Itinerários formativos para gestores escolares

Ser gestor escolar no Ensino Médio: competências e práticas

Gerir uma escola é diferente de gerenciar outras organizações. Você sabe melhor do que ninguém que a liderança escolar orquestra fatores muito distintos – administrativos e pedagógicos – em diálogo com os docentes e os estudantes.

Agora, como gestor(a) você tem um papel ainda mais complexo e fundamental, para liderar a implementação dos novos currículos na sua escola.

Neste componente vamos introduzir os diferentes aspectos, as práticas e as competências para uma gestão escolar de excelência no Ensino Médio, em especial neste momento de mudança.

Vamos começar?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre a importância da formação de equipes de trabalho na escola para privilegiar a aprendizagem de todos, buscando entender como se dá a formação de equipes e quais características devem ser consideradas na formação de uma equipe engajada.

Objetivos

Promover a formação de uma equipe de gestores e professores comprometida com o fazer pedagógico, construindo coletivamente estratégias de aprendizagem.

C2_2b.2
Incentivar a colaboração profissional e interpessoal, com o objetivo de materializar objetivamente o direito à educação de todos os alunos.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são os diferentes aspectos, as práticas e competências de uma gestão escolar de excelência no Ensino Médio?

Favorecer a prática da gestão democrática, mantendo foco no projeto pedagó- gico, suas demandas e no fomento às inovações administrativas-pedagógicas.

1. Ser-fazer gestão escolar

2. Indicadores de gestão

3. Sobre as competências e práticas

4.Plano de trabalho

5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

Ao assumir uma prática colaborativa, o trabalho passa a acontecer com maior tranquilidade, pois todos conhecem seus pontos fortes e fracos e atuam de forma complementar. Sabemos que quando os professores conseguem realizar ações significativas na sala de aula, por exemplo, é fácil ver o quanto os estudantes se tornam mais envolvidos e inspirados.

E agora, você, como gestor, como vai ajudar os professores a identificarem suas forças pedagógicas? Quais iniciativas você pode implantar para promover o relato de experiências significativas na escola? Criar um canal para ouvir sugestões e comentários pode ser uma ação que gere maior compromisso. Muitas vezes, a solução pode ser dada por aqueles que não estão diretamente envolvidos na situação. Como criar esse espaço na escola? Como reorganizar a rotina de trabalho de cada setor da escola para que todos possam se dedicar a planejar novas ações educativas? Como dica para saber mais sobre o processo de colaboração e formação, não deixe de ver as outras Trilhas de Aprendizagem.

Colabore

Busque fazer contato com outros gestores da rede que estão participando da formação e formar comunidades de aprendizagem entre os gestores. Verifique se as disfunções das equipes têm sido as mesmas. Converse sobre as ações planejadas para suprir essa disfunção. Que tal vocês compartilharem as anotações feitas nas atividades? Talvez vocês possam contribuir com ideias para o planejamento uns dos outros também.

Continue pesquisando

Para que você possa aprofundar essa reflexão acerca dos desafios quanto às competências das equipes, sugerimos o livro Os 5 desafios das equipes: uma fábula sobre liderança, de Patrick Lencioni (Rio de Janeiro: Campus, 2003), em especial o capítuloUma proposta de avaliação do funcionamento das equipe de trabalho que substância um diagnóstico”. Para saber um pouco mais sobre o livro, acesse a resenha de Celina Gazeti Minhas impressões sobre o livro de Patrick Lencioni | Vox Consulting. Durante a leitura, você vai identificar algumas semelhanças com sua experiência na escola.

Saiba mais

DALCORSO, Claudia Zuppini. Padrões de competências profissionais para gestores escolares.Santo André/SP: Elos Educacional, 2019. Disponível em: d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/164826/15893766182019_PadroesCompetencias.20novdocx.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.

GAZETI, Celina. Minhas impressões sobre o livro de Patrick Lencioni: os 5 desafios das equipes, uma fábula sobre liderança. Blog da Vox Consulting, 2020. Disponível em:   voxconsulting.com.br/sem-categoria/minhas-impressoes-sobre-o-livro-de-patrick-lencioni-os-5-desafios-das-equipes-uma-fabula-sobre-lideranca. Acesso em: 17 mar. 2021.

LENCIONI, Patrick. Os 5 desafios das equipes: uma fábula sobre liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

NOSSO ENSINO MÉDIO. Ep.9 – Engajamento e motivação da equipe. Spotify, 2021. Disponível em: open.spotify.com/episode/6aqploq4lU4fMmsAiqYvFX. Acesso em: 6 abr. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.