Formação Geral Básica

Mundo do trabalho no Ensino Médio

Como apoiar os alunos a se prepararem para os desafios da vida adulta em um mundo em constante transformação? Como formá-los para o complexo mercado de trabalho, com seus dilemas e suas possibilidades?

Diante desse desafio, o trabalho, entendido como objeto de conhecimento, precisa ser elemento transversal na educação.

Neste componente, vamos explorar como a preparação para o trabalho integra a Formação Geral Básica e todos os Itinerários Formativos, ampliando as possibilidades de aprendizagem e construção dos projetos de vida dos estudantes.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos explorar o trabalho como princípio educativo e sua relevância no Ensino Médio, refletindo sobre o mundo do trabalho, as profissões do futuro, as competências e habilidades para o trabalho, os projetos de vida, bem como a ressignificação da formação escolar e o reposicionamento do papel da escola e dos educadores.

Objetivos

Ser capaz de compreender o futuro do mundo do trabalho e seus impactos na formação integral do sujeito e no desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.

C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
2b.2.6
Planejar atividades integradas que levem em consideração as necessidades de desenvolvimento integral dos alunos.
Para formadores

Pauta Formativa

Como a preparação para o trabalho integra a Formação Geral Básica e, todos os Itinerários Formativos e amplia as possibilidades de aprendizagem e construção dos projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio?

Olhar para o trabalho como princípio educativo, analisando o mundo do trabalho com criticidade, identificando suas demandas e relacionando-o com as competências necessárias para a formação integral dos alunos.

1. Sensibilização: trabalho para quê?
2. Máquina do tempo: as competências do passado e do futuro
3. E dentro da escola?
4.Conhecendo as tendências do mundo do trabalho
5. Construindo um “observatório do futuro”
6.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Pesquise

Experimente

Para explorar ainda mais a primeira proposta de atividade desta trilha, leve a sua tabela de análise para discutir com outros professores da sua escola ou profissionais da rede e ampliem juntos o olhar para o significado do trabalho na vida humana. Lembrem-se de discutir essa questão sempre com as reflexões sobre o papel do docente e da escola nesse cenário.

Colabore

Para ampliar os debates na escola ou na rede, você pode também colocar em prática a reunião com seus pares para ampliar o debate sobre o mundo do trabalho no Ensino Médio, criando um espaço como um fórum, um observatório ou um grupo de debates para manter as discussões sempre vivas na sua instituição.

Saiba mais

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 abr. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. O Ensino Médio no contexto da Educação Básica. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 6 abr. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Portal Novo Ensino Médio. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial. Acesso em: 6 abr. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. A Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/tema1.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022..

CONSELHO Nacional De Educação. Parecer CNE/CEB 11/2000. Disponível em: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022.

FUNDAÇÃO Roberto Marinho, Plano CDE. Juventudes, educação e projeto de vida. Relatório de pesquisa. São Paulo, 2020. Disponível em: frm.org.br/sem-categoria/pesquisa-juventudes-educacao-e-projeto-de-vida. Acesso em: 6 abr. 2022.

GOMES, Patrícia. Conheça as competências para o século 21. Porvir, 2012. Disponível em: porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21. Acesso em: 6 abr. 2022.

GRANATO, Luísa. Estas são as 96 profissões do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial. Revista Exame, 2020. Disponível em: exame.com/carreira/estas-sao-as-96-profissoes-do-futuro-segundo-o-forum-economico-mundial/. Acesso em: 6 abr. 2022.

ITAÚ Educação e Trabalho. Educação profissional e tecnológica emancipatória: juventudes e trabalho. São Paulo: Fundação Itaú para a Educação e Cultura, 2020. Disponível em: itaueducacaoetrabalho.org.br/documents/Livro_EPT.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022.

LIMA, Maria Helena de Castro; ARAÚJO, Laís da Costa Manso Nabuco de. Um olhar sobre o ensino técnico no Brasil. São Paulo: Metalivros, 2018. Disponível em: itaueducacaoetrabalho.org.br/documents/Formacao-tecnica-profissional.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022.

NOVA ESCOLA. O que é um meme. 2 jun. 2015. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/4629/o-que-e-um-meme. Acesso em: 6 abr. 2022.

PORVIR. Competências gerais – Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: porvir-prod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2017/05/22170810/info-competencias-gerais-bncc_fev2018.png. Acesso em: 6 abr. 2022.

SANTOS, Daniel et al. Prontidão para o mundo do trabalho [livro eletrônico]. São Paulo: Fundação Itaú para a Educação e Cultura, 2021. Disponível em: https://observatorioept.org.br/conteudos/prontidao-para-o-mundo-do-trabalho-relatorio-1. Acesso em: 6 abr. 2022.

SCHWARTZMAN, Simon. Educação média profissional no Brasil: situação e caminhos. São Paulo: Moderna, 2016. Disponível em: itaueducacaoetrabalho.org.br/documents/IBBA_Educacao-media-profissional-no-brasil-situacao-e-caminhos.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022.

WIKIHOW. Como fazer um meme. Disponível em: pt.wikihow.com/Fazer-um-Meme. Acesso em: 6 abr. 2022.

WORLD Economic Forum. Building a Common Language for Skills at Work A Global Taxonomy. Disponível em: weforum.org/docs/WEF_Skills_Taxonomy_2021.pdf. Acesso em: 6 abr. 2022.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Próximo componente sugerido