Formação Geral Básica

O educador do Ensino Médio: competências e práticas

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta Trilha de Aprendizagem, você vai aprofundar sua compreensão sobre a relevância, as competências e o desenvolvimento integral dos educadores no Novo Ensino Médio.

Objetivos

Aprofundar sua compreensão sobre as competências requeridas para educadores do Novo Ensino Médio e apoiar o seu engajamento e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C4_2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os alunos e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
C5_2a.5
Instituir prática de autoavaliação, à luz da aprendizagem de seus estudantes, a fim de conscientizar-se de suas próprias necessidades de desenvolvimento profissional.
2a.1.2
Elaborar planejamentos de aula coerentes, que conectem objetivos de aprendizagem claros e precisos, com as atividades avaliativas e com as experiências que serão selecionadas, para que os estudantes atinjam a compreensão desejada.
2a.4.2
Utilizar estratégias que apoiam o currículo e os requisitos legais.
2a.5.2
Reformular e desenhar o seu aperfeiçoamento profissional de acordo com as evidências que recolhe sobre a aprendizagem de seus estudantes.
Para formadores

Pauta Formativa

Quem é o educador do Ensino Médio? Quais são as competências e práticas esperadas dos educadores para promover as transformações do Ensino Médio?

Aprofundar a compreensão sobre a matriz de competências docentes da BNC−Formação Continuada, em diálogo com o desenvolvimento e os com- promissos dos educadores no Ensino Médio.

1. Mapa da Empatia
2. Manifesto de intenções
3. Pontes entre intenção e ação
4.Agenda pessoal de mudança
5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Próximo componente sugerido

Formação Geral Básica Mundo do Trabalho no Ensino Médio