Itinerários formativos para professores

Aprofundamentos

Como funcionam os itinerários formativos em um currículo flexível? Quais são os tipos de escolhas que os estudantes podem fazer em seus itinerários? O que são os aprofundamentos por área do conhecimento?

Neste componente você vai entender as diferentes possibilidades e composições dos itinerários formativos de Ensino Médio. Vai explorar também o seu papel para desenhar a experiência de aprendizagem, mediar e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno com seus interesses e projetos de vida singulares. 

Vamos nos aprofundar no tema?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Identificar os desafios e as possibilidades para a elaboração e a implementação dos Aprofundamentos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

Objetivos

Analisar as possibilidades de organização dos Aprofundamentos dos Itinerários Formativos por meio das oportunidades de autoria e criação docente e dos documentos norteadores no Novo Ensino Médio.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Como funcionam os itinerários formativos em um currículo flexível? Qual a relação com Projetos de Vida do estudante? Quais são os tipos de escolhas que os estudantes podem fazer em seus itinerários? O que são os aprofundamentos por área do conhecimento?

Construir propostas e significados para compreender as habilidades dos eixos estruturantes para os Itinerários Formativos com foco no desenvolvimento do protagonismo juvenil e por meio do processo de criação docente.

1. Eixos estruturantes

2. Autoria e criação docente nos Aprofundamentos

3. Os papéis, as metodologias ativas e a avaliação nos Aprofundamentos

4.Oportunidades nos Aprofundamentos

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal propor formas de identificar os interesses dos estudantes para a construção de Itinerários Formativos que atendam às necessidades deles? Para isso, realize conversas em sua escola ou rede e organize com outros professores e gestores uma rodada de escuta dos estudantes. Podem ser rodas de conversa ou pesquisas utilizando formulários on-line. É uma oportunidade de conhecer os interesses dos estudantes e de poder criar itinerários que estejam alinhados a essas necessidades. Para a realização dessas atividades, vale conferir a metodologia de escuta e participação desenvolvida pelo projeto Faz Sentido.

Colabore

Tente traçar uma proposta na sua escola ou rede, pensando em como colocar em prática a comunicação sobre os Itinerários Formativos. Para isso, busque materiais e organize momentos de planejamento coletivo com outros professores que também atuam na etapa do Ensino Médio. Procure por recursos digitais e estratégias para que os estudantes possam comunicar os projetos que vocês desenvolverão, assim como as aprendizagens para a escola, por meio de apresentações, feiras, entre outros eventos, e para a comunidade, usando as redes sociais e instrumentos de comunicação da escola, como sites e blogs.

Continue pesquisando

Vamos falar sobre Projetos? – Texto produzido por Lilian Bacich que provoca educadores a considerarem a realização de projetos como uma das possibilidades de metodologias para os Itinerários Formativos.

Saiba mais

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian. Vamos falar sobre projetos? Portal Inovação da Educação, 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/04/04/vamos-falar-sobre-projetos. Acesso em: 25 fev. 2021.

______; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília: MEC. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 25 fev. 2021.

______, Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Brasília: MEC. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais da BNCC. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

CONSED. Coletânea de materiais. Fev. 2020. Disponível em: drive.google.com/file/d/1phN2UY3ZaysAVgScDiDtzGsembcs4Ku0/view. Acesso em: 25 fev. 2021.

GOOGLE Workspace. Drive. Disponível em: workspace.google.com.  Acesso em: 13 mar. 2021.  

MICROSOFT. Microsoft One Note. Suporte. Disponível em: microsoft.com/pt-br/microsoft-365/onenote/digital-note-taking-app. Acesso em: 13 mar. 2021.  

WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso. Porto Alegre: Penso, 2019.

 

Vídeos

ENSINO Médio na BNCC: Empreendedorismo – Aula comentada (Curso 1 – Aula 7). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (46 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=FpMnuEEFx4g&list=PLfarCWFbZ2YbA2xcT-9rxEwZa9kzTWAAC&index=8. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Processos Criativos – Aula comentada (Curso 1 – Aula 4). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (42 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=aUuTEewIqxg&list=PLfarCWFbZ2YbA2xcT-9rxEwZa9kzTWAAC&index=5. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Investigação Científica – Aula comentada (Curso 2 – Aula 4). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (54 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=kyOCTTTtzrA&list=PLfarCWFbZ2YY1W4S89Qoq-24FEPrcn3hs&index=5. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Mediação e Intervenção Sociocultural – Projeto comentado (Curso 2 – Aula 7). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (60 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=6GtzSHoHhNw&list=PLfarCWFbZ2YY1W4S89Qoq-24FEPrcn3hs&index=8. Acesso em: 25 fev. 2021.

FAZ sentido. Manifesto. [S. l.: s. n.: s. d.], 1 vídeo (3 min). Publicado no site Faz sentido. Disponível em: fazsentido.org.br. Acesso em: 13 mar. 2021.  

METODOLOGIAS e avaliação: fundamentos e práticas. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (120 min). Publicado pelo canal Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do CONSED. Disponível em: youtube.com/watch?v=GLqgm_Phe28. Acesso em: 25 fev. 2021. 

MICROSOFT. Treinamento em vídeo do One Note. Suporte. Disponível em: support.microsoft.com/pt-br/office/treinamento-em-v%C3%ADdeo-do-onenote-1c983b65-42f6-42c1-ab61-235aae5d0115. Acesso em: 13 mar. 2021.  

OS ITINERÁRIOS Formativos do Novo Ensino Médio. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=9zPshUn0ZNg&feature=emb_logo. Acesso em: 25 fev. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.