Eletivas

Ensino Médio Conectado: Cultura digital

A cultura digital é uma realidade, especialmente para os jovens. Ainda que com diferentes graus de acesso às tecnologias digitais, recorremos a elas para nos relacionar, produzir conhecimentos e intervir na realidade.

Como, então, apoiar os(as) estudantes a vivenciar de forma crítica, ética e protagonista a cultura digital, conforme indicado na BNCC?

Neste componente, você vai aprender mais sobre isso, com foco no seu desenvolvimento, na formação integral dos estudantes e no uso de recursos digitais para favorecer a aprendizagem.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Propor a reflexão e o desenvolvimento de estratégias para que você reflita sobre o seu papel em apoiar os jovens no desenvolvimento de competências relacionadas à cultura digital no Novo Ensino Médio.

Objetivos

Analisar estratégias e caminhos possíveis para que os jovens desenvolvam competências relacionadas à cultura digital no Novo Ensino Médio.

C2_1.2
Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações.
C3_1.3
Conhecer sobre os alunos, suas características e como elas afetam o aprendizado, valendo-se de evidências científicas.
1.2.7
Demonstrar conhecimento de variados recursos – incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) –, capazes de envolver cognitivamente e emocionalmente os alunos em seus aprendizados.
1.3.1
Demonstrar conhecimento e compreensão sobre como os alunos aprendem e as implicações para o ensino.
Para formadores

Pauta Formativa

Como a cultura digital se relaciona à sua atuação e ao desenvolvimento integral dos(as) jovens? Como usar recursos digitais como foco na aprendizagem?

Analisar as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação Continuada relacionadas à cultura digital e, ainda, viven- ciar o uso de recursos digitais e de estratégias que coloquem em foco a aprendizagem dos estudantes.

1. A Cultura digital como competência

2. Jovens e a cultura digital

3. Recursos digitais

4.A ética e a cultura digital

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Já pensou como seria incrível se você conseguisse desenvolver com mais detalhes o planejamento do projeto e de fato implementá-lo em sua escola ou sua rede? Claro que é possível fazer as adaptações para realidade da sua comunidade escolar. Talvez com outro tema que pertença à Cultura Digital e faça mais sentido dentro da sua comunidade escolar.

Colabore

Registre no seu Diário de Bordo a rotina de pensamento a seguir e, se possível, troque com seus pares o seu registro através de mensagens ou em algum momento em que o contato entre vocês acontecer. Complete:

Em relação à Cultura Digital, eu pensava _________________________________.

Agora eu penso ____________________________________________________ porque __________________________________________________________.

Dica!

Caso seus pares da comunidade de aprendizagem também realizem esta trilha, combine com eles de enviar o vídeo que você criou e de receber o vídeo criado por eles para realizar uma avaliação por pares, promovendo uma devolutiva para a produção de outro participante e recebendo uma devolutiva. Lembre-se de usar os critérios da rubrica para esta avaliação.

Continue pesquisando

Texto: nesta atividade, nos inspiramos no modelo de uma WebQuest (Webcast: como organizar uma atividade significativa de pesquisa | Lilian Bacich | Blog Inovação na Educação)

Saiba mais

BACICH, Lilian. Aprendizagem Baseada em Projetos: desafios da sala de aula em tempos de BNCC. Blog Inovação na Educação, [S. l.], 16 jan. 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/01/16/aprendizagem-baseada-em-projetos-desafios-da-sala-de-aula-em-tempos-de-bncc. Acesso em: 8 mar. 2021.

BACICH, Lilian. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Blog Inovação na Educação, [S. l.], 22 mar. 2020. Disponível em: lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa. Acesso em: 8 mar. 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, 2020, p. 103.

CIEB. Guia EduTec. Guia EduTec. [S. D.]. Disponível em: guiaedutec.com.br. Acesso em: 8 mar. 2021.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 222.

 

Vídeos

COMPETÊNCIA 5: Cultura Digital. Brasil: Base Nacional Comum Curricular –  BNCC. 1 vídeo (75 min). Publicado por Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: youtube.com/watch?v=ZsNHx4c4e_4&feature=youtu.be. Acesso em: 8 mar. 2021.

PIERRE Lévy e a Cibercultura. Brasil: Professor Krauss. 1 vídeo (10 min). Publicado por Professor Krauss. Disponível em: youtube.com/watch?v=ZYg70y6p3v8. Acesso em: 8 mar. 2021.

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