Integração curricular: o que, por que e como?

Integração curricular: o que, por que e como?

Como promover o desenvolvimento integral dos estudantes? Como colocar os jovens no centro da aprendizagem para que eles se desenvolvam nas suas várias dimensões – intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica?

A resposta passa certamente pela integração curricular, que é um pilar fundamental dos novos currículos do Ensino Médio. 

Neste componente você vai explorar como articular as competências gerais, as áreas de conhecimento e a formação técnica e profissional, as metodologias ativas, as avaliações formativas e os eixos estruturantes   para promover uma educação integral e integrada.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

A integração curricular na perspectiva do Novo Ensino Médio é o tema central desta trilha, com atenção especial aos fazeres comuns que a favorecem: competências, metodologias, planejamento e avaliação.

Objetivos

Analisar criticamente o significado de integração curricular alinhado aos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e compartilhar estratégias para um processo de avaliação sinérgico à perspectiva integradora.

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
C1_2b.1
Planejar e otimizar a infraestrutura institucional, o currículo e os recursos de ensino- aprendizagem disponíveis.
1.1.7
Identificar a estrutura de um currículo, detalhando as disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua, e desdobrando os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados por seus alunos em cada período letivo.
1.1.8
Dominar as competências gerais de aprendizagem da disciplina ou da área de conhecimento em que atua.
Para formadores

Pauta Formativa

Como a integração curricular combina diferentes fatores para promover o desenvolvimento integral dos estudantes? Comece a desbravar essa pergunta de ouro!

– Ampliar o repertório conceitual e empírico do educador no que diz respeito às possibilidades de integração curricular por áreas do conhe- cimento e pela formação profissional tecnológica.

– Analisar criticamente o significado de integração curricular alinhado aos documentos oficiais do Novo Ensino Médio.

– Compartilhar estratégias para um processo de avaliação sinérgico à perspectiva integradora.

1. Mobilização inicial

2. O jovem do Ensino Médio e seu desenvolvimento no centro

3. As áreas do conhecimento e os eixos estruturantes

4.Os eixos estruturantes e a preparação básica para o trabalho

5. Metodologias e avaliações integradoras

6.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

  • Você possui recursos e conhecimentos importantes para realizar o planejamento de uma sequência de atividades com metodologia adequada para incluir o desenvolvimento do estudante em direção a qualquer uma das 10 competências gerais da BNCC. Escolha uma entre as competências menos usuais em sua prática, experimente uma nova produção e depois a compartilhe com seus pares. 
  • Você já propôs alguma atividade para seus estudantes, em conjunto com algum colega de outra disciplina? Já pensou em utilizar os recursos existentes na comunidade do entorno para fazer alguma atividade (comércio, organizações da sociedade civil (OSCs), serviços, equipamentos públicos)? Se negativo, não gostaria de experimentar?

Colabore

  • Depois de vivenciar a produção de uma atividade para o desenvolvimento de algumas das 10 competências gerais da BNCC, explique e construa com seus colegas outras atividades pautadas no propósito do desenvolvimento integral dos estudantes.
  • Analise suas dúvidas e utilize as sugestões do item anterior para se aperfeiçoar, e, assim, garantir que todos os estudantes tenham oportunidade para sua formação integral ao longo do Ensino Médio.

Continue pesquisando

  • Aprofunde e amplie seus conhecimentos sobre os fatores de integração explorando o infográfico Integração curricular e o texto de referência deste componente Integração curricular: o que, por que e como?
  • No programa Nosso Ensino Médio, você pode aprofundar seus conhecimentos acerca de temas importantes na constituição da integração curricular ao longo das trilhas e eletivas propostas. Sugerimos a realização das Trilhas de Aprendizagem relacionadas a projetos de vida, avaliação formativa e Itinerários Formativos. 
  • Amplie seus recursos metodológicos com estudo do livro Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática, de José Moran e Lilian Bacich, pela Editora Penso, Porto Alegre, 2018. 
  • Conheça outras experiências de integração curricular realizadas no Brasil no livro produzido pela Itaú Educação e Trabalho Articulação Curricular no Ensino Técnico-Profissional e Projetos Empreendedores | Itaú Educação e Trabalho.

Saiba mais

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Editora Penso: Porto Alegre, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018a. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Materiais para o Novo Ensino Médio, 2019. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 3/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de novembro de 2018b, Seção 1, pp. 21-24. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 11 mar. 2021.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

CENTRO de Referências em Educação Integral. Conceito. In: Centro de Referência em Educação Integral, [S. l.], [S. d.] . Disponível em: educacaointegral.org.br/conceito/. Acesso em: 11 mar. 2021.

ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO. Articulação Curricular no Ensino Técnico-Profissional e Projetos Empreendedores. Disponível em: itaueducacaoetrabalho.org.br/biblioteca/publicacoes. Acesso em: 31 mar. 2021.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

MEIRIEU, P. Aprender sim, mas como? Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.

 

Vídeos

AS COMPETÊNCIAS Gerais da BNCC. Brasil: Movimento pela Base. 1 vídeo (13min19s). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk . Acesso em: 11 mar. 2021.

COMO fazer um mapa mental com o GoConqr (Tutorial). 1 vídeo (10min34s). Publicado por TudoGeo. Disponível em: youtube.com/watch?v=StFPnMlUUXs.

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