Integração curricular: o que, por que e como?

Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Quais são as oportunidades trazidas pela implementação da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPT)? Qual é o papel do professor na formação do estudante para o mundo do trabalho?

Neste componente você vai explorar como a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPT) está associada às Competências Gerais da BNCC, a fim de evidenciar o caráter agregador do ensino profissional. Vai poder entender como o Itinerário de Formação Técnica e Profissional traz novas oportunidades para os estudantes, atendendo a uma demanda frequente dos jovens de se prepararem para o mundo do trabalho.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre a Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPT) associando-a às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através da pesquisa, sistematização e aplicação dos conceitos, a fim de evidenciar o caráter agregador da EPT.

Objetivos

Identificar as principais contribuições da EPT para o Ensino Médio em diálogo com as competências e habilidades da BNCC.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.1.5
Planejar o ensino com base no currículo, nos conhecimentos prévios e nas experiências dos alunos, certificando-se de que o conteúdo das aulas seja compreensível para todos os alunos.
2a.2.1
Utilizar atividades de ensino que envolvem variadas formas de expressão oral, leitura e escrita dos alunos, relacionando-os às aprendizagens de outras áreas do conhecimento.
2a.2.2
Organizar e administrar o tempo da aula a favor do processo de aprendizagem de toda a turma.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são as oportunidades trazidas pela implementação da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPT)? Qual é o papel do professor na formação do estudante para o mundo do trabalho?

Identificar as principais contribuições da EPT para o Ensino Médio em diálogo com as competências e habilidades da BNCC.

1. EPT e as competências gerais

2. Educação e mundo do trabalho

3. Metodologias ativas e o mundo do trabalho

4.EPT, mundo do trabalho e as competências gerais

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

  • Se você criou um e-portifolio sobre os principais saberes adquiridos com esta trilha, compartilhe com seus pares, fomentando o debate e a comunicação.
  • Em suas aulas, aplique atividades considerando metodologias ativas para a escuta dos estudantes a fim de mapear as necessidades e percepções dos jovens sobre a EPT.

Colabore

Converse com professores, coordenadores, supervisores e estudantes da sua escola e fomente ações para a implementação dos Itinerários Formativos da EPT.

Continue pesquisando

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da. 1996. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Ensino Cursos Técnicos. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2016. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 20 mar. 2021.

BACICH, Lilian. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Portal Inovação na Educação, 2020. Disponível em: lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa/. Acesso em: 20 mar. 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

DE TRABALHO, Grupo. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio em debate. 2020. Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6695-dcn-paraeducacao-profissional-debate&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2021.

FERES, Marcelo. Desafios e possibilidades para o desenvolvimento estratégico da educação profissional técnica no Brasil e sua articulação com o Ensino Médio. Disponível em: movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ept-estudo-marceloferes.pdf . Acesso em: 20 mar. 2021.

Manyika, James et al. O futuro do mercado de trabalho: impacto em empregos, habilidades e salários. McKinsey&Company, 2017. Disponível em: mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/jobs-lost-jobs-gained-what-the-future-of-work-will-mean-for-jobs-skills-and-wages/pt-br. Acesso em: 20 mar. 2021.

SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 147-164.

 

Vídeos

EDUCAÇÃO Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: que aluno(a) queremos formar? [Libras]. Brasil: Ifes Cefor. 1 vídeo (20 min). Publicado por Ifes Cefor. Disponível em: youtube.com/watch?v=UaW1YuYkSJo. Acesso em: 20 mar. 2021.

LDB 2019 – Educação Profissional Art. 39 e Art. 42. Brasil: Conhecimentos Pedagógicos. 1 vídeo (3 min). Publicado por Conhecimentos Pedagógicos. Disponível em: youtube.com/watch?v=bCcRlXp2BTk. Acesso em: 20 mar. 2021.

QUAL a importância da educação profissional para o século XXI?. Brasil: Canal Futura. 1 vídeo (15 min). Publicado por Canal Futura. Disponível em: youtube.com/watch?v=AW7tHX7LKNc. Acesso em: 20 mar. 2021.

METODOLOGIAS Ativas – Lilian Bacich. Brasil: UNO educação. 1 vídeo (19 min). Publicado por UNO educação. Disponível em: youtube.com/watch?v=fgqhapii1kk&feature=emb_logo. Acesso em: 20 mar. 2021.

SWAY: como compartilhar conteúdo de forma simples. Brasil: Tríade Educacional. 1 vídeo (16 min). Publicado por Tríade Educacional. Disponível em: youtube.com/watch?v=J-ZEAcLZxcs. Acesso em: 20 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.