Formação Geral Básica

O que é o Ensino Médio hoje?

Se você trabalha no Ensino Médio, sabe dos grandes desafios desta etapa: garantir o acesso e a permanência dos jovens na escola, bem como o engajamento e a aprendizagem de todos e de cada um dos estudantes.

Os educadores que estão na escola são essenciais para a construção e implementação de soluções para esses desafios.

Este componente detalha caminhos para fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral e integrado dos estudantes do Ensino Médio..

Atualizado

O conteúdo destes arquivos está em conformidade com a nova política do Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, você vai explorar as principais diretrizes para o trabalho pedagógico propostas para o Ensino Médio e refletir sobre como se preparar para implementá-las na prática.

Objetivos

Ampliar a sua compreensão sobre as diretrizes para o trabalho pedagógico no Ensino Médio, provocando reflexão crítica e desejo de implementá-las na prática.

C2_3.2
Demonstrar altas expectativas sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, procurando sempre se aprimorar por meio da investigação e do compartilhamento.
C4_1.4
Conhecer o ambiente institucional e sociocultural do contexto de atuação profissional.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
1.4.1
Atualizar-se sobre as políticas de educação, os programas educacionais, a legislação e a profissão docente, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
3.2.4
Estudar e compartilhar práticas profissionais, dialogando com seus pares sobre assuntos pedagógicos, de forma presencial ou a distância.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são as mudanças pensadas para fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral e integrado dos estudantes do Ensino Médio?

Ampliar a compreensão sobre o novo Ensino Médio, provocando reflexão crítica e desejo de mudanças em práticas pedagógicas e de gestão escolar.

  1. Relembrando o meu Ensino Médio
  2. Desbravando o Ensino Médio
  3. Superando desafios
  4. Planejando a próxima etapa
  5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Objetivo de aprendizagem

Aprofundar a compreensão sobre motivações, marcos legais e principais diretrizes para o trabalho pedagógico proposto para o Ensino Médio.

Evidências de aprendizagem

Espera-se que você produza um ou mais posts para redes sociais com informações coerentes sobre as principais diretrizes para o trabalho pedagógico para o Ensino Médio.

Para começo de conversa!

Que memórias guardamos do nosso Ensino Médio?

As escolas de Ensino Médio têm dificuldade para garantir a aprendizagem e o engajamento dos estudantes. Muitos jovens não se identificam, não veem sentido no que é aprendido e acabam abandonando as salas de aula, muitas vezes para nunca mais voltar. O próprio Ensino Médio não consegue tirar boas notas, afinal o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para esta etapa ficou praticamente estagnado entre 2005 e 2017. Cresceu em 2019 e ficou estagnado novamente até 2023.

Para avançarmos, não basta apenas melhorar o que já se faz. É preciso promover mudanças mais profundas, capazes de fortalecer o engajamento, a autonomia, o protagonismo, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. Você já entrou em contato com as diretrizes para o trabalho pedagógico propostas para o Ensino Médio? Vamos conhecê-las mais a fundo?

Mão Na Massa

1

Para a realização desta atividade, tenha à mão um Diário de Bordo para anotações. Pode ser um caderno comum ou uma ferramenta online compartilhável, a ser transformada em seu e-portfolio. O Sway é uma opção interessante e pode ser mais bem conhecido no vídeo produzido pela Tríade Educacional (Sway: como compartilhar conteúdo de forma simples | Tríade Educacional | YouTube).

2

Vamos iniciar a nossa expedição ajudando você a construir correlações entre suas motivações internas e as oportunidades que a Política Nacional do Ensino Médio oferece. Para começar, reflita sobre as perguntas provocadoras listadas e, na sequência, registre suas reflexões em tópicos ou escreva um texto sobre suas expectativas acerca do Ensino Médio:

  • O que você mais aprecia no seu cotidiano como educador do Ensino Médio? E o que mais lhe gera inquietações?
  • Em que medida as diretrizes para o trabalho pedagógico no Ensino Médio dialogam com suas satisfações e insatisfações enquanto educador dessa etapa da Educação Básica?
3

Agora que você já refletiu sobre as suas motivações internas, vamos explorar as oportunidades que o Ensino Médio oferece. Para compreender um pouco mais sobre como foi construída a proposta e que marcos legais a orientam te convidamos a começar consultando o infográfico e o texto “O que é o Ensino Médio hoje” que sintetizam as orientações para o Ensino Médio propostas pela legislação atual.

4

Agora, assista ao vídeo ‘O que há de novo no Ensino Médio’ para retomar as principais características desta etapa de ensino:

5

Com base em tudo que leu, identifique as três orientações para o trabalho pedagógico no  Ensino Médio que considera mais relevantes.

Você pode utilizar post-it para escrever cada orientação.

6

Levando em conta essas inovações levantadas por você, utilize seu próprio celular ou computador para produzir um ou mais stories no Facebook ou Instagram, começando com a seguinte frase: “Para que as Escolas do Ensino Médio se tornem o que os jovens querem e necessitam é preciso…”.

Fechamento

Para concluir, retome as anotações que você fez no início desta atividade, buscando identificar as principais convergências entre as suas motivações internas e as diretrizes para o trabalho pedagógico propostas para o Ensino Médio. Se achar interessante, não deixe de postar os stories que você produzir. Eles podem mobilizar outros educadores a repensarem suas práticas pedagógicas no Ensino Médio.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Objetivo de aprendizagem

Identificar desafios, motivações e soluções para apoiar você e sua escola a implementar as diretrizes pedagógicas propostas pelo Ensino Médio.

Evidências de aprendizagem

Espera-se que você produza recomendações para orientar a si e sua escola na implementação do Ensino Médio.

Para começo de conversa!

Que desafios precisamos superar para implementar as diretrizes pedagógicas propostas para o Ensino Médio?

As orientações propostas para o Ensino Médio nos convidam a olhar com mais atenção para as juventudes brasileiras e reorganizar as nossas escolas e práticas escolares, a fim de que sejam mais acolhedoras, interessantes e significativas para os estudantes. Mudanças dessa ordem exigem reposicionamentos internos e criação de condições externas para que o novo de fato aconteça. Precisamos refletir sobre o que temos que mudar em cada um de nós e em nossas escolas para transformar essas diretrizes em realidade.

Mão Na Massa

1

Mantenha o seu Diário de Bordo ao seu lado para continuar fazendo suas anotações.

2

Antes de pensar no que precisa ser alterado à sua volta, comece esta atividade refletindo mais profundamente sobre os impactos que essas diretrizes para o trabalho pedagógico no Ensino Médio trazem para a sua vida:

  • Como você tem se preparado no dia a dia para implementar as diretrizes para o Ensino Médio?
  • Quais desafios pessoais e/ou profissionais têm dificultado sua atuação?
  • Quais conhecimentos, habilidades e atitudes/valores você ainda precisa desenvolver para lidar com a implementação do que propõe a legislação?
  • Como os seus pares e sua comunidade de aprendizagem podem ajudar?

Registre suas reflexões em tópicos ou escreva um texto sobre o que você gostaria e/ou acha necessário mudar em você e como pretende viabilizar essas transformações. Estas anotações podem orientar sua busca por formação e desenvolvimento.

3

Partindo de suas anotações sobre os desafios pessoais e profissionais que você mapeou, identifique três aspectos que você considera que precisa mudar em você para atuar de acordo com as diretrizes pedagógicas do Ensino Médio.

Utilize três post-its diferentes, uma cor para cada aspecto.

4

Para cada aspecto que você deseja mudar, liste ao menos uma ação que se propõe a fazer para que essa mudança aconteça.

Utilize três post-its diferentes, nas mesmas cores acima.

5

Em seguida, revisite o infográfico com as propostas para o Ensino Médio e identifique três desafios que a sua escola ainda precisa superar para aprimorar a implementação do Ensino Médio.

Utilize três post-its diferentes, uma cor para cada aspecto.

6

Para cada desafio, recomende uma ação que pode ajudar sua escola a enfrentá-lo.

Utilize três post-its diferentes, nas mesmas cores acima.

Fechamento

Para concluir esta trilha formativa, releia as recomendações que propôs para você e para a sua escola e responda às seguintes perguntas provocadoras:

  • Minhas recomendações são claras, relevantes e viáveis?
  • Eu me sinto motivado a colocá-las em prática?
  • Eu sei como buscar apoio para transformar minhas intenções em ações?

Hora de avaliar a trilha!
Clique para responder, sua resposta é muito importante para que possamos aprimorar nossos materiais, são só 5 minutos 😉

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Experimente

  • Retome o(s) post(s) que você criou na primeira atividade desta trilha. Utilize-o(s) para divulgar suas reflexões sobre o Ensino Médio nas suas redes sociais ou ainda para registrar a sua participação nesta formação.
  • Procure a equipe de formadores da sua rede de educação ou da sua escola e identifique oportunidades (cursos, materiais, grupos de discussão) capazes de apoiar o desenvolvimento das mudanças pessoais e profissionais que você listou na segunda atividade.

Colabore

Se você for professor:

  • Procure sua equipe gestora e proponha a organização de um encontro para que você possa apresentar o infográfico e pensar em estratégias pedagógicas para o Ensino Médio com seus colegas.
  • Compartilhe os desafios e as recomendações que você identificou para apoiar a implementação do Ensino Médio na sua escola.

Se você for gestor:

  • Reúna seu grupo de trabalho, apresente o infográfico e promova uma discussão com colegas e professores sobre desafios e recomendações para apoiar a implementação do Ensino Médio na sua escola.
  • Aproveite a oportunidade para dar início ao planejamento da revisão do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), utilizando como suporte a Agenda do PPP.

Continue pesquisando

Seguem links interessantes para você continuar pesquisando sobre Ensino Médio:

Saiba mais

Lei nº 14.945/2024 – Lei Federal que cria as condições legais para a implementação do Ensino Médio.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Documento atualizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para definir parâmetros e orientar a implementação do Novo Ensino Médio.

BNCC para o Ensino Médio – Documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem asseguradas como direito a todos os estudantes de Ensino Médio no Brasil.

Parâmetros Nacionais para a Oferta dos Itinerários Formativos – Documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC) que define competências comuns, os objetivos formativos e eixos estruturantes para orientar o planejamento nos IFAs.

Construção de Projetos Político-Pedagógicos – Tutorial produzido pela plataforma Conviva Educação para orientar as secretarias de educação a apoiar as escolas na elaboração de seus projetos político pedagógicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Brasília, DF: Diário Oficial da União, jul. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.945-de-31-de-julho-de-2024-575696390. Acesso em: 18 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 13 de novembro de 2024. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, novembro de 2024. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2024/265041-rceb002-24/file. Acesso em: 11 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 12 de maio de 2025. Institui os Parâmetros Nacionais para a Oferta dos Itinerários Formativos de Aprofundamento IFAs no Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, maio de 2025. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ceb-n-4-de-12-de-maio-de-2025-628899363. Acesso em: 11 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. O Ensino Médio no contexto da Educação Básica. In: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 11 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec-divulga-mapa-das-mais-de-7-mil-formaturas-antecipadas-de-cursos-da-saude/pt-br/politica-nacional-ensino-medio. Acesso em: 11 ago. 2025.

 

Vídeos

CONSTRUÇÃO dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). Brasil: Conviva Educação, 22 jun. 2018. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Conviva Educação. Disponível em: youtube.com/watch?v=WVp2qC8HGAQ. Acesso em: 21 jan. 2021.

SWAY: como compartilhar conteúdo de forma simples. Brasil: Tríade Educacional, 17 abr. 2020. 1 vídeo (16 min). Publicado pelo canal Tríade Educacional. Disponível em: youtube.com/watch?v=J-ZEAcLZxcs. Acesso em: 21 jan. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

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