Formação Geral Básica

A escola do Ensino Médio, os jovens e seus projetos de vida

É no encontro entre educadores e estudantes que o ensino e a aprendizagem acontecem em sua maior potência. Para trabalhar no Ensino Médio, é essencial que você conheça os jovens brasileiros.

Qual é a relação desses jovens, que já nasceram no século XXI, com a escola? O que eles sabem e pensam sobre si e o mundo? Como promover a participação desses estudantes para que possam transformar a própria vida e o seu contexto? Como a escola impacta o seu presente e pode influenciar o seu futuro? 

Estas e outras questões irão te guiar neste componente.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta Trilha de Aprendizagem, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre as juventudes brasileiras, o protagonismo juvenil e os projetos de vida dos estudantes como elementos estruturantes e impulsionadores do Novo Ensino Médio.

Objetivos

Aprofundar sua compreensão sobre as juventudes brasileiras e ampliar a sua motivação e capacidade para promover o engajamento, a participação e os projetos de vida dos estudantes.

C3_1.3
Conhecer sobre os alunos, suas características e como elas afetam o aprendizado, valendo-se de evidências científicas.
C4_2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os alunos e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
1.3.1
Demonstrar conhecimento e compreensão sobre como os alunos aprendem e as implicações para o ensino.
1.3.5
Identificar habilidades dos estudantes para poder potencializá-los, considerando as necessidades e seus interesses educativos.
2a.4.1
Promover o respeito e a participação de todos os alunos nas ações educativas, considerando a diversidade étnica, de gênero, cultural, religiosa e socioeconômica.
2a.4.2
Utilizar estratégias que apoiam o currículo e os requisitos legais.
Para formadores

Pauta Formativa

Quem são os estudantes do Ensino Médio e que relação têm com a escola? Por que fomentar o protagonismo juvenil na escola? Por que garantir tempos e espaços para a construção de seus projetos de vida?

Aprofundar a compreensão dos educadores sobre as juventudes brasileiras, ampliando a sua motivação e capacidade de promover o engajamento, a participação e o projeto de vida dos estudantes.

1. (Re)conhecendo as juventudes
2. Discutindo relações
3. Ampliando o sentido da escola
4.Promovendo a participação dos estudantes
5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Próximo componente sugerido

Formação Geral Básica O educador do Ensino Médio