Itinerários formativos para gestores escolares

O papel da liderança pedagógica no trabalho de recomposição das aprendizagens

A gestão escolar é o motor das transformações na escola. 

Aqui você vai explorar elementos fundamentais da gestão focada no processo de recomposição das aprendizagens dos estudantes,  tais como o processo de avaliação contínua e formativa na escola; formação continuada; questões metodológicas da formação docente; trabalho coletivo e consolidação de uma comunidade de aprendizagem.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Apoiar na compreensão da importância do papel da gestão escolar, em especial da coordenação pedagógica, no processo formativo docente para a recomposição das aprendizagens, em diálogo com as competências de formação docente e as competências da direção escolar.

Objetivos

Estabelecer relação entre o desenvolvimento das competências docentes, segundo a BNC-Formação Continuada, e o desenvolvimento das habilidades do coordenador pedagógico enquanto formador da equipe docente, materializando algumas das premissas das competências da direção escolar.

Compreender a importância do papel da coordenação pedagógica no processo formativo docente para apoiar o processo de recomposição de aprendizagens dos estudantes.

C1_3.1
Fortalecer e comprometer-se com uma cultura de altas expectativas acadêmicas, de sucesso e de eficácia escolar para todos os alunos.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
1.1.4
Reconhecer a(s) normativa(s) curricular(es) vigente(s) e as sua(s) relações com referências filosóficas, estéticas, sociológicas e antropológicas, nacionais e internacionais.
1.1.5
Definir altas expectativas acadêmicas para cada disciplina ou área de conhecimento em que atua.
Para formadores

Pauta Formativa

A gestão escolar tem atuado como motor das transformações na escola? Quais são as ferramentas para gestão promover a recomposição das aprendizagens?

Estabelecer relação entre o desenvolvimento das competências docentes, segundo a BNC-Formação Continuada, e o desenvolvimento das habilidades do coordenador pedagógico enquanto formador da equipe docente, materializando algumas das premissas das competências da direção escolar.

Compreender a importância do papel da coordenação pedagógica no processo formativo docente para apoiar o processo de recomposição de aprendizagens dos estudantes.

1. Formação em ação

2. Papel da gestão pedagógica para a recomposição de aprendizagens

 

 

Atividades da trilha

Pesquise

Experimente

Colabore

Compartilhe com a equipe gestora da escola as reflexões sobre o desenvolvimento de competências docentes para garantir o processo de recomposição de aprendizagens. Você pode começar enviando o Infográfico deste componente para seus colegas e mobilizando uma discussão sobre o desenvolvimento dessas competências na equipe.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.