Eletivas

Diversidade e inclusão na escola

O que significa diversidade na escola? Diversidade e diferença são a mesma coisa? Por que levar em conta a diversidade dos estudantes é essencial para garantir que todos aprendam? O que diversidade tem a ver com inclusão e o que inclusão tem a ver com equidade? 

Nesta eletiva você vai mergulhar nas possibilidades de ensino e aprendizagem levando em conta a diversidade, vista como uma grande potência humana. Vai entender porque promover a inclusão de todos e a cada um dos estudantes é essencial para reduzir as desigualdades educacionais. Vai ainda conhecer ferramentas e aspectos importantes da docência para a educação inclusiva.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, você vai conhecer e refletir sobre princípios orientadores da educação inclusiva, ampliando suas possibilidades de exercitar a diversidade e inclusão na escola. Além disso, será convidado a avaliar sua prática pedagógica, identificando caminhos para torná-la mais inclusiva.

Objetivos

Refletir sobre os conceitos de diversidade, diferença e inclusão na escola e saber transpor esses conhecimentos para a prática.

C3_2b.3
Apoiar a avaliação e a alocação de alunos em instituições educacionais, turmas e equipes, dimensionando as necessidades e interagindo com as redes locais de proteção social.
C4_2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os alunos e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
2a.4.1
Promover o respeito e a participação de todos os alunos nas ações educativas, considerando a diversidade étnica, de gênero, cultural, religiosa e socioeconômica.
2b.3.1
Utilizar diferentes formas de agrupamento de alunos para potencializar o processo de aprendizagem.
2b.3.2
Apoiar a aprendizagem dos alunos em ambientes e grupos variados.
Para formadores

Pauta Formativa

O que significa diversidade na escola? Por que levar em conta a diversidade dos estudantes é essencial para garantir que todos aprendam? O que diversidade tem a ver com inclusão e o que inclusão tem a ver com equidade?

Reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade que compõe a comunidade escolar e, por consequência, a vida em sociedade, com foco no desenvolvi- mento de práticas pedagógicas mais inclusivas.

1. Diversidade, diferença e desigualdade na sala de aula

2. Raio-X da inclusão na escola

3. Educação inclusiva na prática

Atividades da trilha

Experimente

Que tal continuar aperfeiçoando o seu planejamento de atividades com base na educação inclusiva? Crie novas propostas de aulas seguindo as recomendações formuladas por você nessa Trilha de Aprendizagem. Para isso, convidamos você a conhecer as dicas voltadas para o planejamento inclusivo, organizadas pelo projeto DIVERSA, que é empreendido pelo Instituto Rodrigo Mendes: Estratégias Pedagógicas.

Uma das formas de desenvolver habilidades de planejamento de aulas é conhecendo estratégias de outros educadores. O projeto DIVERSA também reúne relatos de experiências em educação inclusiva. Acesse, se inspire e crie novas atividades inclusivas: Relatos de experiências.

Colabore

E na sua escola? Os seus colegas estão operando no “piloto automático” ou têm diversificado suas práticas com foco na inclusão? Há espaços para refletir sobre educação inclusiva? Que tal convidar os seus pares na escola a se autoavaliarem, realizando seu Raio-X da inclusão? Também vale apresentar as histórias dos professores Vicente, Nelson e Renata aos seus colegas e os convocarem a refletir sobre como transpor os princípios da educação inclusiva para a sua prática.

Continue pesquisando

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença, da Universidade Estadual de Campinas (Leped Unicamp) – As publicações do laboratório de estudos e pesquisas possibilitam aprofundamento dos conhecimentos sobre educação inclusiva.

Webinar com professores e pesquisadores do Leped – Em participação no programa “iungo convida!”, os especialistas responderam a perguntas relativas à educação inclusiva.

Saiba mais

INSTITUTO RODRIGO MENDES. Estratégias Pedagógicas. Portal DIVERSA. Disponível em: diversa.org.br/educacao-inclusiva/como-transformar-escola-redes-ensino/estrategias-pedagogicas. Acesso em: 22 fev. 2021.

INSTITUTO RODRIGO MENDES. Relatos de Experiências. Portal DIVERSA. Disponível em: diversa.org.br/relatos-de-experiencia. Acesso em: 22 fev. 2021.

LEPED UNICAMP. Portal do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença. Brasil: Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: leped.fe.unicamp.br. Acesso em: 22 fev. 2021.

 

Vídeos

EDUCAÇÃO inclusiva: desafios e oportunidades. Brasil: Instituto iungo. 1 vídeo (2 min.). Publicado por Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=mbwuNzx9_0c&t=33s&ab_channel=Institutoiungo. Acesso em: 22 fev. 2021.

IUNGO convida:: Educação inclusiva :: LEPED/UNICAMP. Brasil: Instituto iungo, jun, 2020. 1 vídeo (71 min.). Publicado por Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=Qs_trvCwKBQ&t=846s&ab_channel=Institutoiungo. Acesso em: 22 fev. 2020.

PAPO Reto #2: diferença ou diversidade? Você sabe a diferença? Brasil: Leped Unicamp. 1 vídeo (6 min.). Publicado por Leped Unicamp. Disponível em: youtube.com/watch?v=yA7YgowRfMc&ab_channel=LepedUnicamp. Acesso em: 22 fev. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.