Itinerários formativos para gestores escolares

Inovação da e na gestão escolar

Como a gestão escolar pode transformar suas práticas em direção a uma escola inovadora? Como construir um projeto pedagógico com uma visão ampliada das juventudes e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, em seus projetos de vida e sua autonomia? Como envolver toda a comunidade escolar e fortalecer uma comunidade de aprendizagem? Como trabalhar segundo o princípio da gestão democrática e promover o desenvolvimento docente?

Todas estas questões são exploradas neste componente, especialmente preparado para você gestor e gestora escolar.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Com base em fundamentação teórica e experiências práticas, refletir sobre as inovações propostas pelo Novo Ensino Médio e sobre o impacto que elas geram na gestão escolar.

Objetivos

Refletir sobre a inovação da e na escola e sua relação com a gestão democrática.

C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
C5_3.5
Investir no aprendizado constante, atento à sua saúde física e mental, e disposto a ampliar sua cultura geral e seus conhecimentos específicos.
3.5.4
Engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral.
Para formadores

Pauta Formativa

Como a gestão escolar pode transformar suas práticas em direção a uma escola inovadora, focada no desenvolvimento integral dos estudantes?

– Ampliar os conhecimentos sobre os princípios que contribuem para a inovação da escola, de modo a favorecer a prática de gestão com base nesses princípios;

– Identificar como esses princípios são traduzidos nas práticas implementação do Novo Ensino Médio;

– Apoiar as equipes escolares para realizarem a implementação do novo currículo do Ensino Médio.

1. O que trago da minha experiência?

2. O que é gestão democrática e o que ela favorece?

3. Convite à construção de uma rede colaborativa

4.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

Que tal realizar uma reunião pedagógica especificamente para discutir com a equipe docente da escola as inovações a serem implementadas para o Novo Ensino Médio se tornar realidade na escola em que atua? Você pode convidar o grupo para analisar o infográfico que acompanha esta trilha e pedir que eles analisem se a escola carrega as marcas de inovação.

Em seguida, utilize os materiais estudados nesta trilha e proponha a elaboração de um plano de ação que considere as inovações propostas na BNCC para o Novo Ensino Médio e como elas podem se tornar presentes no dia a dia da sala de aula. Vocês podem levantar pautas como: 

  • centralidade do estudante no processo de aprendizagem;
  • Educação Integral;
  • desenvolvimento de competências;
  • flexibilização curricular;
  • Educação Profissional e Tecnológica;
  • protagonismo juvenil
  • projetos de vida.

Faça uma discussão sobre esses planos de ação de modo que os professores possam colaborar uns com os planos dos outros.

Colabore

Procure valorizar as práticas inovadoras entre as iniciativas de gestão e pedagógicas presentes na escola em que você atua. Para isso, você pode se inspirar no material estudado nesta atividade e nas anotações que fez. Convide os profissionais autores dessas inovações para registrarem suas práticas e abra espaço para compartilhamento.

A escola é um local privilegiado para a formação entre pares acontecer – de professor para professor, de gestor para gestor. Valorize o conhecimento que vem sendo construído dentro da unidade em que você atua e mobilize que ele seja socializado; assim, todo mundo aprende e todo mundo ensina, e uma comunidade de aprendizagem vai se fortalecendo.

Saiba mais

ASHOKA, FEUSP; CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Construção Coletiva de Centro de Referência em Educação Integral. Práticas Inovadoras para o Ensino Médio. Disponível em: educacaointegral.org.br/especiais/praticas-inovadoras-para-o-ensino-medio. Acesso em: 9 mar. 2021. 

ESCOLAS TRANSFORMADORAS. Propostas para o Ensino Médio. Disponível em: escolastransformadoras.com.br/noticias/propostas-para-o-ensino-medio. Acesso em: 8 mar. 2021.

LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Item 5. Gestão democrática e participativa. Curitiba: Positivo, 2009. p. 69.

NÓVOA, Antonio. Três bases para um novo modelo de formação. Revista Nova Escola, 1 set. 2013. Disponível em: <>. Acesso em: 8 de mar. 2021.

PACHECO, J. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019.

PORVIR. Infográfico Inovações do Novo Ensino Médio. Disponível em: gestaoescolar.org.br/conteudo/182/tres-bases-para-um-novo-modelo-de-formacao. Acesso em: 8 mar. 2021.

THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

Vídeos

A EDUCAÇÃO, a cidadania e os futuros líderes. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal  Educação Invista. Disponível em: youtube.com/watch?v=p3zDf3F_-sg. Acesso em: 10 mar. 2021.

AS PRINCIPAIS mudanças no Ensino Médio. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=KaiAD8TVSkQ. Acesso em: 10 mar. 2021.

EU caçador de mim. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Milton Nascimento. Disponível em: youtu.be/JSxO2BLvm8M. Acesso em: 8 mar. 2021.

GESTÃO escolar democrática. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (12 min). Publicado pelo canal Carla Romanha. Disponível em: youtube.com/watch?v=-TG1rfDVq_A&t=29s. Acesso em: 10 mar. 2021.

METAMORFOSE ambulante. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Raul Seixas. Disponível em: youtube.com/watch?v=CmB4sfoZkwo. Acesso em: 10 mar. 2021.

PROJETO Pedagógico da Escola Amorim Lima: Ana Elisa Siqueira at TEDx Vale do Anhangabaú. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (18 min). Publicado pelo canal TEDx Talks. Disponível em:youtube.com/watch?v=jFWiTl1xxo4. Acesso em: 5 mar. 2021.

WEBSÉRIE Inova Escola – EMEF Desembargador Amorim Lima. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal  Fundação Telefônica Vivo. Disponível em: youtube.com/watch?v=jFWiTl1xxo4. Acesso em: 10 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.