Itinerários formativos para professores

Práticas pedagógicas de recomposição: do acolhimento à gestão da aprendizagem

Como as práticas pedagógicas podem apoiar o engajamento e, consequentemente, o protagonismo dos estudantes nas ações de recomposição das aprendizagens?

Como podemos coletar evidências para avaliar se as expectativas de aprendizagem foram alcançadas?

Neste componente você também vai ver como usar melhor os espaços da escola e incentivar a integração do fazer em casa e em sala de aula por meio da mediação dos professores.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 1 Hora

Foco da Trilha

Explorar materiais sobre metodologias ativas que possam apoiar práticas pedagógicas para a recomposição das aprendizagens.

Objetivos

Investigar estratégias pedagógicas capazes de auxiliar práticas pedagógicas de recomposição das aprendizagens.

C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
C3_1.3
Conhecer sobre os alunos, suas características e como elas afetam o aprendizado, valendo-se de evidências científicas.
2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os alunos.
2a.1.4
Considerar os diferentes domínios cognitivos e as dimensões do conhecimento quando da definição dos objetivos pedagógicos, elaborando-os para que sejam observáveis e mensuráveis.
2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
2a.2.2
Organizar e administrar o tempo da aula a favor do processo de aprendizagem de toda a turma.
Para formadores

Pauta Formativa

O que considerar ao pensar em práticas pedagógicas para a recomposição das aprendizagens? Como avaliar e usar os espaços da escola nesse contexto?

Investigar estratégias pedagógicas capazes de auxiliar práticas pedagógicas de recomposição das aprendizagens.

1. Engajamento e acolhimento

2. Gerando evidências de aprendizagem

3. Espaços de aprendizagem

4. Pensando possibilidades

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Continue pesquisando

Existem diversos vídeos e webinários sobre metodologias ativas, dica boa principalmente para quem está à procura de metodologias específicas, como a sala de aula invertida, a rotação por estações e a aprendizagem baseada em projetos. Sugerimos que você busque materiais para além das referências que indicamos aqui.

Experimente

Que tal planejar uma rotação por estações para conhecer um modelo consolidado de metodologias ativas? No site do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), você encontrará materiais para apoiar esse desafio.

Colabore

Você pode escolher algumas práticas para aplicar em sala de aula e levar as reflexões para uma conversa com outros professores, como em momentos de planejamento coletivo na escola. A troca de experiências é fundamental no processo de formação docente.

Saiba mais

  • Conheça a formação do Instituto iungo em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O programa ATIVAR! tem turmas sendo formadas em vários momentos do ano e pode ser um recurso para você aprender mais sobre metodologias ativas.
  • Leia as reflexões da pesquisadora e autora Lilian Bacich no blog Inovação na Educação, que possui diversos textos gratuitos sobre metodologias ativas.
Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

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