Eletivas

Eixos estruturantes nos Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos  e empreendedorismo.

O papel dos eixos estruturantes é integrar e integralizar os diferentes arranjos dos Itinerários Formativos e proporcionar aos estudantes experiências educativas conectadas à realidade que promovam sua formação pessoal, profissional e cidadã.

Nesta trilha, vamos ampliar a compreensão sobre cada eixo e construir propostas para implementá-los de maneira plena.

Vamos juntos?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta Trilha de Aprendizagem, você vai explorar as oportunidades que os eixos estruturantes oferecem para a organização dos Itinerários Formativos e a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.

Objetivos

Aprofundar conhecimentos sobre os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos, ampliando a sua motivação, repertório e capacidade de implementá-los de maneira plena.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
1.2.1
Conhecer estratégias, recursos de ensino e atividades adequadas aos objetos de conhecimento ou campos de experiência das áreas nas quais atua.
1.2.2
Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver competências necessárias e que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores, atendendo às necessidades específicas de aprendizado dos alunos em toda a gama de habilidades.
2a.1.1
Criar sequências didáticas coerentes com os objetivos de aprendizagem definidos pela(s) normativa(s) curricular(es) vigente(s).
Para formadores

Pauta Formativa

O que são os eixos estruturantes? Como se inserem nos Itinerários Formativos da sua rede de educação? Como potencializar o trabalho com eles nas escolas?

Aprofundar os conhecimentos sobre os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos, ampliando a motivação, o repertório e a capacidade dos educadores de implementá-los de maneira plena.

1. Raio X dos eixos estruturantes

2. De caso pensado

3. Construindo recomendações

4.Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

  • Acesse as ementas dos Itinerários Formativos elaborados por sua rede de educação e analise como os eixos estruturantes se inserem nas diferentes propostas.
  • Se possível, convide os demais gestores e professores da sua escola para realizarem esta análise com você.

Colabore

  • Divulgue a apresentação que você produziu na primeira atividade, buscando provocar os integrantes da sua comunidade escolar a conhecer e se interessar mais pelos eixos estruturantes.
  • Ofereça-se para compartilhar com eles os materiais e conhecimentos que você adquiriu ao longo desta Trilha de Aprendizagem.
  • Compartilhe também as suas propostas para potencializar o trabalho com os eixos estruturantes na sua escola e estimule gestores e colegas a ampliar essa reflexão e essa lista de recomendações junto com você.

Continue pesquisando

Os links abaixo podem oferecer caminhos para você acessar os aprendizados que ainda gostaria de adquirir sobre os eixos estruturantes. Veja que a Nova Escola e o YouTube oferecem um curso gratuito com ênfase nos eixos estruturantes, que pode ser um bom complemento para a sua formação:

Coletânea de Materiais Frente Currículo e Novo Ensino Médio (2020) – Coletânea organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seu parceiros, que reúne definições e orientações construídas coletivamente por técnicos de secretarias de educação e especialistas, para apoiar a elaboração e implementação dos novos currículos, arquiteturas e regulamentações para o Ensino Médio.

Ensino Médio na BNCC: como desenvolver propostas em sala (2020) – Curso gratuito sobre os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos no Ensino Médio, oferecido pela Nova Escola e pelo YouTube.

Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários Formativos (2018) –  Documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC) que define os objetivos, as habilidades e os eixos estruturantes para orientar o planejamento dos Itinerários Formativos.

Saiba mais

PORVIR. Empreendedorismo Social na Educação 2020: Porvir, British Council e Oi Futuro. Disponível em: empreendedorismosocial.porvir.org/ Acesso em: 21 jan. 2021.

PORVIR. Mão na Massa. 2016. Disponível em: maonamassa.porvir.org/ Acesso em: 21 jan. 2021.

RBAC. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em: aprendizagemcriativa.org/pt-br Acesso em: 21 jan. 2021.

Vídeo

O que são e como trabalhar os eixos estruturantes nos Itinerários Formativos. Belo Horizonte: Nosso Ensino Médio. 1 vídeo (11 min). Publicado por Nosso Ensino Médio. Disponível em: youtube.com/watch?v=ohNrftcPHwQ. Acesso em 13 abr. 2021.

SWAY: como compartilhar conteúdo de forma simples. 1 vídeo (16min). 17 abr. 2020. Publicado por Tríade Educacional. Disponível em: youtube.com/watch?v=J-ZEAcLZxcs  Acesso em: 21 jan. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.