Itinerários formativos para professores

Projetos na Educação Profissional

Qual é o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos com foco no trabalho?

Neste componente, vamos nos aprofundar na metodologia de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para abordar o trabalho como princípio educativo.

Nesse contexto, o projeto a ser desenvolvido pelos estudantes envolve práticas como observação, análise, uso de ferramentas e metodologias de gestão de processos, colaboração e busca por soluções inovadoras.

No projeto, o professor atua como mediador, alinhando saberes, objetivos e expectativas, com foco no desenvolvimento dessas competências por meio de intervenções na realidade.

Vamos aprender como fazer isso juntos?

Atualizado

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Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 1 Hora e 30 min

Foco da Trilha

Promover a autoria de projetos orientados pelo trabalho como princípio educativo.

Objetivos

Exercitar a autoria docente, elaborando projetos de ensino orientados pelo trabalho como princípio educativo.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Qual é o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos com foco no trabalho como princípio educativo? Quais são as práticas pedagógicas que permitem o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de competências relevantes para o mundo do trabalho?

Planejar situações de aprendizagem por projetos para a Educação Profissional e Tecnológica articuladas com a escuta dos estudantes e os contextos do entorno.

1. Projetar: compartilhando experiências

2. Projetando histórias e compreendendo o contexto

3. Projetos para o mundo do trabalho

4.Semáforo da autoria docente: pontos fortes, ideias e desafios

5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Colabore

Sugerimos adaptar esta trilha para realizá-la em parceria com membros da comunidade escolar. Imagine gestores, colegas, estudantes e familiares planejando coletivamente projetos inovadores para a escola.

Saiba mais

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 12 fev. 2025.

SEECT-PB. Disciplinas empreendedoras: metodologias para uma aprendizagem integral e cidadã. Coletânea – Articulação Curricular e Projetos Empreendedores: inovações educacionais na rede pública estadual da Paraíba, 2021. Disponível em: https://observatorioept.org.br/conteudos/articulacao-curricular-e-projetos-empreendedores-inovacoes-educacionais-na-rede-publica-da-paraiba. Acesso em: 12 fev. 2025.

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