ampliar seu repertório de estratégias de organização do seu trabalho com foco na gestão pedagógica para a implementação do Novo Ensino Médio.

Objetivos

Compreender a importância do planejamento (individual e coletivo) para a garantia dos tempos e espaços formativos na escola para a implementação do Novo Ensino Médio.

C2_2b.2
Incentivar a colaboração profissional e interpessoal, com o objetivo de materializar objetivamente o direito à educação de todos os alunos.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
2b.2.5
Construir coletivamente estratégias para assegurar a aprendizagem de todos os alunos na unidade escolar.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
Para formadores

Pauta Formativa

Como se organizar com foco na gestão pedagógica e ampliar o repertório de estratégias para promover a formação docente?

Refletir sobre a garantia de tempos e espaços para a gestão pedagógica na escola e projetar agenda para priorizar a formação docente.

1. É tempo de se organizar para formar

2. Foco na gestão pedagógica para garantia da formação na escola

3. Conhecendo boas práticas de formação das equipes escolares

4.Experimente

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal procurar um colega gestor que também tenha feito essa trilha e compartilhar o plano de ação que você criou? Vocês podem fazer uma troca de ideias e estratégias, e, assim, qualificar a ação de vocês, de forma colaborativa! 

Além disso, uma boa possibilidade para municípios em que existem poucas escolas ou em regiões em que as escolas são pequenas é se unir com os gestores das outras escolas e elaborar momentos formativos em conjunto. Isso pode ser feito de forma a que professores, gestores e até estudantes troquem ideias sobre o que tem funcionado nas aulas, quais projetos estão potencializando melhor a aprendizagem e quais metodologias são mais viáveis no contexto em que vocês atuam. Lembre-se de que isso pode ser feito de forma presencial ou virtual! Com os Itinerários Flexíveis do Novo Ensino Médio, os estudantes poderão circular por diferentes instituições; então, por que não aproveitar essa complexidade e torná-la mais um modo de formação entre pares?

Colabore

Como já vimos, a colaboração é fundamental para garantir um planejamento que engaje a todos na escola e que potencialize a formação. Logo, como você vai efetivar esse planejamento colaborativo na escola? Como vai convidar sua equipe a participar de forma ativa, colaborando com ideias, sugestões e até liderando momentos formativos? As ferramentas digitais que você utilizou na trilha podem servir de inspiração para compartilhar seu planejamento com toda a equipe e abrir a possibilidade de receber sugestões, ideias e mobilizar professores parceiros para organizar as formações na escola.

Esperamos que o percurso que fez até aqui tenha ajudado você a ter ideias palpáveis de como garantir tempos e espaços de formação continuada do corpo docente. Como dica para saber mais sobre o processo de colaboração e formação, não deixe de ver as outras Trilhas de Aprendizagem desse itinerário dos gestores.

Continue pesquisando

Se você deseja se aprofundar na discussão dessa trilha, sugerimos a leitura de “Planejamento e organização do trabalho escolar”, de Heloísa Lück | Editora Positivo, que apresenta o embasamento para toda essa discussão que realizamos. Para otimizar sua leitura, sugerimos que você faça breves anotações no seu Diário de Bordo, destacando os principais temas abordados, as ideias que você tiver durante o diálogo que estabelecer com o texto, questões que acredita serem importantes de aprofundar e dicas que vão aparecer. Vamos lá?

Saiba mais

IAS. Um fio, um retalho, uma colcha: práticas de gestores inovadores. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, 2017. Disponível em: institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/atua%C3%A7%C3%A3o/iniciativas/-proposta-de-educa%C3%A7%C3%A3o-integral-para-o-ensino-m%C3%A9dio-em-santa-catarina/documents/Instituto_Ayrton_Senna_praticas__de_gestores_inovadores.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.

IAS. LEITE, R. C. M.; MONACO, R. L.; SANTOS, J. (org.) Caderno 12: apoio à gestão pedagógica. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, 2018. Disponível em: drive.google.com/file/d/1Md2Sbd_5vnQDch8vt2Yg3S1GRVcR0QOY/view?usp=sharing. Acesso em: 10 fev. 2021.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. 

______. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2013.

MORAES, A.; CAVALCANTI, L. Tomar notas, estratégias de aprendizagem com anotações. Recife: Pipa Comunicação, 2016. Disponível em: pipacomunica.com.br/livrariadapipa/produto/tomar-notas-estrategias-de-aprendizagem-com-anotacoes. Acesso em: 3 fev. 2021.

PENSADOR. Mario Quintana: Seiscentos e Sessenta e Seis. Disponível em: pensador.com/frase/MTA4NTY2NQ. Acesso em: 18 abr. 2021.

PENSADOR. Mario Quintana: o tempo. Disponível em: pensador.com/frase/NTQ4MTk1/. Acesso em: 18 abr. 2021.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. Seleção, digitação, diagramação de José Lino Hack e Mara Brum. Pelotas, FaE-UFPel: 2014.

 

Vídeos

EP.10 – Dicas para garantir a formação docente na escola. Belo Horizonte: Nosso Ensino Médio. 1 podcast (9 min). Publicado por Nosso Ensino Médio. Disponível em: open.spotify.com/episode/1SqwEQAAGBiKFKHBUyNQre?si=Rod0Cb0oRLykRZ_yHpCmSw&nd=1. Acesso em 19 abr. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.