Itinerários formativos para professores

Núcleo de autoria e criação docente

Este é o primeiro componente deste itinerário formativo, que pretende contribuir com a ampliação e aprimoramento de práticas pedagógicas criativas, colaborativas e que oportunizem o protagonismo dos estudantes.

Aqui, você vai refletir sobre suas possibilidades de criação e de autoria, como professor(a), diante das inovações do Ensino Médio: a arquitetura curricular flexível, as metodologias ativas de aprendizagem, a mediação e gestão de sala de aula e as diferentes possibilidades de avaliação.

Vamos começar?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nessa trilha, refletiremos sobre as potencialidades de ser um professor-autor, que concebe práticas pedagógicas criativas capazes de ativar processos de aprendizagem colaborativa com seus estudantes.

Objetivos

Elaborar uma proposta para explorar os materiais de referência do Novo Ensino Médio e empregar o processo de criação docente em uma atividade para estudantes com foco no desenvolvimento dos potenciais juvenis.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.1.5
Planejar o ensino com base no currículo, nos conhecimentos prévios e nas experiências dos alunos, certificando-se de que o conteúdo das aulas seja compreensível para todos os alunos.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Professor(a): vamos refletir sobre suas possibilidades de criação e de autoria, diante das inovações do Ensino Médio?

Refletir sobre a flexibilização curricular, a partir da figura do professor-autor, visando promover a aprendizagem do estudante.

1. Arquitetura curricular

2. Metodologias ativas

3. Mediação e gestão da aula

4.Possibilidades de avaliação

5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

Que tal começar a usar a Aprendizagem Baseada em Projeto em suas aulas? Planeje um percurso metodológico, como visto no Anexo 2 da Pauta Formativa Exemplo de resposta da atividade, pensando não só em como será a gestão das aulas, mas também quais possibilidades são possíveis a partir da arquitetura curricular. Na seção “Pesquise” desta trilha, conheça algumas referências sobre esta metodologia.

Colabore

Que tal realizar o planejamento reverso em parceria com outros professores? Você pode organizar momentos coletivos de planejamento para praticar mais a ideia de planejamento reverso. Peça para algum colega realizar a leitura da sua proposta e avaliar se consegue identificar se ela está alinhada com os objetivos que você definiu para ser desenvolvidos pelos estudantes.

Pesquise

Saiba mais

BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, L. Planejamento reverso e BNCC. Blog Inovação na Educação, 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/01/16/planejamento-reverso-e-bncc/. Acesso em 18 mar. 2021.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Tradução de Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

OBSERVATÓRIO DA EPT. Disponível em <https://observatorioept.org.br/>. Acesso 14 de julho de 2022.

WIGGINS, G.; MCTIGHE, J. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso. Penso Editora, 2019. 

Vídeos

METODOLOGIAS e Avaliação: fundamentos e práticas. Brasil: Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED. 1 vídeo (120 min.). Publicado por Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GLqgm_Phe28. Acesso em: 18 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.