Projetos de vida

Educadores e seus projetos de vida

Quais são seus projetos de vida? O que te move no âmbito pessoal, social e profissional? 

Estruturar seus projetos de vida, como professor(a) ou gestor(a) escolar, é mais do que fazer planos para o futuro. Eles atribuem sentido e propósito à vida, especialmente em um momento de transformação da educação.

Este componente é um tema transversal da sua formação, essencial para seu desenvolvimento profissional e é também importante para trabalhar com os novos currículos,  já que os projetos de vida dos estudantes fazem parte das inovações do Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Contribuir com o seu autoconhecimento e com a construção de seus projetos de vida, que serão trabalhados a partir de duas dimensões: na primeira atividade, as atenções se voltam aos seus propósitos pessoais e de educador; na segunda, você sistematiza objetivos e sonhos em um Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Objetivos

Compreender melhor seus propósitos e objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional para tirar do papel seus projetos de vida.

C5_1.5
Autoconhecer-se para estruturar o desenvolvimento pessoal e profissional.
C5_3.5
Investir no aprendizado constante, atento à sua saúde física e mental, e disposto a ampliar sua cultura geral e seus conhecimentos específicos.
1.5.1
Identificar suas necessidades de aperfeiçoamento e traçar um plano de desenvolvimento capaz de contribuir para a melhoria do seu desempenho profissional.
3.5.1
Identificar necessidades e planejar propostas para o aprimoramento do seu aprendizado profissional de acordo com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores.
3.5.2
Assumir a responsabilidade do seu autodesenvolvimento e do aprimoramento da sua prática, participando de atividades formativas e/ou desenvolvendo outras atividades consideradas relevantes em diferentes modalidades, presenciais e/ou com uso de recursos digitais.
Para formadores

Pauta Formativa

Educador(a), quais são seus projetos de vida? O que te move no âmbito pessoal, profissional e social? Por que é importante pensar sobre essas questões?

Identificar propósitos e projetar objetivos de desenvolvimento relacionados à profissão educacional e à realização pessoal, considerando talentos individuais, competências profissionais e motivações de cunho pessoal, social e profissional.

1. Painel do autoconhecimento
2. Perspectivas para o Novo Ensino Médio
3. Relações entre educadores e estudantes
4.Memórias e propósitos
5. Crenças e mitos
6.Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
7. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

  • Como o Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional não é um documento feito para ficar na gaveta, revisite os percursos que já foram traçados para alcançar seus objetivos e avalie quais passos você pode dar desde agora! 

Colabore

Seu plano é individual, mas ele pode ser aprimorado, discutido, alinhado e compartilhado com outras pessoas. Que tal convidar alguém de sua confiança para ser seu mentor e dialogar sobre suas escolhas e projetos? Pode ser um especialista, diretor, coordenador pedagógico ou professor mais experiente, ou mesmo alguém da regional da Secretaria de Educação. Em outras palavras, uma pessoa que você admire profissionalmente e que ajudará você a ler de forma crítica e construtiva as escolhas do seu plano. Apresente a ela seu Plano, peça sugestões de aprimoramento e dialogue sobre suas dúvidas e hesitações. 

Também compartilhe alguns de seus objetivos com a sua comunidade de aprendizagem. Essa é uma oportunidade de encontrar outras pessoas com projetos similares aos seus, e mesmo de mobilizar outros educadores a abraçar aqueles projetos que envolvam uma transformação mais ampla na escola. Dessa forma, projetos individuais se tornam projetos coletivos – o que potencializará a possibilidade de tirá-los do papel.

Continue pesquisando

Não deixe de conhecer a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), que delimita competências e habilidades que todo educador tem o direito de desenvolver ao longo de sua trajetória profissional. Entre elas, há aspectos diretamente relacionados ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Também não deixe de conhecer a fundo as discussões mais recentes sobre projetos de vida, a partir das indicações a seguir.

ARAÚJO, Ulisses; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida: Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus Editorial, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 16 jan. 2021.

INSTITUTO IUNGO. Série Temática Projetos de Vida. Portal Instituto iungo, Belo Horizonte, [s.d.]. Disponível em: iungo.org.br/series-tematicas/projetos-de-vida/. Acesso em: 16 jan. 2021.

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 16 jan. 2021.

BURNETT, Bill; EVANS, Dave. O design da sua vida: Como criar uma vida boa e feliz. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. 

DAMON, William. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. Tradução de Jacqueline Vasconcelos. São Paulo: Summus, 2009.

PÁGINA Inicial. Portal Vivescer, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: vivescer.org.br. Acesso em: 16 jan. 2021.

PINHEIRO, Viviane. Projetos de vida de professores do Ensino Médio: implicações para formação continuada e intervenções na escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 39. Anais […], v.1. Trabalho GT20. Niterói: Anped, 2019, p. 1-7.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.