Integração curricular: o que, por que e como?

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

O que há de novo na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio?

Este componente você vai explorar dimensões conceituais e práticas desta área do conhecimento, compreendendo como ela contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, aqui você vai aperfeiçoar estratégias para sua atuação docente na área, sempre com foco na produção colaborativa de atividades, no contexto escolar e nos projetos de vida dos estudantes.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre as inovações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) e planejar práticas pedagógicas integradas que mobilizem estas inovações no contexto de implementação do Novo Ensino Médio.

Objetivos

Compreender as principais inovações da BNCC para a área de CHSA e planejar, de forma integrada, práticas pedagógicas que ajudem a concretizar estas inovações no contexto de implementação do Novo Ensino Médio.

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
C5_1.5
Autoconhecer-se para estruturar o desenvolvimento pessoal e profissional.
2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os alunos.
2b.4.2
Contribuir para criar e manter comunidades de aprendizagem em suas salas de aula, em suas instituições de ensino e em suas redes profissionais.
3.5
Investir no aprendizado constante, atento à sua saúde física e mental, e disposto a ampliar sua cultura geral e seus conhecimentos específicos.
Para formadores

Pauta Formativa

O que há de novo na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas? Como ampliar seu repertório conceitual e prático para trabalhar com esta área do conhecimento?

Promover a ampliação de repertório conceitual e prático no que diz respeito às inovações do Novo Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Isso será realizado através de exercícios críticos-analíticos pelos educadores sobre a área na BNCC e no contexto de seus territórios, redes e escolas.

1. Painel de inovações

2. A visão de área de CHSA

3. A imaginação sociológica em ação

4.O caminho percorrido e os caminhos a percorrer

 

Atividades da trilha

Experimente

Um dos grandes desafios do Novo Ensino Médio e do trabalho com competências e habilidades é perceber como elas se integram ao aprendizado de conceitos e teorias da área. Para apoiar a reflexão sobre a importância do desenvolvimento de competências, temos um convite:

Você conhece o rapper, escritor, produtor e empreendedor Emicida? Ele tem sido um fenômeno na cultura do rap e do hip-hop no Brasil, ganhou o prêmio Grammy Latino de música em 2020 e está mobilizando a cultura negra de forma inovadora, trazendo princípios de empatia e colaboração para a realidade de quem é mais excluído social, econômica e culturalmente no país.

Nosso convite é para que você experimente ver e ouvir o projeto AmarElo Prisma, com uma sequência de 4 vídeos e podcasts, que o Emicida lançou durante a pandemia do Covid-19, no ano de 2020, e que tem como objetivo levar conceitos sobre autocuidado e qualidade de vida para jovens negros e periféricos.

Esse material pode ser uma inspiração para o seu planejamento. Você já pensou em desenvolver um podcast com os estudantes que aborde problemas e dificuldades do cotidiano e utilize conceitos e teorias da área para desenvolver soluções viáveis para os jovens? Para saber mais, veja, a seguir, uma breve descrição deste projeto:

AmarElo Prisma é uma plataforma de conteúdo e informação construída colaborativamente através de vários olhares, que se organizam para se projetar no mundo como um raio de luz. O projeto descende do experimento social AmarElo, proposto por Emicida, e se desenvolve como uma sinfonia, onde nós e o mundo somos os instrumentos. Também tal qual uma sinfonia, o AmarElo Prisma é apresentado através de movimentos, que são lançados e destrinchados durante quatro semanas. O objetivo é promover uma mudança de comportamento que permita um respeito à pluralidade do Brasil. Para isso, partimos de narrativas pessoais para chegar em soluções coletivas (PODCAST: AmarElo Prisma, 2020, texto adaptado)

Assista ao primeiro vídeo do projeto no canal Emicida, do YouTube AmarElo Prisma – Movimento 1:Paz/Corpo ou procure AmarElo Prisma em seu tocador de podcasts AmarElo Prisma | Laboratório Fantasma.

Colabore

Todas as atividades propostas nesta trilha podem – e devem – ser levadas para a construção coletiva na escola. Já pensou em construir um Diário de Bordo da área de CHSA com os registros dos projetos integrados das reuniões de planejamento e com as ideias que você e seus colegas ainda querem colocar em prática?

Além disso, os estudos e plano de ação propostos nas atividades 1 e 2 ficarão ainda mais interessantes se feitos por várias mãos e muitas cabeças! Aproveite a oportunidade da implementação do Novo Ensino Médio na escola para fortalecer o clima de colaboração entre educadores, gestores, estudantes e comunidade. Uma escola só se torna inovadora e qualificada quando considera a visão de todos e mobiliza a participação ampla de toda a sociedade!

Continue Pesquisando

Como podemos efetivar o desenvolvimento de competências e habilidades no dia a dia em nossas aulas? Se você teve algumas dúvidas na hora de escolher quais estratégias metodológicas melhor combinavam com a atividade que você começou a desenvolver no plano de ação da atividade 2, convidamos você a buscar algumas referências sobre uso de metodologias ativas. Muitos de nós já estamos familiarizados com essas metodologias e com o uso de ferramentas digitais para favorecer a aprendizagem, mas a cada dia surgem coisas novas e temos muito o que descobrir. Aqui, sugerimos alguns materiais para que você possa se aprofundar:

Saiba mais

O texto de referência deste componente Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Novo Ensino Médio aborda alguns conceitos e temas fundamentais para compreender o trabalho por competências na área. Além disso, utilizamos algumas referências fundamentais para este debate, que você pode conferir na nossa lista de Referências, ao final desta trilha, para aprofundar seu conhecimento. Confira também as referências externas utilizadas nesta trilha:

DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010. Coleção TRANS.

INSTITUTO REÚNA. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Portal Instituto Reúna. Disponível em: institutoreuna.org.br/categoria-bncc/ciencias-humanas-e-sociais-aplicadas/. Acessado em: 23 fev. 2021.

MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. Disponível em: issuu.com/editoradobrasil/docs/metodologias-issuu. Acesso em: 22 fev. 2021.

MORIN, Edgar. O método 3: O Conhecimento do Conhecimento. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. O método 5: A Humanidade da Humanidade. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PODCAST: AmarElo Prisma. [Canal]: Laboratório Fantasma. Brasil, maio a jun. 2020. Podcast. Disponível em: open.spotify.com/show/0xfztI0qN9g4CuTpgcq5WS. Acesso em: 26 fev. 2021.

SÁ, Henrique. Fishbowl (método aquário): o que é, exemplos e como usar em aula. In: SÍLABE. Sílabe Blog. Brasil, 7 jan. 2019. Disponível em: silabe.com.br/blog/fishbowl-metodo-aquario-o-que-e-exemplos-e-como-usar-em-aula. Acesso em: 26 fev. 2021.

SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. 2004. Disponível em: usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

 

Vídeos

A ÁREA de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Novo Ensino Médio. Brasil: Movimento pela Base, 26 abr. 2019. 1 vídeo (6 min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=JWyQ5Kv4PTU. Acesso em: 26 fev. 2021.

AMARELO Prisma – Movimento 1: Paz/Corpo. Brasil: Emicida, 27 maio 2020. 1 vídeo (9 min). Publicado por Emicida. Disponível em: youtube.com/watch?v=Vw6G3o-KQe0&feature=youtu.be. Acesso em: 26 fev. 2021.

ENSINO Híbrido. Brasil: João Mattar, 24 abr. 2016. 1 vídeo (7 min). Publicado por João Mattar. Disponível em: youtube.com/watch?v= 9LK9axXqwDw & feature=youtu.be. Acesso em: 26 fev. 2021.

MILITÂNCIA e política – Ocupação Abdias Nascimento (2016) – Libras. Brasil: Itaú Cultural, 10 abr. 2017. 1 vídeo (11 min). Publicado por Itaú Cultural. Disponível em: youtube.com/watch?v=OQv3yV7JMPI&feature=youtu.be. Acesso em: 26 fev. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.