Itinerários formativos para professores

Itinerários Formativos de Aprofundamentos

Como funcionam os itinerários formativos em um currículo flexível? Quais são os tipos de escolhas que os estudantes podem fazer em seus itinerários? O que são os aprofundamentos por área do conhecimento?

Neste componente você vai entender as diferentes possibilidades e composições dos itinerários formativos de Ensino Médio. Vai explorar também o seu papel para desenhar a experiência de aprendizagem, mediar e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno com seus interesses e projetos de vida singulares. 

Vamos nos aprofundar no tema?

Atualizado

O conteúdo destes arquivos está em conformidade com a nova política do Ensino Médio.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Identificar os desafios e as possibilidades para a elaboração e a implementação dos Aprofundamentos dos Itinerários Formativos do Ensino Médio.

Objetivos

Analisar as possibilidades de organização dos Aprofundamentos dos Itinerários Formativos por meio das oportunidades de autoria e criação docente e dos documentos norteadores no Ensino Médio.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
C2_2a.2
Planejar o ensino, elaborando estratégias, objetivos e avaliações, de forma a garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.
C3_2a.3
Viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos alunos e assim, contribuam para uma aprendizagem eficaz.
2a.2.4
Comunicar de forma clara e precisa os objetivos gerais e específicos da aprendizagem, criando um ambiente favorável para a aprendizagem por meio do diálogo e da escuta ativa.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Como funcionam os itinerários formativos em um currículo flexível? Qual a relação com Projetos de Vida do estudante? Quais são os tipos de escolhas que os estudantes podem fazer em seus itinerários? O que são os aprofundamentos por área do conhecimento?

Construir propostas e significados para compreender as habilidades dos eixos estruturantes para os Itinerários Formativos com foco no desenvolvimento do protagonismo juvenil e por meio do processo de criação docente.

1. Eixos estruturantes

2. Autoria e criação docente nos Aprofundamentos

3. Os papéis, as metodologias ativas e a avaliação nos Aprofundamentos

4.Oportunidades nos Aprofundamentos

5. Avaliando o encontro

Atividades da trilha

Experimente

Que tal propor formas de identificar os interesses dos estudantes para a construção de Itinerários Formativos que atendam às necessidades deles? Para isso, realize conversas em sua escola ou rede e organize com outros professores e gestores uma rodada de escuta dos estudantes. Podem ser rodas de conversa ou pesquisas utilizando formulários on-line. É uma oportunidade de conhecer os interesses dos estudantes e de poder criar itinerários que estejam alinhados a essas necessidades. Para a realização dessas atividades, vale conferir a metodologia de escuta e participação desenvolvida pelo projeto Faz Sentido.

Colabore

Tente traçar uma proposta na sua escola ou rede, pensando em como colocar em prática a comunicação sobre os Itinerários Formativos. Para isso, busque materiais e organize momentos de planejamento coletivo com outros professores que também atuam na etapa do Ensino Médio. Procure por recursos digitais e estratégias para que os estudantes possam comunicar os projetos que vocês desenvolverão, assim como as aprendizagens para a escola, por meio de apresentações, feiras, entre outros eventos, e para a comunidade, usando as redes sociais e instrumentos de comunicação da escola, como sites e blogs.

Continue pesquisando

Vamos falar sobre Projetos? – Texto produzido por Lilian Bacich que provoca educadores a considerarem a realização de projetos como uma das possibilidades de metodologias para os Itinerários Formativos.

Saiba mais

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian. Vamos falar sobre projetos? Portal Inovação da Educação, 2019. Disponível em: lilianbacich.com/2019/04/04/vamos-falar-sobre-projetos. Acesso em: 25 fev. 2021.

______; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília: MEC. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 25 fev. 2021.

______, Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Brasília: MEC. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais da BNCC. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

GOOGLE Workspace. Drive. Disponível em: workspace.google.com.  Acesso em: 13 mar. 2021.  

MICROSOFT. Microsoft One Note. Suporte. Disponível em: microsoft.com/pt-br/microsoft-365/onenote/digital-note-taking-app. Acesso em: 13 mar. 2021.  

WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso. Porto Alegre: Penso, 2019.

 

Vídeos

ENSINO Médio na BNCC: Empreendedorismo – Aula comentada (Curso 1 – Aula 7). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (46 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=FpMnuEEFx4g&list=PLfarCWFbZ2YbA2xcT-9rxEwZa9kzTWAAC&index=8. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Processos Criativos – Aula comentada (Curso 1 – Aula 4). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (42 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=aUuTEewIqxg&list=PLfarCWFbZ2YbA2xcT-9rxEwZa9kzTWAAC&index=5. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Investigação Científica – Aula comentada (Curso 2 – Aula 4). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (54 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=kyOCTTTtzrA&list=PLfarCWFbZ2YY1W4S89Qoq-24FEPrcn3hs&index=5. Acesso em: 25 fev. 2021.

ENSINO Médio na BNCC: Mediação e Intervenção Sociocultural – Projeto comentado (Curso 2 – Aula 7). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (60 min). Publicado pelo canal Nova Escola. Disponível em: youtube.com/watch?v=6GtzSHoHhNw&list=PLfarCWFbZ2YY1W4S89Qoq-24FEPrcn3hs&index=8. Acesso em: 25 fev. 2021.

FAZ sentido. Manifesto. [S. l.: s. n.: s. d.], 1 vídeo (3 min). Publicado no site Faz sentido. Disponível em: fazsentido.org.br. Acesso em: 13 mar. 2021. 

MICROSOFT. Treinamento em vídeo do One Note. Suporte. Disponível em: support.microsoft.com/pt-br/office/treinamento-em-v%C3%ADdeo-do-onenote-1c983b65-42f6-42c1-ab61-235aae5d0115. Acesso em: 13 mar. 2021.  

OS ITINERÁRIOS Formativos do Novo Ensino Médio. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Movimento pela Base. Disponível em: youtube.com/watch?v=9zPshUn0ZNg&feature=emb_logo. Acesso em: 25 fev. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.