Itinerários formativos para gestores escolares

Implementação e gestão do currículo

Como ampliar a compreensão dos educadores sobre o currículo integrado e despertar o desejo de transformação? Como promover um planejamento que leve em conta a integração curricular? Como garantir um planejamento curricular colaborativo e que contribua para a formação continuada?

Seu papel na gestão escolar, na liderança de uma equipe engajada e colaborativa, que promove o planejamento e a implementação de um currículo integrado, é o tema deste componente.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir a respeito das seguintes questões:
Qual a concepção de interdisciplinaridade com a qual a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trabalha?
Em que medida as práticas interdisciplinares podem orientar a gestão dos currículos do Novo Ensino Médio?

Objetivos

Refletir sobre a importância da interdisciplinaridade nas ações pedagógicas, de forma a qualificar a gestão dos currículos no Novo Ensino Médio.

C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.4.2
Contribuir para criar e manter comunidades de aprendizagem em suas salas de aula, em suas instituições de ensino e em suas redes profissionais.
3.5.4
Engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral.
Para formadores

Pauta Formativa

Como ampliar a compreensão dos educadores sobre o currículo integrado e despertar o desejo de transformação? Como promover um planejamento que leve em conta a integração curricular? Como garantir um planejamento curricular colaborativo?

Como ampliar a compreensão dos educadores sobre o currículo integrado e despertar o desejo de transformação? Como promover um planejamento que leve em conta a integração curricular? Como garantir um planejamento curricular colaborativo?

1. Currículo por competências

2. Currículo prescrito e vivido

3. A BNCC e o Ensino Médio

4.A gestão pedagógica do currículo

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Dialogue com a equipe escolar sobre o que você acabou de estudar nesta trilha e, se possível, replique com a equipe as atividades realizadas. Assim, todos estarão alinhados com as concepções do currículo integrado do Novo Ensino Médio.

Colabore

Por vezes o caminho mais seguro para fomentar esse debate na escola é se basear em uma situação real. Para que a dinâmica dê certo, planejamento e sistematização são fundamentais. Que tal identificar uma situação da escola que mereça atenção? Por exemplo, você pode explorar o aumento de consumo de energia da escola. Projetos interdisciplinares também pedem situações problema que mobilizem boa parte das pessoas.

E agora, como você vai mobilizar seus professores para pensar a respeito? Quantos componentes podem ser integrados para tratar do problema levantado? Haveria necessidade de mantermos a disciplinarização quando o tema fosse abordado com alunos do Ensino Médio? Quais conexões com a prática podem ser identificadas? A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que você daria de forma convencional, seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática? O que dá sentido ao estudo?

Continue pesquisando

Agora que você já organizou algumas ações para a gestão do currículo, leia a reportagem  da Revista Nova Escola Interdisciplinaridade: como a coordenação pedagógica atua na articulação de projetos que envolvem mais de uma área | Karina Padial, Ana Ligia Scachetti e Carla de Franco.

Saiba mais

BEANE, James. A. Integração Curricular: a concepção do núcleo da educação democrática. Lisboa: Didática Editora, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FAZENDA, I.C.A. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo, Editora Cortez, 2001.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

GESTA. Engajamento Escolar: Meme é coisa séria. Disponível em: gesta.org.br/memes/engajamento-escolar. Acesso em: 10 mar. 2021.

IAS – Instituto Ayrton Senna. Integração Curricular para a Educação Integral. In: MEC. Guia de implementação do Novo Ensino Médio, 2018. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/Integra%C3%A7%C3%A3o%20Curricular%20em%20Santa%20Catarina%20-%20Instituto%20Ayrton%20Senna.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. 

JORNAL DO PROFESSOR. Entrevista com Ana Maria Eyng: trabalho com projetos traz diversos benefícios. Edição 31: Prêmio Professores do Brasil de 15 dez. 2009. Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=34&idCategoria=8. Acesso em: 10 mar. 2021.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: MEC. Indagações sobre currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento (orgs.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: finom.edu.br/assets/uploads/cursos/categoriasdownloads/files/20190605040644.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

PADIAL, Karina; SCACHETTI, Ana; FRANCO, Carla. Interdisciplinaridade:  como a coordenação pedagógica atua na articulação de projetos que envolvem mais de uma área. Revista Nova Escola. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/8081/interdisciplinaridade. Acesso em: 10 mar. 2021.

PORVIR. Campanha usa meme para levantar debate sobre educação. Disponível em: porvir.org/campanha-usa-meme-para-levantar-debate-sobre-educacao. Acesso em: 10 mar. 2021.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.