Eletivas

Novas dimensões do trabalho na escola

O mundo do trabalho está em acelerada transformação, com inovações tecnológicas, novas relações trabalhistas, globalização e mudanças demográficas. Já as juventudes têm expectativas de trabalhar com algo que traga satisfação pessoal, tenha impacto na sociedade e esteja alinhado aos seus valores. E qual é o papel da escola nesse contexto? Quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas para que eles construam e sigam seus projetos de vida profissionais?

Nesta eletiva, você vai aprender sobre práticas educacionais inovadoras que contemplam essas transformações do mundo do trabalho, as dimensões que impactam profissões e as aspirações das juventudes, com olhar especial para o contexto e a realidade em que a escola está inserida.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Trazer à tona uma discussão sobre as novas dimensões do mundo do trabalho e seus impactos na escola, bem como sobre as perspectivas dos estudantes em relação ao mundo do trabalho.

Objetivos

Refletir sobre as dimensões do trabalho na contemporaneidade, sobre os anseios dos estudantes a respeito do mundo do trabalho e sobre o papel da escola nesse contexto.

C3_1.3
Conhecer sobre os alunos, suas características e como elas afetam o aprendizado, valendo-se de evidências científicas.
C4_1.4
Conhecer o ambiente institucional e sociocultural do contexto de atuação profissional.
2a.1.4
Considerar os diferentes domínios cognitivos e as dimensões do conhecimento quando da definição dos objetivos pedagógicos, elaborando-os para que sejam observáveis e mensuráveis.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

O que o mundo do trabalho espera dos jovens? O que os jovens esperam do mundo do trabalho? Qual é o papel da escola para que os jovens construam seus projetos de vida profissionais?

Compreender as dimensões do mundo do trabalho e os anseios do jovem a esse respeito, sendo capaz de identificar ambos na análise de práticas de ensino já existentes.

1. O que está acontecendo com o mundo do trabalho?

2. E os anseios dos jovens?

3. Fórum de boas práticas: pesquisa e exposição de casos

4. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

  • O debate sobre as novas dimensões do mundo do trabalho e sobre as perspectivas das juventudes a respeito do mundo do trabalho deve ser contínuo e transversal na escola. Que tal levar as aprendizagens construídas nesta trilha como forma de estimular esse debate na sua instituição? Uma maneira de dar o primeiro passo é abrindo uma coleção no “Wakelet” (ou outro aplicativo que você já esteja utilizando para seus registros) com a temática “Novas Dimensões do Mundo do Trabalho”. Lá você poderá colocar pesquisas, dados, vídeos, artigos e outros materiais para compartilhar com seus colegas e iniciar os estudos e discussões.
  • Veja mais sobre como usar essa ferramenta: Ensino Remoto | Wakelet – Organização Digital | Amplifica Oficial | YouTube.

Pesquise

Saiba mais

AGUIRRE, Aitziber et al. EduSapiens: um guia para planejar experiências criativas em sala de aula. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2019. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/EduSapiens.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

CANUTO, Otaviano. Por que a pandemia deixará cicatrizes no mercado de trabalho? Por quê? Economês e financês em bom português. 25 mar. 2021. Disponível em: https://porque.com.br/por-que-a-pandemia-deixara-cicatrizes-no-mercado-de-trabalho. Acesso em: 12 abr. 2022.

COMO anda o desemprego no Brasil? Por quê? Economês e financês em bom português. 23 fev. 2021. Disponível em: https://porque.com.br/como-anda-o-desemprego-no-brasil-guetonomia-78. Acesso em: 12 abr. 2022. 

CONHEÇA o Mapa de Empatia, 2020. Blog Jovens Gênios. Disponível em: <https://blog.jovensgenios.com/mapa-de-empatia/>. Acesso em: 18 abr. 2021.   

DIVERSIDADE no mercado de trabalho. Produção: Canal Futura, 2017. 1 vídeo (24 min 58). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=egbt59rTZcI&t=6s. Acesso em: 12 abr. 2022.

ECYCLE. Setor 2.5: negócios inovadores em prol do social. 6 jun. 2017.  Disponível em: https://www.ecycle.com.br/5667-setor-2-5. Acesso em: 12 abr. 2022.

EDUCAÇÃO Empreendedora. Produção: Conexão Futura. [s.l.], 2015. 1 vídeo (25 min 21). Disponível em www.youtube.com/watch?v=BGZn5rO1l7Q. Acesso em: 12 abr. 2022.

ENSINO Remoto — Wakelet. Produção: Amplifica Oficial, [s.l.], 2020, 1 vídeo (7 min 36). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R9Ns-9oOyZ0. Acesso em: 12 abr. 2022.

FONSECA, Ana Luiza et al. Empreendedorismo na escola: manual do aluno. Lavras: UFLA, DAE, 2018.

FUNDAÇÃO Roberto Marinho; PLANO CDE. Juventudes, educação e projeto de vida: relatório de pesquisa. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.planocde.com.br/site2018/wp-content/uploads/2020/08/Relatorio_JuventudesEducacaoProjetoDeVida.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

FUNDAÇÃO Telefônica Vivo. Juventude conectada 2. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2016. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Juventude-Conectada-2016.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

FUNDAÇÃO Telefônica Vivo. Pesquisa do Unicef mostra a visão dos jovens sobre o futuro do trabalho. 9 abr. 2021. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/pesquisa-do-unicef-mostra-a-visao-dos-jovens-sobre-o-futuro-do-trabalho/. Acesso em: 12 abr. 2022.

FUTURO do trabalho: o que as juventudes esperam das empresas. Blog Eureca, 24 nov. 2021. Disponível em: https://blog.eureca.me/futuro-do-trabalho/. Acesso em: 12 abr. 2022.

INKINSPIRA. O que é o setor 2.5 (dois e meio). 24 abr. 2017.  Disponível em: https://inkinspira.com.br/setor-2-5-dois-e-meio. Acesso em: 12 abr. 2022.

ITAÚ Educação e Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: juventudes e trabalho. São Paulo: Itaú Educação e Trabalho, 2020. Disponível em: https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/documents/Livro_EPT.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

ITAÚ Educação e Trabalho; PLANO CDE. Futuro do trabalho: grandes tendências e recomendações de política. 2019. Disponível em: itaueducacaoetrabalho.org.br/documents/Futuro-do-Trabalho-final.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

LABORATÓRIO Think Olga. Economia do cuidado. c2020. Disponível em: https://lab.thinkolga.com/economia-do-cuidado/. Acesso em: 12 abr. 2022.

MILLENNIALS: geração é mais empreendedora e busca propósito no trabalho. Extra, 18 set. 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/economia/emprego/millennials-geracao-mais-empreendedora-busca-proposito-no-trabalho-23076911.html. Acesso em: 12 abr. 2022.

O EMPREGO dos seus sonhos ainda existirá no futuro. Produção: BBC News Brasil, 2020. 1 vídeo (9 min 6). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i2ctSTNaMvg. Acesso em: 12 abr. 2022.

RODRIGUES, Mauro. A impressionante queda na taxa de participação na força de trabalho. Por quê? Economês e financês em bom português. 9 fev. 2021. Disponível em: https://porque.com.br/a-impressionante-queda-na-taxa-de-participacao-na-forca-de-trabalho-grafico-da-semana. Acesso em: 12 abr. 2022. 

SOUZA, Jéssica. Ele criou um projeto que prepara jovens da periferia para o mercado de trabalho. Razões para Acreditar. 19 ago. 2019. Disponível em: https://razoesparaacreditar.com/ele-criou-projeto-prepara-jovens-periferia-mercado-trabalho/. Acesso em: 12 abr. 2022. 

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.