Formação continuada na escola

Por que e como integrar formação e acompanhamento

Como fazer o acompanhamento pedagógico em constante diálogo com a formação docente? Como continuamente planejar, acompanhar, avaliar e formar os professores da sua escola?

Neste componente, você vai conhecer o ciclo virtuoso da observação de aula como forma de propor as estratégias pedagógicas, acompanhar o trabalho dos professores, avaliá-los e apoiá-los com formações que aprimorem suas práticas.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos conhecer e aprofundar estratégias de acompanhamento, em especial a observação de aula integrada à formação docente, para potencializar o ciclo virtuoso da formação continuada na escola, na intenção de qualificar a implementação do Novo Ensino Médio.

Objetivos

Compreender a importância da observação de aula e do acompanhamento das práticas docentes para fomentar a formação continuada docente qualificada nas escolas do Novo Ensino Médio.

C2_2b.2
Incentivar a colaboração profissional e interpessoal, com o objetivo de materializar objetivamente o direito à educação de todos os alunos.
C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.2.2
Promover o diálogo com seus colegas de trabalho em torno de aspectos pedagógicos e didáticos.
2b.2.5
Construir coletivamente estratégias para assegurar a aprendizagem de todos os alunos na unidade escolar.
2b.4.1
Participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar.
Para formadores

Pauta Formativa

Como fazer o acompanhamento pedagógico em constante diálogo com a formação docente? Como continuamente planejar, acompanhar, avaliar e formar os professores da sua escola?

Compreender a importância da integração entre formação e acompanha- mento e desenvolver diagnóstico da equipe para embasar o plano de for- mação e acompanhamento docente.

1. Acompanhar para formar

2. Por que acompanhar?

3. Como acompanhar para formar?

4.Experimente

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Um bom planejamento é fundamental para garantir uma atuação efetiva no acompanhamento pedagógico. Além disso, é preciso colocar em prática o que foi planejado e se arriscar. Abrace a cooperação com a equipe e o trabalho colaborativo, pois assim todos têm muito a ganhar. Pegue suas anotações e faça um cronograma inicial de observações de aula para discutir com a equipe docente e começar a colocar tudo em prática o quanto antes.

Colabore

A observação de aulas é uma estratégia que funciona super bem, quando realizada com planejamento, cuidado e respeito. Que tal conversar com gestores que já têm essa prática consolidada em suas escolas, para buscar apoio e dicas de como implementar isso no seu cotidiano escolar também? Ah, e não deixe de compartilhar o que você vem construindo sobre essa temática com seus pares, nessas conversas! Muitas novas ideias e possibilidades podem surgir.

Continue Pesquisando

Educando o olhar da observação – Este é o título do texto da professora Madalena Freire, que fala da importância de educar nosso olhar, de forma sensível, para a observação de aula.

Programa “Tutoria” – Desenvolvido pelo Itaú Social, disponibiliza uma série de vídeos curtos que ajudam muito a pensar sobre a observação de aula, o papel da coordenação nessa ação e traz dicas valiosas para as escolas colocarem em prática a observação de aula de forma qualificada. Destacamos os seguintes vídeos:

Saiba mais

ANTUNES, Arnaldo; TATIT, Paulo. O seu olhar. Portal Arnaldo Antunes. Disponível em: arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=26. Acesso em 23 fev. 2021.

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

IAS – Instituto Ayrton Senna. LEITE, R.; MONACO, R. e SANTOS, J. (orgs.) Caderno 12: apoio à gestão pedagógica. Florianópolis: Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina, 2018. Disponível em: drive.google.com/file/d/1Md2Sbd_5vnQDch8vt2Yg3S1GRVcR0QOY/view?usp=sharing. Acesso em: 19 fev. 2021.

ITAÚ, Social. Guia de Tutoria Pedagógica. São Paulo, Itaú Social, 2017. Disponível em: conteudopublicacoes.com.br/itausocial/assets/af200-14fis_pdf_tut-ped_livro1_v13.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.

LAMB, Joice. Observação de aula: coordenador, não seja um estranho na sala. Revista Nova Escola – Gestão, 2018. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/2066/observacao-de-aula-coordenador-nao-seja-um-estranho-na-sala. Acesso em: 23 fev. 2021.

MORICONI, Gabriela Miranda (coord.). Formação Continuada de Professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017.

NOGUEIRA, Flavia. Como fazer uma melhor observação de aula. Revista Nova Escola – Gestão, 2018. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/2097/como-fazer-uma-melhor-observacao-de-sala-de-aula. Acesso em: 23 fev. 2021.

NOVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In Revista Educación n. 350, 2009. Disponível em: educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2009/re350/re350-09.html. Acesso em: 23 fev. 2021.

OLIVEIRA, Priscila. O seu olhar melhora o meu – o potencial da observação de aula. PROFS Blog, 2018. Disponível em: medium.com/profs-conte%C3%BAdo/o-seu-olhar-melhora-o-meu-o-potencial-da-observa%C3%A7%C3%A3o-de-aula-76e0032206ad. Acesso em: 23 fev. 2021.

REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do empenho docente. Cadernos do CAAP – 2, 2011. Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Disponível em: repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4708/1/Observacao-de-aulas-e-avaliacao-do-desempenho-docente.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

SAMIA, Mônica. Princípios que orientam a prática. In Formar para transformar: o caso do município de Irecê. Avante Educação e Mobilização Social. Salvador: 2011. Disponível em: issuu.com/paralapraca/docs/principios_que_orientam_a_pratica. Acesso em: 19 fev. 2021.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, Antônio (coord.). Os Professores e a sua Formação. 3ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. Seleção, digitação, diagramação de José Lino Hack e Mara Brum. Pelotas: FaE-UFPel, set. 2014.

 

Vídeos

EP.11 –  O círculo virtuoso da observação de aula. Belo Horizonte: Nosso Ensino Médio. 1 podcast (19 min). Publicado por Nosso Ensino Médio. Disponível em: open.spotify.com/episode/26YMXPbtGz3FNVvorubmca?si=TNyb5DaVQuyU0X7borUOCg&nd=1. Acesso em: 19 abr. 2021.

FALA Aí, Professor! #07 A relação com o coordenador pedagógico. Brasil: Nova Escola. 1 podcast (29 min). Publicado por Nova Escola. Disponível em: soundcloud.com/novaescola/fala-ai-professor-07-a-relacao-com-o-coordenador-pedagogico. Acesso em: 23 fev. 2021.

PROGRAMA Tutoria – Diagnóstico e Planos de Formação pt. 2. Brasil: Itaú Social. 1 vídeo (8 min). Publicado por Itaú Social. Disponível em: youtube.com/watch?v=GAn63LNtq3w&feature=youtu.be. Acesso em: 23 fev. 2021.

PROGRAMA Tutoria – Observação pt. 3. Brasil: Itaú Social. 1 vídeo (8 min). Publicado por Itaú Social. Disponível em: youtube.com/watch?v=0qLLe0wUeBs&feature=youtu.be. Acesso em: 23 fev. 2021.

PROGRAMA Tutoria – Feedback – pt.4. Brasil: Itaú Social. 1 vídeo (9 min). Publicado por Itaú Social. Disponível em: youtube.com/watch?v=aKf_YpPVzAg&feature=youtu.be. Acesso em: 23 fev. 2021.

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