Itinerários formativos para professores

Projetos de Vida

Como orientar os jovens para que exerçam seu protagonismo na escola e comecem a fazer escolhas de acordo com seus projetos de vida? O que define e como se forma um professor de Projetos de Vida?

A busca por essas respostas irá guiar você neste componente, que explora competências e habilidades necessárias para ser professor ou professora de Projetos de Vida no Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre o papel dos professores na mediação dos projetos de vida e experimentar práticas da Pedagogia da Presença que favorecem a mediação e o desenvolvimento desse trabalho na escola, bem como sua avaliação.

Objetivos

Identificar e vivenciar práticas de mediação pedagógica que favoreçam e oportunizem o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.2.1
Utilizar atividades de ensino que envolvem variadas formas de expressão oral, leitura e escrita dos alunos, relacionando-os às aprendizagens de outras áreas do conhecimento.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Como orientar os jovens para exercerem seu protagonismo na escola e para fazer escolhas alinhadas aos seus projetos de vida? O que se ensina afinal sobre Projetos de Vida?

Identificar e vivenciar práticas de mediação pedagógica que favoreçam e oportunizem o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes.

1. Professores presentes

2. Professores ouvintes

3. Professores mediadores

4.Professores avaliadores

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Como tornar o pensamento visível e melhorar o engajamento dos alunos – O exercício dessa atividade foi inspirado na rotina de pensamento visível 4Cs do Projeto Zero da Universidade de Harvard. 

Materiais pedagógicos Projetos de Vida, do Instituto iungo – Conheça os planos de aula “Dilemas do mundo e do cotidiano” e o conceito de dilema ético apresentado no material. Há diversas situações que podem ser utilizadas em atividades com os estudantes.

Colabore

  • Já pensou em participar de uma comunidade de aprendizagem de professores orientadores de Projetos de Vida? Você pode participar de comunidades de aprendizagem que tenham sido criadas pela sua rede ou por iniciativas autônomas ou até mesmo criar as suas próprias redes. Saiba mais no artigo do Porvir: Comunidades online aproximam professores e promovem troca de práticas pedagógicas | Porvir.
  • Você pode se oferecer para ouvir e/ou ler os depoimentos resultantes da atividade de outros colegas professores, criando, assim, uma rede de apoio e de escuta em que professores se sentem seguros e confiantes para falar e serem escutados em seus dilemas.

Continue pesquisando

Saiba mais

ALVES, Kátia. Com Projetos de Vida, alunos e professores se desenvolvem juntos. 31 ago. 2020. Disponível em: porvir.org/com-projetos-de-vida-alunos-e-professores-se-desenvolvem-juntos. Acesso em: 25 fev. 2021.

ARAÚJO, Ulisses F.; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020. 

BARENDSEN, Lynn; FISCHMAN, Wendy. The goodwork toolkit. [S. l.: s. n.], 2004.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Por uma pedagogia da presença. Brasília: Ministério da Ação Social, Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, Governo do Brasil, 1991.

INSTITUTO iungo. Materiais pedagógicos. Projetos de vida: plano de aulas. Ensino Médio. Disponível em: https://iungo.org.br/wp-content/uploads/2021/04/05_Dilemas-do-mundo-e-do-cotidiano.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

OLIVEIRA, Vinícius. Como tornar o pensamento visível e melhorar o engajamento dos alunos. 26 nov. 2018. Disponível em: porvir.org/como-tornar-o-pensamento-visivel-e-melhorar-o-engajamento-dos-alunos. Acesso em: 25 fev. 2021.

PORVIR. Comunidades online aproximam professores e promovem troca de práticas pedagógicas. 12 mai. 2020. Disponível em: porvir.org/comunidades-online-aproximam-professores-e-promovem-troca-de-praticas-pedagogicas. Acesso em: 25 fev. 2021.

THE GOOD Project Brasil. Disponível em: thegoodprojectbrasil.org. Acesso em: 25 fev. 2021.

 

Vídeos

PRIMEIRO passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 1). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U&feature=youtu.be. Acesso em: 25 fev. 2021.

PRIMEIRO passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 2). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U&feature=youtu.be. Acesso em: 25 fev. 2021.

PRIMEIRO passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 3). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U&feature=youtu.be. Acesso em: 25 fev. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.