Formação Geral Básica

O que há de novo no ensino médio

Se você trabalha no Ensino Médio, sabe dos grandes desafios desta etapa: garantir o acesso e a permanência dos jovens na escola, bem como o engajamento e a aprendizagem de todos e de cada um dos estudantes.

Os educadores que estão na escola são essenciais para a construção e implementação de soluções para esses desafios.

Este componente detalha caminhos para fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, você vai explorar as principais mudanças propostas para o Ensino Médio e refletir sobre como se preparar para implementá-las na prática.

Objetivos

Ampliar a sua compreensão sobre o Novo Ensino Médio, provocando reflexão crítica, desejo e intenção de mudança.

C2_3.2
Demonstrar altas expectativas sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, procurando sempre se aprimorar por meio da investigação e do compartilhamento.
C4_1.4
Conhecer o ambiente institucional e sociocultural do contexto de atuação profissional.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
1.4.1
Atualizar-se sobre as políticas de educação, os programas educacionais, a legislação e a profissão docente, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
3.2.4
Estudar e compartilhar práticas profissionais, dialogando com seus pares sobre assuntos pedagógicos, de forma presencial ou a distância.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são as mudanças pensadas para fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio?

Ampliar a compreensão sobre o novo Ensino Médio, provocando reflexão crítica e desejo de mudanças em práticas pedagógicas e de gestão escolar.

  1. Relembrando o meu Ensino Médio
  2. Desbravando o Novo Ensino Médio
  3. Superando desafios
  4. Planejando a próxima etapa
  5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Objetivo de aprendizagem

Aprofundar a compreensão sobre motivações, marcos legais e inovações que orientam o Novo Ensino Médio.

Evidências de aprendizagem

Espera-se que você produza um ou mais posts para redes sociais com informações coerentes sobre as principais inovações do Novo Ensino Médio.

Para começo de conversa!

Que memórias guardamos do nosso Ensino Médio?

As escolas de Ensino Médio têm dificuldade para garantir a aprendizagem e o engajamento dos estudantes. Muitos jovens não se identificam, não veem sentido no que é aprendido e acabam abandonando as salas de aula, muitas vezes para nunca mais voltar. O próprio Ensino Médio não consegue tirar boas notas, afinal o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para esta etapa ficou praticamente estagnado entre 2005 e 2017. Cresceu em 2019, mas não atingiu a meta prevista para o período.

Para avançarmos, não basta apenas melhorar o que já se faz. É preciso promover mudanças mais profundas, capazes de fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. Você já entrou em contato com as inovações propostas para o Novo Ensino Médio? Vamos conhecê-las mais a fundo?

Mão Na Massa

1

Para a realização desta atividade, tenha à mão um Diário de Bordo para anotações. Pode ser um caderno comum ou uma ferramenta online compartilhável, a ser transformada em seu e-portfolio. O Sway é uma opção interessante e pode ser mais bem conhecido no vídeo produzido pela Tríade Educacional (Sway: como compartilhar conteúdo de forma simples | Tríade Educacional | YouTube).

2

Vamos iniciar a nossa expedição ajudando você a construir correlações entre suas motivações internas e as oportunidades que a reforma do Ensino Médio oferece. Para começar, reflita sobre as perguntas provocadoras listadas e, na sequência, registre suas reflexões em tópicos ou escreva um texto sobre suas expectativas acerca do Novo Ensino Médio:

  • O que você mais aprecia no seu cotidiano como educador do Ensino Médio? E o que mais lhe gera inquietações?
  • Em que medida as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio dialogam com suas satisfações e insatisfações enquanto educador desta etapa da Educação Básica?
3

Agora que você já refletiu sobre as suas motivações internas, vamos explorar as oportunidades que a reforma do Ensino Médio oferece. Para compreender um pouco mais sobre como foi construída e que marcos legais a orientam, assista ao primeiro vídeo produzido para a série “Novo Ensino Médio em Profundidade”.

Vídeo

Novo Ensino Médio em Profundidade abre em nova aba

4
5

Assista ao vídeo “O que há de novo no Ensino Médio” para relembrar as principais inovações propostas para o segmento:

6

E para se aprofundar um pouco mais você pode consultar o infográfico “Razões para mudar o Ensino Médio” e clicando no link abaixo também poderá acessar o texto de referência “O que há de novo no Ensino Médio” que complementam as informações sobre o conjunto das mudanças previstas.

Texto

O que há de novo no Ensino Médio abre em nova aba

7

Com base em tudo que leu e assistiu, identifique as 3 inovações propostas para o Ensino Médio que considera mais relevantes.

Utilize 1 post-it para escrever cada inovação.

8

Levando em conta essas inovações levantadas por você, utilize seu próprio celular ou computador para produzir um ou mais stories no Facebook ou Instagram, começando com a seguinte frase: “O Ensino Médio precisa mudar para…”. Você pode se inspirar nos seguintes exemplos para fomentar a sua criatividade:

Fechamento

Para concluir, retome as anotações que você fez no início desta atividade, buscando identificar as principais convergências entre as suas motivações internas e as mudanças propostas para o Novo Ensino Médio. Se achar interessante, não deixe de postar os stories que você produzir. Eles podem convencer mais educadores a contribuir com as mudanças que você priorizou.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Objetivo de aprendizagem

Identificar desafios, motivações e soluções para apoiar você e sua escola a implementar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio.

Evidências de aprendizagem

Espera-se que você produza recomendações para orientar a si e a sua escola na implementação do Novo Ensino Médio.

Para começo de conversa!

Que desafios precisamos superar?

As inovações propostas para o Ensino Médio nos convidam a olhar com mais atenção para as juventudes brasileiras e reorganizar as nossas escolas e práticas escolares, a fim de que sejam mais acolhedoras, interessantes e significativas para os estudantes. Mudanças dessa ordem exigem reposicionamentos internos e criação de condições externas para que o novo de fato aconteça. Precisamos refletir sobre o que temos que mudar em cada um de nós e em nossas escolas para transformar essas inovações em realidade.

Mão Na Massa

1

Antes de pensar no que precisa ser alterado à sua volta, comece esta atividade refletindo mais profundamente sobre os impactos que essas mudanças no Ensino Médio trazem para a sua vida:

  • Como você está se preparando para embarcar nesta aventura?
  • Quais desafios pessoais e/ou profissionais podem dificultar a sua atuação?
  • Quais conhecimentos, habilidades e atitudes/valores você ainda precisa desenvolver para lidar com essas inovações?
  • Como os seus pares e a sua Comunidade de Aprendizagem podem ajudar?

Registre suas reflexões em tópicos ou escreva um texto sobre o que você gostaria e/ou acha necessário mudar em você e como pretende viabilizar essas transformações. Estas anotações podem orientar a sua busca por formação e desenvolvimento.

DICA

Mantenha o seu Diário de Bordo ao seu lado para continuar fazendo as suas anotações.

2

Em seguida, leia o texto Novo Ensino Médio: Plano de Implementação para entender o que as secretarias de educação e as escolas precisam realizar para transformar o Novo Ensino Médio em realidade.

Texto

Novo Ensino Médio: Plano de Implementação abre em nova aba

3

Retome as suas anotações sobre os desafios pessoais e profissionais que você mapeou e identifique 3 aspectos que você considera que precisa mudar em você para estar pronto para atuar com o Novo Ensino Médio. Utilize 3 post-its diferentes, uma cor para cada aspecto.

4

Para cada aspecto que você deseja mudar, liste ao menos uma ação que se propõe a fazer para que esta mudança aconteça. Utilize post-its nas cores equivalentes aos aspectos.

5

Em seguida, revisite o infográfico abaixo com as inovações propostas para o Ensino Médio Razões para mudar o Ensino Médio e identifique 3 desafios que a sua escola precisará superar para implantar o Novo Ensino Médio. Utilize 3 post-its diferentes, uma cor para cada desafio.

Infográfico

Razões para mudar o Ensino Médio abre em nova aba

6

Para cada desafio, recomende uma ação que pode ajudar a sua escola a enfrentá-lo. Utilize post-its nas cores equivalentes aos desafios.

Fechamento

Para concluir esta trilha formativa, releia as recomendações que propôs para você e para a sua escola e responda às seguintes perguntas provocadoras:

  • Minhas recomendações são claras, relevantes e viáveis?
  • Eu me sinto motivado a colocá-las em prática?
  • Eu sei como buscar apoio para transformar minhas intenções em ações?
Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Experimente

  • Retome o(s) post(s) que você criou na primeira atividade desta trilha. Utilize-o(s) para divulgar as mudanças propostas para o Ensino Médio nas suas redes sociais ou ainda para registrar a sua participação nesta formação.
  • Procure a equipe de formadores da sua rede de educação ou da sua escola e identifique oportunidades (cursos, materiais, grupos de discussão) capazes de apoiar o desenvolvimento das mudanças pessoais e profissionais que você listou na segunda atividade.

Colabore

Se você for professor:

  • Procure a sua equipe gestora e proponha a organização de um encontro para que você possa apresentar o infográfico e discutir as mudanças propostas para o Ensino Médio com seus colegas.
  • Compartilhe os desafios e recomendações que você identificou para apoiar a implementação do Ensino Médio na sua escola.

 

Se você for gestor:

  • Reúna seu grupo de trabalho, apresente o infográfico com as mudanças e promova uma discussão com seus colegas e professores sobre desafios e recomendações para apoiar a implementação do Ensino Médio na sua escola.
  • Aproveite a oportunidade para dar início ao planejamento da revisão do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), utilizando como suporte a Agenda do PPP.

Continue pesquisando

Seguem links interessantes para você continuar pesquisando sobre o que muda no Novo Ensino Médio:

  • Novo Ensino Médio em Profundidade – Série de 10 vídeos produzida pelo Movimento pela Base sobre temas relevantes para compreensão do Novo Ensino Médio.
  • Conversas sobre o Ensino Médio – Série de 3 vídeos sobre as principais mudanças do Ensino Médio e a construção de Itinerários Formativos de áreas do conhecimento.
  • Coletânea de Materiais Frente Currículo e Novo Ensino Médio – Coletânea organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros que reúne definições e orientações construídas coletivamente por técnicos de secretarias de educação e especialistas, para apoiar a elaboração e implementação dos novos currículos, arquiteturas e regulamentações para o Ensino Médio.

Saiba mais

Lei no 13.415 – Lei Federal que cria as condições legais para a implementação do Novo Ensino Médio.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Documento atualizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para definir parâmetros e orientar a implementação do Novo Ensino Médio.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica – Documento atualizado pelo CNE para alinhar e orientar os programas de educação profissional em relação ao Novo Ensino Médio.

BNCC para o Ensino Médio – Documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem asseguradas como direito a todos os estudantes de Ensino Médio no Brasil.

Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários Formativos – Documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC) que define os objetivos, as habilidades e os eixos estruturantes para orientar o planejamento dos Itinerários Formativos.

Guia de Implementação do Novo Ensino Médio – Material elaborado pelo MEC, que oferece orientações práticas para a execução no Novo Ensino Médio.

Infográficos Novo Ensino Médio – Série de 3 infográficos produzidos pelo Porvir com o resumo das principais mudanças no Ensino Médio.

Construção de Projetos Político Pedagógicos – Tutorial produzido pela plataforma Conviva Educação para orientar as secretarias de educação a apoiar as escolas na elaboração de seus projetos político pedagógicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o DecretoLei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: <planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 7/2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasil: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Disponível em: <portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=151591-pcp007-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasil: Ministério da Educação. Disponível em: <novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. O Ensino Médio no contexto da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: <basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos. Brasil: Ministério da Educação. Disponível em: <novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2021.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Coletânea de materiais. Brasil: Frente Currículo e Novo Ensino Médio, 2020. Disponível em: <drive.google.com/file/d/1phN2UY3ZaysAVgScDiDtzGsembcs4Ku0/view>. Acesso em: 21 jan. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasil: Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, 2018. Disponível em: <novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf>. Acesso em 21 jan. 2021.

NOVO Ensino Médio: série de infográficos explica as mudanças. Porvir, São Paulo, 9 abr. 2019. Inovações em Educação. Disponível em: <porvir.org/novo-ensino-medio-serie-de-infograficos-explica-as-mudancas>. Acesso em: 21 jan. 2020.

 

Vídeos

CONSTRUÇÃO dos Projetos Político Pedagógicos (PPP). Brasil: Conviva Educação, 22 jun. 2018. 1 vídeo (48min). Publicado por Conviva Educação. Disponível em: youtube.com/watch?v=WVp2qC8HGAQ. Acesso em: 21 jan. 2021.

CONVERSAS sobre o Ensino Médio. Brasil: Anna Penido, 28 nov. 2019. 3 vídeos (27min). Publicado por Anna Penido. Disponível em: youtube.com/channel/UCBAq-EwYxpfdq-F6_y4Zndw/featured. Acesso em 21 jan. 2021.

NOVO Ensino Médio em profundidade. Brasil: Movimento pela Base, 2 jul. 2019. 10 vídeos (53min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: <youtube.com/playlist?list=PLiOKxVOLLQHx_qhYkT4pmrYPk44jpLcj3>. Acesso em 21 jan. 2021.

 

O Novo Ensino Médio. Brasil: Movimento pela Base, 26 abr. 2019. 1 vídeo (3min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: <youtube.com/watch?v=WjT-YrMo_aI&list=PLiOKxVOLLQHx_qhYkT4pmrYPk44jpLcj3&index=1>. Acesso em 21 jan. 2021.

SWAY: como compartilhar conteúdo de forma simples. Brasil: Tríade Educacional, 17 abr. 2020. 1 vídeo (16 min). Publicado por Tríade Educacional. Disponível em: <youtube.com/watch?v=J-ZEAcLZxcs>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

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