Integração curricular: o que, por que e como?

Matemática e suas Tecnologias

Quais são as competências específicas da área de Matemática e suas tecnologias? Como elas se articulam com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos estudantes? Como trabalhar as metodologias ativas nesta área de conhecimento?

Neste componente você vai conhecer em detalhes as competências e habilidades específicas da Matemática. Também vai explorar diversas estratégias metodológicas para trabalhar esta área do conhecimento, como aprendizagem baseada em problemas e em projetos, investigação matemática, dentre outros.  Vai ainda compreender como a área se articula com os demais eixos e competências dos novos currículos de Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta Trilha de Aprendizagem, vamos refletir sobre as relações entre as competências gerais, competências específicas e as habilidades da área de Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio, além da implicação dessas relações para o ensino.

Objetivos

Compreender a estrutura da área da Matemática no Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
1.1.8
Dominar as competências gerais de aprendizagem da disciplina ou da área de conhecimento em que atua.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais são as competências específicas da área de Matemática e suas tecnologias? Como elas se articulam com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos estudantes? Como trabalhar as metodologias ativas nesta área de conhecimento?

Conhecer a estrutura da área da Matemática no Ensino Médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

1. Percepções sobre ensinar Matemática no Ensino Médio

2. Conectando competências

3. Conectando habilidades e competências específicas

4.Conhecendo o papel das estratégias metodológicas

5. Colocando o conhecimento em prática

6.É hora de avaliar

Atividades da trilha

Experimente

Você já observou que em cada habilidade proposta nesta atividade existe um (ou mais) verbo(s) que indica(m) uma ação que se espera que o estudante desenvolva (identificar, construir, interpretar, utilizar, planejar, executar, analisar, etc.), sendo que algumas dessas ações requerem menor ou maior grau de complexidade? 

Essas capacidades mentais que o indivíduo pode desenvolver são chamadas processos cognitivos e são fortes indicadores de como as habilidades se relacionam com as competências específicas da área. Elas também indicam qual é a metodologia mais adequada para desenvolver determinada habilidade no sentido de contemplar conjuntamente tanto as competências específicas quanto as competências gerais propostas pela BNCC.  Para aprofundar mais esses pontos:

  • Acesse o link do jogo no Wordlwall, leia atentamente cada habilidade, localizando o processo cognitivo envolvido a cada uma delas. Em seguida, selecione o processo matemático, ou seja, a estratégia metodológica que você julga mais adequada para iniciar a exploração de cada uma das habilidades.
  • Se desejar, você pode avançar ou retroceder as perguntas usando as flechas na parte inferior da tela. Você também pode refazer a atividade quantas vezes quiser no final do processo clicando em “Começar de novo”.
  • Lembre-se que a aprendizagem é sempre um processo e que em diferentes momentos uma estratégia metodológica pode ser mais eficaz que a outra. Variar as abordagens também pode favorecer que outros estudantes consigam desenvolver maior fluência para certa habilidade. 

Também é importante salientar que uma mesma habilidade pode ser desenvolvida por meio de diferentes processos matemáticos e saber combiná-los é uma habilidade muito útil para os professores. Por exemplo, para uma determinada habilidade é possível inicialmente propor uma situação problema, em seguida investigar algumas relações que dela emanam com auxílio de uma tabela, modelar a situação algebricamente e, por último, representar graficamente seus resultados.

Colabore

Compartilhe o glossário elaborado na Atividade 2 com outros professores para que conheçam e possam se apropriar dessas aprendizagens. Para isso você pode utilizar, por exemplo, o mural interativo Padlet. No momento de compartilhar seu glossário, clique em “Compartilhar” no canto superior direito da tela e escolha a opção “Copiar link para a área de transferência”. Então, é possível enviar o link para grupos de WhatsApp de sua escola e até mesmo convidar professores de outras áreas para incrementar ainda mais seu glossário. Compartilhamos um vídeo para você  saber mais sobre o Padlet.

Se você ficou com dúvidas durante a realização de alguma das atividades interativas e jogos propostos na trilha, anote suas dúvidas e questões e leve-as para discussão junto a seus pares, para que juntos construam o entendimento sobre o que está correto ou incorreto e construam colaborativamente suas conclusões.

Continue pesquisando

Como o campo da Matemática envolve diferentes tipos de objetos de conhecimento, é natural que cada um deles apresente especificidades relacionadas tanto ao seu ensino quanto à sua aprendizagem. Apesar da BNCC não indicar explicitamente em seu texto qual deve ser a estratégia metodológica a ser usada para cada habilidade (isto refere-se ao currículo de cada rede), é interessante notar que a resolução de problemas, a modelagem matemática, a investigação matemática e a metodologia baseada em desenvolvimento de projetos podem contribuir significativamente com o desenvolvimento de diversas habilidades. Tais metodologias são denominadas na BNCC por processos matemáticos. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

  • Inicialmente, assista ao vídeo Desenvolvimento Cognitivo | UNIVESP. Depois, pense nos momentos abordados no vídeo nos quais o indivíduo teve que aprender algo: o que foi necessário ele realizar para que a aprendizagem ocorresse de fato? Para que ele interaja com o meio, ele teve que realizar algum tipo de ação? Escreva em seu Diário de Bordo alguns tipos de ações que ele poderia realizar para aprender algo. Esses questionamentos são apenas para que você compreenda melhor os processos cognitivos para o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC.
  • Leia o Anexo 2 Processos matemáticos para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC
  • Compare suas anotações com o infográfico do componente infográfico, que sintetiza muitos dos conceitos que foram desenvolvidos nesta trilha. 

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018a. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018 _site.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

FUNDAÇÃO Telefônica Vivo. BNCC: você sabe a diferença entre competências e habilidades?. Disponível em: fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/bncc-voce-sabe-a-diferenca-entre-competencias-e-habilidades/. Acesso em: 9 mar. 2021.

INSTITUTO REÚNA. Base Nacional Comum Curricular Comentada para o Ensino Médio – Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: institutoreuna.org.br/categoria-bncc/matematica-e-suas-tecnologias. Acesso em: 9 mar. 2021.

Vídeos

A ÁREA de Matemática e Suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. 1 vídeo (5 min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=AY6o6Xz3KRM.  Acesso em: 9 mar. 2021.

COMO usar o Wordwall nas aulas a distância. 1 vídeo (7 min). Publicado por Onde eu Clico. Disponível em: youtube.com/watch?v=YK74hsXWwJE. Acesso em: 9 mar. 2021.

D-11 – Desenvolvimento Cognitivo. 1 vídeo (20 min). Publicado por UNIVESP. Disponível em: youtube.com/watch?v=U1gvFJ99C-A. Acesso em: 9 mar. 2021.

EDUCAÇÃO por competências no ensino básico – Nilson Machado. 1 vídeo (14 min). Publicado por UNIVESP. Disponível em: youtube.com/watch?v=GNh2goLlRcg. Acesso em: 9 mar. 2021.

PADLET: como criar um mural virtual colaborativo. 1 vídeo (12 min). Publicado por Tríade Educacional. Disponível em: youtube.com/watch?v=tfAXW8pW2vc&t=9s. Acesso em: 9 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.