Formação continuada na escola

Criar e fortalecer uma Comunidade de Aprendizagem

A gestão pedagógica não acontece de maneira isolada. É preciso fomentar uma comunidade de aprendizagem, engajando a equipe docente no propósito comum de desenvolvimento integral dos estudantes.

Neste componente você vai aprender caminhos para criar e fortalecer uma Comunidade de Aprendizagem. Como contribuir para que o corpo docente, a gestão escolar, os estudantes e as famílias  sonhem e atuem juntos nas melhorias para a escola, estabeleçam objetivos e desenvolvam um trabalho colaborativo em uma direção comum.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos dialogar sobre algumas estratégias colaborativas para criar e fortalecer a comunidade de aprendizagem na escola, em especial entre grupos gestores e docentes.

Objetivos

Conhecer e/ou aprofundar os conhecimentos sobre estratégias como mentoria e compartilhamentos de práticas docentes para mobilizar o aprendizado coletivo e colaborativo na escola, na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem, para qualificar a implementação do Novo Ensino Médio.

C2_2b.2
Incentivar a colaboração profissional e interpessoal, com o objetivo de materializar objetivamente o direito à educação de todos os alunos.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
2b.2.5
Construir coletivamente estratégias para assegurar a aprendizagem de todos os alunos na unidade escolar.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são os passos para gestores escolares fomentarem uma comunidade de aprendizagem? Como orquestrar um trabalho colaborativo rumo a sonhos e objetivos comuns para melhorar a escola?

Aprofundar os conhecimentos sobre comunidades de aprendizagem e se apropriar de estratégias de liderança na formação dessas comunidades, fortalecendo a escola em sua potência colaborativa, como local privilegiado de formação de inovação para a implementação do Novo Ensino Médio.

1. Que comunidade te(re)mos?

2. Mapear para compor

3. Laboratório de desafios

4.Orquestrando engajamentos

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Temos um convite especial a fazer: que tal propor a alguns professores que já sejam colaborativos para que gravem uma de suas aulas? A ideia é criar um momento de análise dessas aulas com todo o corpo docente. Para isso, sugerimos elaborar em conjunto com os professores convidados um roteiro de observação e disponibilizá-lo para todos no momento formativo. O olhar coletivo sobre as boas práticas vão potencializar o que há de melhor na escola e, certamente, diversos profissionais identificarão na prática do colega desafios semelhantes aos seus e poderão buscar, juntos, soluções para eles.

Colabore

A tematização das práticas docentes é uma estratégia que garante a discussão coletiva sobre os desafios encontrados no dia a dia do trabalho pedagógico. Caso tenha professores que estão indo muito bem com o uso de métodos ativos de aprendizagem, você pode pedir apoio para eles e promover a formação entre pares, por exemplo. Aproveite essas oportunidades para criar e expandir a comunidade de aprendizagem na escola, ajudando a qualificar de maneira colaborativa o processo formativo como um todo.

Continue Pesquisando

Professor reflexivo Nesta reportagem, da Revista Nova Escola, você vai encontrar o relato de uma coordenadora que utiliza a gravação de aulas e a estratégia de reflexão sobre a prática para apoiar a formação docente.

Tematização da prática – Este vídeo mostra um processo formativo com um grupo de professores sobre uma aula gravada por uma das professoras da escola. Apesar da aula em foco ser do ensino fundamental, a estratégia é válida para todas as etapas.

Kit de formação para professores mentores – Iniciativa de escolas e universidades europeias, que organizaram um curso sobre mentoria na educação e sistematizaram um material que apoia a formação de professores e pode trazer inspirações.

Saiba mais

ALEXANDRE, Renata. Mentoria para professores(as) iniciantes na Educação Infantil: Uma experiência na formação online – UFSCar. Disponível em: educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27204_14191.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

BERNARDO, Nairim. Como funciona a mentoria para professores. Revista Nova Escola, Brasil, 13 nov. 2019. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/18680/como-funciona-a-mentoria-para-professores.  Acesso em: 16 fev. 2021.

BERNARDO, Nairim; NOVA ESCOLA. Professor reflexivo. Revista Nova Escola, Brasil, edição 274, ago. 2014. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/7744/professor-reflexivo. Acesso em: 16 fev. 2021.

BOSS, Suzie. Formação continuada: 3 maneiras dos professores aprenderem entre si. In: ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Centro de Referências em Educação Integral. Brasil, 11 jul. 2018. Disponível em: educacaointegral.org.br/experiencias/formacao-continuada-3-maneiras-dos-professores-aprenderem-entre-si. Acesso em: 16 fev. 2021.

CANVA. Como fazer um Mapa Mental online no Canva: passo a passo. CANVA PTY LTD. Canva. Sidney, AUS. Disponível em: canva.com/pt_br/aprenda/como-fazer-um-mapa-mental-online-guia. Acesso em: 16 fev. 2021.

HEIDRICH, Gustavo. A tematização da prática. Revista Nova Escola, Brasil, 1 set. 2008. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/1933/a-tematizacao-da-pratica. Acesso em: 16 fev. 2021.

ITAÚ SOCIAL. O Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra: Possíveis Alternativas para o Brasil. São Paulo: Itaú Social, 2015. Disponível em: britishcouncil.org.br/atividades/educacao/lideranca-escolar/publicacoes/sistema-formacao-inglaterra. Acesso em: 16 fev. 2021.

LOPES, Noêmia. O que é tematização da prática. Revista Nova Escola – Gestão, Brasil, 1 abr. 2011. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/502/o-que-e-tematizacao-da-pratica. Acesso em: 16 fev. 2021.

LOPES, Noêmia. Passo a passo da tematização da prática. Revista Nova Escola – Gestão, Brasil, 01 abr. 2011. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/248/passo-a-passo-da-tematizacao-da-pratica. Acesso em: 16 fev. 2021.

MANSANI, Mara. A força da troca de experiências entre professores. Revista Nova Escola, Brasil, 18 dez. 2019. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/18783/a-forca-da-troca-de-experiencias-entre-professores. Acesso em: 16 fev. 2021.

MAPAMENTAL.ORG. O que é Mapa Mental. MAPAMENTAL.ORG. Mapa Mental. Disponível em: mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental. Acesso em: 16 fev. 2021.

MLABS. Como colocar legenda em vídeo no YouTube? MLABS SOFTWARE. mLabs. São Paulo, 30 dez. 2019. Disponível em: mlabs.com.br/blog/como-colocar-legenda-em-video-no-youtube. Acesso em: 16 fev. 2021.

MORAN, José. Ampliando as práticas de Mentoria na Educação. Blog Educação Transformadora. Disponível em: eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2019/08/mentoria_Moran.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

MORICONI, Gabriela Miranda (coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017.

PLACCO, V. M. S. e SOUZA, V. L. T. (Org.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educ. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 34, n. 1, p. 77-95,  abr.  2008 . Disponível em: <scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  16  fev.  2021.

 

Vídeos

TEMATIZAÇÃO da prática. Brasil: Nova Escola. vídeo (5min33seg). Publicado por Nova Escola. Disponível em: <youtube.com/watch?v=YxgBXnUBhEA&feature=youtu.be>. Acesso em: 16 fev. 2021.

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