Itinerários formativos para professores

Práticas de recomposição para professores de Língua Portuguesa: do acolhimento à gestão da aprendizagem

Quais são as aprendizagens essenciais na área de Linguagens para o desenvolvimento da Língua Portuguesa no Ensino Médio? Como elas  podem ser desenvolvidas em diálogo com o desenvolvimento integral dos estudantes? Essas respostas você vai explorar nesta trilha e entender como campos de atuação social, práticas de linguagem, competências e habilidades se relacionam no contexto da recomposição das aprendizagens.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Aprofundar conhecimentos acerca da relação entre campo de atuação social, práticas de linguagem, habilidades, competências e metodologias ativas, com a formação integral dos estudantes, no contexto da recomposição das aprendizagens.

Objetivos

Compreender como a proposta das sequências didáticas de Língua Portuguesa, da Iniciativa Fortalecimento da Aprendizagem, material focado em recompor aprendizagens dos estudantes do Ensino Médio, criado com a parceria entre Instituto Unibanco e Instituto Reúna, considera o desenvolvimento integral dos estudantes, na perspectiva da recomposição das aprendizagens.  

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
1.1.1
Conhecer e compreender os princípios e os conceitos centrais das disciplinas ou áreas de conhecimento que ensina.
2a.1.2
Elaborar planejamentos de aula coerentes, que conectem objetivos de aprendizagem claros e precisos, com as atividades avaliativas e com as experiências que serão selecionadas, para que os estudantes atinjam a compreensão desejada.
Para formadores

Pauta Formativa

Quais habilidades devem ser priorizadas para o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Médio na Língua Portuguesa? Quais aspectos do componente curricular devem ser considerados nas minhas aulas?

Compreender como a proposta das sequências didáticas de Língua Portuguesa, da Iniciativa Fortalecimento da Aprendizagem, material focado em recompor aprendizagens dos estudantes do Ensino Médio, criado com a parceria entre Instituto Unibanco e Instituto Reúna, considera o desenvolvimento integral dos estudantes, na perspectiva da recomposição das aprendizagens.  

  1. Campos, práticas, habilidades, competências, metodologias ativas: tudo junto e misturado?
  2. Planejando os processos de ensino e aprendizagem
  3. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Durante o percurso formativo, você elaborou o plano de aula de duas atividades selecionadas nas sequências didáticas 1 e 2, do material Fortalecimento da Aprendizagem. Além disso, teve a oportunidade de discutir com seus pares e seu coordenador pedagógico sobre os princípios que estruturam o componente Língua Portuguesa, sua relação com as metodologias ativas e a formação integral dos estudantes. 

Que tal, agora, desenvolver essas atividades com suas turmas? Desse modo, você terá condições de colocar em prática essas duas propostas e avaliar como os estudantes interagem, mobilizam-se e aprendem mais sobre a leitura e a escrita de diferentes textos. 

Ao completar o processo da Trilha, você também terá a oportunidade de preparar novos planos de aula com base nas sequências didáticas, promovendo, em sua prática, um ciclo potente de aprendizagem colaborativa, por meio da qual os estudantes experienciam práticas de linguagem significativas, contextualizadas, ampliando repertório, valorizando as culturas e transitando por diferentes campos de atuação social. 

Colabore

Para continuar o processo de construção da sua própria aprendizagem, é sempre muito produtivo o compartilhamento das experiências. A nossa sugestão é que você, juntamente com seu coordenador pedagógico e colegas professores, organize, na escola, um mural de boas práticas. Para isso, escreva um relato ou uma síntese de como foi a aplicação das atividades com seus estudantes, com base nas questões norteadoras: “O que deu certo?”, “O que poderia ser feito de outro modo?”, “Que tipo de intervenção funcionou?”, “Do que mais os estudantes gostaram?”, “Como você avaliou o processo?”. 

Continue pesquisando

Para aprofundar seus conhecimentos, que tal entrar em contato com novos vídeos e textos? A seguir, indicamos esse aprofundamento por temática:

Para entender melhor o conceito de educação integral

Para saber mais sobre metodologias ativas:

Para saber mais sobre comunidade de aprendizagem:

Para saber mais sobre metacognição: 

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.