Eletivas

Projetos de Vida na escola

Por que trabalhar projetos de vida no contexto escolar? Quais as dimensões que compõem os projetos dos alunos? Como a participação efetiva dos estudantes favorece a construção de seus projetos de vida? Como mediar atividades voltadas à estruturação de projetos de vida pelos estudantes?

Nesta eletiva, entenda o papel do componente Projetos de Vida na escola e como ele pode favorecer o  desenvolvimento integral dos jovens. 

Descubra o que você precisa levar em conta para trabalhar esse tema, compreenda como os projetos de vida dialogam com os itinerários formativos e com as áreas de conhecimento e experimente trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem neste componente do currículo.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre o que são projetos de vida na perspectiva da educação integral conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Novo Ensino Médio. Também abordaremos como planejar e avaliar aulas de projetos de vida articulados aos interesses, contextos e características dos jovens.

Objetivos

Propiciar que os educadores aprofundem conhecimentos relativos ao conceito e a processos de planejamento e avaliação de projetos de vida no Ensino Médio.

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
1.1.1
Conhecer e compreender os princípios e os conceitos centrais das disciplinas ou áreas de conhecimento que ensina.
2a.3.1
Usar o conhecimento sobre como os alunos aprendem e sobre os contextos e as características dos alunos para planejar o ensino.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Como a construção de projetos de vida pelos estudantes se relaciona com seu desenvolvimento integral? Como trabalhar projetos de vida na escola?

Propiciar que os educadores aprofundem conhecimentos relativos a con- ceitos e planejamento em projetos de vida no Ensino Médio.

1. Bússola em projetos de vida

2. Planejamento em projetos de vida

3. Mapeando projetos de vida

4.Avaliando o encontro

 

Atividades da trilha

Experimente

Que tal continuar desenvolvendo seu mapa de planejamento em projetos de vida? Crie mais propostas de aulas a partir de seus objetivos de aprendizagem estabelecidos na sua bússola. Uma das formas de desenvolver habilidades de planejamento de aulas é conhecendo boas práticas de outros educadores. Para que você possa se inspirar,   convidamos você a visitar o site do Instituto iungo e conhecer relatos de experiências de outros professores e alguns planos de aulas para projetos de vida.

Colabore

E na sua escola? Quais são as visões e imaginários que orientam a formação dos estudantes em projeto de vida? Como os professores estão planejando estratégias de ensino e aprendizagem em projetos de vida? Promova um encontro com os outros educadores e os convide a construírem a sua bússola e o seu mapa de planejamento.

Continue pesquisando

Para realizar a criação da bússola e do mapa de planejamento com seus pares na escola, você pode também acessar:

Saiba mais

ARAÚJO, Ulisses; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida: Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus Editorial, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

BURNETT, Bill; EVANS, Dave. O design da sua vida: como criar uma vida boa e feliz. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. 

DAMON, William. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.