Itinerários formativos para professores

Eletivas

O que são as Eletivas? Como elas apoiam o desenvolvimento integral e o protagonismo dos estudantes? Como elas podem ser elaboradas? Como dialogam com o interesse e os projetos de vida dos(as) estudantes? 

Aqui você vai conhecer um pouco mais das Eletivas, o papel que elas têm na arquitetura curricular do Ensino Médio e outros aspectos relevantes para a elaboração, o planejamento e a mediação desses componentes.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, será possível refletir sobre as eletivas e as oportunidades educativas que elas podem proporcionar aos estudantes.

Objetivos

Desenvolver processos criativos e colaborativos para a elaboração de Eletivas que dialoguem com os interesses juvenis e com as inovações propostas para o Ensino Médio.

C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

O que são as Eletivas? Como elas contribuem para o desenvolvimento integral e o protagonismo dos estudantes? Como elas podem ser elaboradas?

Identificar e analisar o papel das Eletivas, no contexto do Novo Ensino Médio, e quais possibilidades formativas podem proporcionar aos jovens estudantes.

1. Eletivas e oportunidades

2. Eletivas e eixos estruturantes

3. Eletivas e Projetos de Vida

4.Construção de Eletivas

5. É hora de avaliar

 

Atividades da trilha

Experimente

O que acha de começar a propor algumas das novidades na sua rede e/ou na sua escola? Que tal sugerir a elaboração de uma eletiva interdisciplinar, usando os eixos estruturantes?

Colabore

Tente traçar uma proposta na sua escola ou rede, pensando em:

  • Como promover a consulta aos jovens estudantes e reconhecer seus projetos de vida? 
  • Como criar oportunidades educativas para os jovens estudantes por meio das Eletivas?

Continue pesquisando

Para ampliar seus estudos, leia os materiais indicados aqui. Eles podem auxiliar você na construção de Eletivas com metodologias ativas e considerando os temas transversais:

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 18 fev. 2021.

BACICH, Lilian. Aprendizagem baseada em projetos: desafios da sala de aula em tempos e BNCC. Blog Inovação na Educação, 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/01/16/aprendizagem-baseada-em-projetos-desafios-da-sala-de-aula-em-tempos-de-bncc. Acesso em: 5 mar. 2021.

______. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Disponível em: lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa. Acesso em: 18 fev. 2021.

______; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. E-book.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, [s. d.]. Disponível em: drive.google.com/file/d/1wYTmYwXYaip3mCJhCZIbSQx96EPMa0Jh/view?usp=sharing. Acesso em: 5 mar. 2021.

______, Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: drive.google.com/file/d/1qfR_B1bRGajnMHuhaFjAg1BVLqmRr1l9/view. Acesso em: 5 mar. 2021.

CONSED. Coletânea de materiais. Fev. 2020. Disponível em: drive.google.com/file/d/1phN2UY3ZaysAVgScDiDtzGsembcs4Ku0/view. Acesso em: 5 mar. 2021.

RABIN, M. L. R; BACICH, Lilian. O protagonismo juvenil na era digital. Revista Juventude e Políticas Públicas, Brasília, v. 2, Edição Especial, p. 40-54, abr. 2018. Disponível em:  researchgate.net/publication/324839358_O_PROTAGONISMO_JUVENIL_NA_ERA_DIGITAL. Acesso em 18 fev. 2021.

 

Vídeos

COMO fazer um mapa mental. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Lucidchart Português. Disponível em: youtu.be/ILlPjxaT5u0. Acesso em: 5 mar. 2021.

ENSINO Integral: disciplinas eletivas despertam o interesse de alunos. [S. l.: s. n.], 2012. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em: youtube.com/watch?v=3Xdb0dx8bKM&t=65s. Acesso em: 5 mar. de 2021.

ESCOLA Viva! O que é eletiva. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal E.V_erdade. Disponível em: youtube.com/watch?v=GOtn6z4AQQA. Acesso em: 5 mar. 2021.

NOVO Ensino Medio. [S. l.: s. n.: s. d.] . 1 vídeo (2 min). Publicado por Novo Ensino Médio. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial. Acesso em: 5 mar. 2021.

CANVA. Canva. Design para todos. Disponível em: canva.com/pt_br. Acesso em: 9 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.