Itinerários formativos para professores

Como integrar as avaliações diagnóstica e formativa para recompor aprendizagens

Para diagnosticar as lacunas de aprendizagem, planejar ações para recompô-las e acompanhar o progresso dos estudantes, é preciso integrar diferentes métodos de avaliação e aplicá-los no momento mais adequado do ciclo de aprendizagem. 

Aqui, você vai entender como usar as avaliações diagnósticas e formativas a favor da aprendizagem na próxima etapa

Você também vai ver como utilizar rubricas de avaliação.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Aprofundar conhecimentos acerca da utilização dos resultados das avaliações diagnósticas e formativas como evidências de aprendizagem para contribuir com a ação de planejar e de replanejar as práticas pedagógicas dos professores na perspectiva da recomposição da aprendizagem.

Objetivos

Contribuir para a compreensão sobre a importância dos processos avaliativos e das evidências geradas para subsidiar o planejamento das práticas pedagógicas, com foco na recomposição das aprendizagens.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C2_3.2
Demonstrar altas expectativas sobre as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, procurando sempre se aprimorar por meio da investigação e do compartilhamento.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
1.2.2
Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver competências necessárias e que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores, atendendo às necessidades específicas de aprendizado dos alunos em toda a gama de habilidades.
1.2.4
Conhecer as dificuldades mais recorrentes na aprendizagem para orientar nas escolhas das estratégias de ensino, planejando e estruturando as aulas de modo a representar, explicar, relacionar, formular e comunicar os temas de sua área de forma compreensível aos alunos.
Para formadores

Pauta Formativa

Como integrar as avaliações diagnóstica e formativa? Como usar rubricas de avaliação? Veja como as avaliações auxiliam nas intervenções pedagógicas.

Contribuir para a compreensão sobre a importância dos processos avaliativos e das evidências geradas para subsidiar o planejamento das práticas pedagógicas, com foco na recomposição das aprendizagens.

  1. Avaliações diagnóstica e formativa para a recomposição das aprendizagens

2. A avaliação formativa no processo de aprendizagem para intervir e recompor

3. Evidências de aprendizagem: planejando a recomposição das aprendizagens

4. Avaliar e recompor aprendizagens: prática contínua

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Saiba mais

Assista ao vídeo “Avaliação diagnóstica, formativa e somativa alinhada à BNCC, que discute o que são avaliações formativas, diagnósticas e somativas, entendendo seus diferentes usos e mostrando como garantir que contribuam estudantes, professores e gestores escolares. Aproveitamos para indicar que você conheça o Avalia e Aprende, produto do Instituto Reúna que traz diversos materiais com explicações e orientações sobre os processos de avaliações diagnósticas e formativas.

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  • Agora que você pensou e elaborou as estratégias pedagógicas para recompor aprendizagens, o que acha de compartilhar com os seus pares e convidá-los para contribuir com comentários, sugestões e até mesmo acrescentar mais estratégias?
  • Você também pode levar a atividade para o momento de estudo coletivo em sua escola e contar com o apoio da coordenação pedagógica.
  • Um dos desafios do processo de ensino se revela quando nos deparamos com a necessidade de pôr em prática: como realizar as ações previstas no planejamento das aulas? Por isso, a colaboração entre pares é tão importante. Trocar experiências, dúvidas e sugestões fortalece a ação pedagógica.
  • Compartilhe o plano de aula com a coordenação pedagógica da escola e convide colegas para também elaborarem um plano.
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