Formação continuada na escola

Como promover a formação continuada na escola

Um bom educador precisa estar sempre aprendendo e você, como gestor(a), é quem precisa garantir tempos e espaços na escola para que a formação continuada aconteça e com qualidade.

Este componente vai trabalhar a gestão com foco na formação docente e desenvolvimento profissional dentro da escola.

Aqui vamos identificar e discutir as competências docentes a serem desenvolvidas e como promover o trabalho colaborativo entre os educadores da sua equipe.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos abordar a organização da formação continuada na escola como estratégia para a implementação dos novos currículos do Ensino Médio.

Objetivos

Compreender e valorizar o potencial da formação continuada na escola como estratégia para implementação das inovações anunciadas pelo Novo Ensino Médio.

C2_2b.2
Incentivar a colaboração profissional e interpessoal, com o objetivo de materializar objetivamente o direito à educação de todos os alunos.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
2b.2.5
Construir coletivamente estratégias para assegurar a aprendizagem de todos os alunos na unidade escolar.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
Para formadores

Pauta Formativa

Como e por que a gestão escolar deve promover a formação continuada, tendo a escola como espaço desenvolvimento profissional docente?

Apoiar a elaboração de projetos de formação continuada da equipe docente, visando a qualificar o trabalho dos professores e assegurar a aprendizagem de todos os estudantes do Novo Ensino Médio.

1. Eu, formador!

2. Quais as características das formações eficazes?

3. Competências em formAção!

4.Planejar é preciso!

5. Avaliando o encontro!

Atividades da trilha

Experimente

O teste das habilidades formativas fez sentido para você? Já pensou que com a ajuda dele você pode identificar professores que são lideranças e podem apoiar a formação docente na escola? Que tal experimentar ampliar esse teste com sua equipe?

Colabore

Procure realizar encontros virtuais com outros gestores para compartilhar aprendizados, reflexões e desafios que identificar ao percorrer esta trilha formativa. Não deixe de experimentar a colaboração entre pares e pensar junto com eles possíveis formas de superar os desafios identificados para fazer da formação continuada uma realidade em sua escola. 

Depois de ter realizado as atividades, que tal compartilhar com a equipe gestora da escola e os professores o que você elaborou de planejamento e problematizar com eles quais acréscimos ou mudanças eles propõem para que o Plano de Formação Docente seja fruto de um trabalho coletivo e colaborativo?

Para esse movimento, recomendamos o uso da metodologia ativa rotação por estações. Faça as adaptações para o contexto de trabalho com as equipes gestora e docente Ensino híbrido: rotação por estações | CIEB | YouTube.

Continue Pesquisando

Para uma formação de professores construída dentro da profissão – O professor Antonio Nóvoa é uma das maiores referências no mundo quando o assunto é formação de professores. Ele defende uma ideia muito interessante, que é a formação dos professores dentro da profissão, como acontece em outras áreas. 

Formação continuada na escolaPara podermos enxergar a formação continuada acontecendo na escola, este artigo do Portal Nova Escola – Gestão Escolar apresenta o relato de cinco coordenadoras pedagógicas que contam como encontram tempo, organizam a rotina, se capacitam, desenvolvem o chamado tato pedagógico e transformam a prática dos professores.

Formação continuada de professores E-book criado pelo Elos Educacional e AppProva, traz alguns princípios para a formação continuada ter sucesso, além de um relato de experiência. 

Formação de educadores: o papel do formador para uma prática significativa – Este outro e-book, de Tiago Monteiro de Messias, apresenta uma discussão sobre o conceito de formação continuada e o papel do profissional que atua na formação de educadores.

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em:

in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724 Acesso em: 10 fev. 2021.

ELOS EDUCACIONAL; APPPROVA. Formação continuada de professores. São Paulo: Elos, 2019. Disponível em: d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/164826/1589485658Formacao-continuada-de-professores_1.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, n. 350, 2009. Disponível em: .revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

PLACO, Vera; TREVISAN DE SOUZA, Vera Lúcia (orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

RODRIGUES, Cinthia; GESTÃO ESCOLAR; HEIDRICH, Gustavo. A formação continuada na escola. Revista Nova Escola, 1 abr. 2010. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/655/formacao-continuada-na-escola. Acesso em: 10 fev. 2021.

Vídeo

COMO promover a formação continuada na escola. Belo Horizonte: Nosso Ensino Médio. 1 vídeo (11 min). Publicado por Nosso Ensino Médio. Disponível em youtube.com/watch?v=b1Am8yeQJD0. Acesso em: 7 abr. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.