Itinerários formativos para gestores escolares

Gestão da aprendizagem

Qual é o principal foco do seu trabalho na gestão da escola?

A gestão da aprendizagem precisa ser a grande prioridade da gestão escolar. E isso envolve trabalhar para o desenvolvimento dos alunos e, também, dos professores . É papel da gestão trabalhar com foco nos projetos de vida de jovens e educadores. Isso porque sua equipe docente precisa estar preparada e motivada para o objetivo comum e principal da educação de promover a aprendizagem dos alunos.

Neste componente o foco são os principais aspectos, estratégias e práticas de gestão para aprendizagem.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos refletir sobre gestão da aprendizagem e sua importância, tanto na formação de professores quanto para a garantia do aprendizado dos estudantes, em consonância com a visão de juventudes apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos

Refletir sobre gestão da aprendizagem e sua relação com a visão de juventudes apresentada na BNCC

C4_2b.4
Contribuir para o desenvolvimento da administração geral do ensino, tendo como base as necessidades dos alunos e do contexto institucional, considerando a legislação e a política regional.
2b.4.2
Contribuir para criar e manter comunidades de aprendizagem em suas salas de aula, em suas instituições de ensino e em suas redes profissionais.
3.5.4
Engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral.
Para formadores

Pauta Formativa

Qual é o principal foco da gestão escolar? Quais os principais aspectos, estratégias e práticas de gestão para aprendizagem?

Refletir sobre o que são as juventudes na contemporaneidade, bem como explorar a visão de juventudes que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, de modo a projetar ações de gestão da aprendizagem no Ensino Médio, alinhadas às concepções da BNCC para esse segmento da Educação Básica e para a implementação do Novo Ensino Médio.

1. Ser jovem, ontem e hoje

2. Gestão da aprendizagem: aspectos teóricos

3. A escola que temos

4.A escola que queremos

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Uma das questões importantes quando tratamos da formação do professor é a ausência de discussão sobre temas de seu interesse. Você pode organizar uma enquete, escolher alguns temas, propor que eles pesquisem e realizar encontros para discutir e refletir sobre eles. Essas discussões podem ser realizadas em encontros específicos ou como parte dos encontros pedagógicos ao longo do ano. Veja se e como o conteúdo dessa trilha pode compor o seu planejamento de formação continuada dos professores. Você pode usar os materiais e estratégias em uma reunião pedagógica ou para enriquecer a discussão de um tema correlato.

Colabore

Outra possibilidade é utilizar o material para subsidiar uma pesquisa colaborativa com a equipe docente, baseada na seguinte problematização: “Como incorporar a visão de juventudes apresentada na BNCC como base para práticas docentes na escola?”. Nessa proposta, os professores podem realizar suas pesquisas em grupo, por afinidade ou pelos temas escolhidos. Essa estratégia favorece a criação de uma comunidade de aprendizagem e garante maior engajamento.

De olho na homologia!

Perceba que as atividades desta trilha têm como base o eixo estruturante de Investigação Científica, num movimento contínuo de percepção dos conhecimentos que já existem, pesquisa em materiais de apoio para aprimorar estes conhecimentos, com registro dos aprendizados e sistematização do conhecimento.

Continue pesquisando

Conheça os seguintes sites para aprofundar a pesquisa no tema:

Saiba mais

ANDRÉ, Simone. O que é desenvolvimento socioemocional? São Paulo, 27 jun. 2019. LinkedIn: simone-andre. Disponível em: bit.ly/33FE4lh. Acesso em: 11 mar. 2021.

CARRANO, Paulo Cesar R. Combater, ignorar ou dialogar com as identidades juvenis: Como compreender as tensões intrínsecas à juventude e respeitar essa diversidade cultural para estabelecer um ambiente em que os jovens sintam que seus saberes são acolhidos. Revista Nova Escola, Brasil, ano 30, edição 287, nov. 2015. Disponível em: novaescola.org.br/conteudo/8505/combater-ignorar-ou-dialogar-com-as-identidades-juvenis. Acesso em: 12 mar. 2021.

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC). Home. Brasil, 2021. Portal CENPEC. Disponível em: cenpec.org.br/quem-somos. Acesso em: 12 mar. 2021.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. O que é Educação Integral? Brasil, 2021. Portal Centro de Referências em Educação Integral. Disponível em: educacaointegral.org.br/conceito/?gclid=Cj0KCQiA48j9BRC-ARIsAMQu3WT_i8vx5J1WmCdcahwhVr2edkGLF7A7taSvek8Gfj3gDnRWHYz16mIaApK_EALw_wcB. Acesso em: 12 mar. 2021.

INSTITUTO IUNGO. Home. Brasil, 2021.Portal Instituto iungo. Disponível em: iungo.org.br/. Acesso em: 12 mar. 2021.

INSTITUTO IUNGO. Projetos de vida. Brasil, 2021. Portal Instituto iungo. Disponível em: iungo.org.br/series-tematicas/projetos-de-vida/. Acesso em: 12 mar. 2021.

 

Vídeos

AS PRINCIPAIS Mudanças no Ensino Médio. Brasil: Movimento pela Base, 26 abr. 2019. 1 vídeo (3 min). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=KaiAD8TVSkQ. Acesso em: 12 mar. 2021.

CEUMAR – O Seu Olhar. Brasil: Ceumar, [S. d.]. 1 vídeo (4 min). Publicado por peww1. Disponível em: youtube.com/watch?v=EzbTEI4BY8g. Acesso em: 12 mar. 2021.

DOCUMENTÁRIO Juventude Conectada | #Comportamento. Brasil: Luiz Bolognesi, Buriti Filmes, 20 set. 2016. 1 vídeo (26 min). Publicado por Fundação Telefônica Vivo. Disponível em: youtube.com/watch?v=vK2AW-4S-xQ. Acesso em: 12 mar. 2021.

GESTÃO dos processos de aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 6 maio 2015. 1 vídeo (21 min). Publicado por Cursos MEC. Disponível em: youtube.com/watch?v= YJ76qkVhlIY & t=29s. Acesso em: 12 mar. 2021.

ONE Small Step. EUA: Taiko Studios, 4 out. 2018. 1 vídeo (7 min). Publicado por CGMeetup. Disponível em: youtube.com/watch?v=yWd4mzGqQYo&feature=emb_title. Acesso em: 12 mar. 2021.

PRIMEIRO passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 1). Brasil: Instituto iungo, 17 fev. 2020. 1 vídeo (7 min). Publicado por Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=mtaomLjMQDU. Acesso em: 8 mar. 2021.

PRIMEIRO passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 2). Brasil: Instituto iungo, 17 fev. 2020. 1 vídeo (6 min). Publicado por Instituto iungo. Disponível em: youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U. Acesso em: 12 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.