Integração curricular: o que, por que e como?

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências da natureza e suas tecnologias: quais são as competências específicas desta área do conhecimento e como ela dialoga com as competências gerais? Como promover o letramento científico? Nos itinerários formativos desta área, como desenvolver os eixos estruturantes, em especial o de investigação científica?

Neste componente, você vai explorar como as ciências da natureza podem ser trabalhadas na escola como uma área de conhecimento que não só integra a química, a física e a biologia, mas permeia os projetos de vida, os percursos de aprendizagem de cada estudante, as competências gerais da BNCC e as demais áreas do currículo.

Vamos investigar?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Proporcionar a oportunidade de refletir sobre as inovações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN), considerando a interlocução entre seus componentes e entre áreas, e proporcionar a reflexão sobre como a área de CN contribui para o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes.

Objetivos

Identificar as principais mudanças da BNCC para a área de CN e como elas se organizam no currículo.

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
1.1.2
Compreender a relação dos conteúdos que ensina com os das outras disciplinas.
1.1.3
Conhecer a relação dos conteúdos que ensina com o contexto no qual o aluno está inserido.
1.1.8
Dominar as competências gerais de aprendizagem da disciplina ou da área de conhecimento em que atua.
Para formadores

Pauta Formativa

Ciências da natureza e suas tecnologias: quais são as competências específicas desta área do conhecimento e como ela dialoga com as competências gerais da BNCC? Como promover o letramento científico e integrar as ciências com as demais áreas do currículo?

Identificar a organização e as novidades da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para desenvolver práticas alinhadas aos princípios e às expectativas do Novo Ensino Médio.

1. Novidades em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN)

2. A integração dos componentes

3. A investigação científica e seu papel em CN.

4.Projetos em CN

5.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

O que acha de começar a propor algumas das novidades na sua escola e na sua rede? Que tal propor formas de integrar os componentes de Biologia, Química e Física através de um projeto? Você pode encontrar algumas inspirações no texto de referência deste componente: Ciências da Natureza no Ensino Médio

Colabore

Tente traçar uma proposta na sua escola ou rede, pensando em:

  • Como colocar em prática a comunicação das novidades da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Não se esqueça que o compartilhamento do seu infográfico pode e deve fazer parte dessa proposta!
  • Como promover a troca entre pares para a maior integração dos componentes da área?
  • Como criar mais oportunidades para o protagonismo do estudante em Ciências da Natureza e suas Tecnologias?

Continue pesquisando

Saiba mais

BACICH, Lilian. Aprendizagem Baseada em Projetos: desafios da sala de aula em tempos de BNCC. In: BACICH, Lilian. Inovação na educação. São Paulo, 16 jan. 2019. Disponível em:  lilianbacich.com/2019/01/16/aprendizagem-baseada-em-projetos-desafios-da-sala-de-aula-em-tempos-de-bncc. Acesso em: 9 mar. 2021.

BACICH, Lilian. Vamos falar sobre projetos? In: BACICH, Lilian. Inovação na educação. São Paulo, 4 abr. 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/04/04/vamos-falar-sobre-projetos. Acesso em: 9 mar. 2021.

BACICH, Lilian. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. In: BACICH, Lilian. Inovação na educação. São Paulo, 22 mar. 2020. Disponível em: lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa. Acesso em: 9 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 9 mar. 2021.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências[S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 9 mar. 2021.

CUNHA, Rodrigo Bastos. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 22, n. 68, p. 169-186,  mar.  2017 . DOI: doi.org/10.1590/s1413-24782017226809. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100169&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  09  mar.  2021.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO; INSTITUTO REÚNA. Matriz curricular Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas tecnologias. Brasil, 2020. Portal Instituto Reúna. Disponível em: institutoreuna.org.br/uploads/2020/06/Matrizes_EM_CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

GOMES, Anderson S. L. (org.). Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo, 2015. Portal Ação Educativa. Disponível em:  acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2014/10/ILC_Letramento-cientifico_um-indicador-para-o-Brasil.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP).  PISA 2015 – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Disponível em: download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2015/matriz_de_ciencias_PISA_2015.pdf . Acesso em: 18 fev. 2021.

INSTITUTO REÚNA. BNCC Comentada para o Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Portal Instituto Reúna, [S. l.], [S. d.]. Disponível em: institutoreuna.org.br/categoria-bncc/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias. Acesso em: 25 fev. 2021.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 12, n. 36, p. 474-492,  dez.  2007. DOI: doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2021.

SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Tutorial Canva: criando infográficos. São Carlos, SP, 2019. Portal INOVAEH. Disponível em: inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/01/Tutorial-Canva-atualizado-2019.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

SERRAO, Luis Felipe Soares et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 46, n. 160, p. 334-361,  jun.  2016. DOI: doi.org/10.1590/198053143498. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742016000200334&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2021.

TEIXEIRA, Jonny Nelson. Categorização do nível de letramento científico dos alunos do Ensino Médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.  Disponível em: teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13072011-150341/publico/Jonny_Nelson_Teixeira.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

 

Vídeos

A ÁREA de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. Brasil: Movimento pela Base, 26 abr. 2019. 1 vídeo (6 min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=vOdYvWhhqMA. Acesso em: 9 mar. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Investigação Científica (Curso 2 – Aula 3). Brasil: Nova Escola, 20 maio 2020. 1 vídeo (13 min). Publicado por Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?list=PLfarCWFbZ2YY1W4S89Qoq-24FEPrcn3hs&v=waIqeO_enF4&feature=emb_logo. Acesso em: 9 mar. 2021.

PADLET: como criar um mural virtual colaborativo. Brasil: Tríade Educacional, 8 abr. 2020. 1 vídeo (11 min). Publicado por Tríade Educacional. Disponível em: youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc. Acesso em: 9 mar. 2021.

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