Itinerários formativos para professores

Recomposição das Aprendizagens: Caminhos para (re)aprender

São desafios presentes nas escolas  resgatar o engajamento dos estudantes e  recompor aprendizagens prejudicadas pela pandemia de Covid-19 ou acentuadas nesse período. 

Você vai compreender quais ações  apoiam o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula. Uma delas é o currículo priorizado, uma adaptação focada em definir as aprendizagens essenciais para os estudantes atingirem as expectativas de aprendizagem esperadas ao longo da etapa.

Atualizado

O conteúdo destes arquivos está em conformidade com a nova política do Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Refletir acerca do significado da recomposição das aprendizagens e também a respeito dos elementos que precisam ser considerados para a implementação de um currículo priorizado, a fim de apoiar o acompanhamento das aprendizagens, ponderando o progresso de todos os estudantes.

Objetivos

Investigar o significado e as ações necessárias em relação à recomposição das aprendizagens e à implementação de currículos priorizados.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os alunos e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os alunos.
2a.1.2
Elaborar planejamentos de aula coerentes, que conectem objetivos de aprendizagem claros e precisos, com as atividades avaliativas e com as experiências que serão selecionadas, para que os estudantes atinjam a compreensão desejada.
2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
2a.2.8
Utilizar estratégias avaliativas diversificadas, coerentes com os objetivos de aprendizagem e campos de experiências, permitindo que todos os alunos demonstrem ter aprendido.
Para formadores

Pauta Formativa

O que significa recompor aprendizagens? O que é um currículo priorizado? Como acompanhar o progresso das aprendizagens de todos os estudantes?

Investigar o significado e as ações necessárias em relação à recomposição das aprendizagens e à implementação de currículos priorizados.

1. Por que pensar na recomposição das aprendizagens?

2. Currículo priorizado

3. Planejamento para a recomposição das aprendizagens

4. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal planejar uma aula e buscar, na sua área, as habilidades essenciais que irão ajudar na recomposição das aprendizagens? Sugerimos trazer elementos do texto, como metodologias ativas e o planejamento reverso como inspiração. Você poderá consultar os materiais de apoio, citados.

Colabore

Que tal levar esta proposta para um momento de planejamento coletivo da sua escola? Todos os materiais, como textos, esta trilha e a Pauta Formativa, são de livre acesso. Você pode sugerir como tema para um encontro de planejamento coletivo ou, ainda, recomendar a aplicação da própria pauta em sua instituição.

Continue pesquisando

Caso sua rede não tenha documentos que apoiam a recomposição, sugerimos que você explore o seguinte material: Mapas de Foco da BNCC, documento desenvolvido pelo Instituto Reúna.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.