Itinerários formativos para gestores escolares

Mundo do trabalho na Gestão Escolar

Qual  é o papel da gestão escolar para tornar o trabalho um princípio educativo no Ensino Médio? Como garantir que o tema perpasse a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos como um dos elementos de integração curricular?

Neste componente, você vai entender como pode atuar com a equipe docente para responder a essas demandas.

Vai aprender sobre como promover um planejamento integrador, garantir o diálogo entre professores e entre a escola e a comunidade, e criar oportunidades com o setor produtivo local e alinhadas aos projetos de vida dos estudantes.

Vamos começar?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, vamos construir estratégias para que o gestor compreenda a temática do mundo do trabalho enquanto elemento estruturante da formação integral dos jovens.

Objetivos

Compreender o papel do gestor na conexão com a comunidade do entorno da escola enquanto território de aprendizagem para a temática do mundo do trabalho.

C4_ 2a.4
Utilizar ferramentas pedagógicas que facilitem uma adequada mediação entre os conteúdos, os(as) alunos(as) e as particularidades culturais e sociais dos respectivos contextos de aprendizagem.
2b.2.6
Planejar atividades integradas que levem em consideração as necessidades de desenvolvimento integral dos alunos.
3.3.4
Dialogar com outros atores e articular parcerias intersetoriais que favoreçam a aprendizagem e o pleno desenvolvimento dos alunos.
Para formadores

Pauta Formativa

Qual é o papel da gestão escolar para tornar o trabalho um princípio educativo no Ensino Médio? Como garantir que o tema perpasse a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos como um dos elementos de integração curricular?

Refletir sobre a importância de o gestor inserir a temática do mundo do trabalho enquanto elemento estruturante da formação integral dos jovens em seu plano de gestão, por meio de um diálogo permanente entre comunidade e escola.

1. Retomada da temática do mundo do trabalho

2. O gestor, a escola e a comunidade

3. O que o mapa aponta sobre minha comunidade?

4.Articulação da escola ao seu entorno

5. Retomada do plano de trabalho do gestor

6.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

Para começar a aplicar as aprendizagens construídas aqui na sua prática gestora, que tal convidar alunos e professores para uma assembleia com a temática “O mundo do trabalho no Ensino Médio”. Nessa ocasião, você pode coletar ideias com todos os atores sobre como articular a escola, os equipamentos sociais e os setores econômicos e produtivos locais.

Colabore

Caso a escola já conte com equipamentos de debate, como Associação de Pais e Mestres, grêmio estudantil ou clubes juvenis, você pode acioná-los para conduzir, colaborativamente, a ação sugerida no item anterior.

Continue pesquisando

Veja a seguir uma referência que pode ajudar a organizar as próximas ações com e para os estudantes:
Por que aprender e educar no território? | Centro de Referências em Educação Integral. Acesso em: 30 abr. 2022.

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Educação e o mundo do trabalho. Boletim 17. TV Escola. 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/9155268/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_o_mundo_do_trabalho_BOLETIM_17_SETEMBRO_2005_SUM%C3%81RIO_SUM%C3%81RIO. Acesso em: 06 maio 2021.

CEARÁ. Portal de Educação Profissional da Seduc. 2015. Disponível em: https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2022.

NETO, Cláudio. Como uma escola pode se articular com o bairro? Nova Escola Gestão, 22 jan. 2019. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2121/como-uma-escola-pode-se-articular-com-o-bairro. Acesso em: 30 abr. 2022.

O PAPEL estratégico da EPT para o setor produtivo. Produção: Itaú Educação e Trabalho. [S. l.; s. d.]. 1 vídeo (2 min 52). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4vdBK_Vls64. Acesso em: 30 abr. 2022.

PARAÍBA EDUCA. Escola Cidadã Integral Técnica: publicações. [2020?]. Disponível em: https://pbeduca.see.pb.gov.br/eci/ecit-tecnica/publicacoes. Acesso em: 30 abr. 2022.

POR QUE aprender e educar no território. Centro de Referências em Educação Integral. [S. l.; s. d.]. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/metodologias/por-que-aprender-educar-territorio/. Acesso em: 30 abr. 2022.

QUAL a importância da educação profissional para o século XXI? Entrevista com Priscila Cruz. Produção: Canal Futura. [Rio de Janeiro], 20 mai. 2019. 1 vídeo (14 min 37). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AW7tHX7LKNc. Acesso em: 30 abr. 2022.

SANT ANA, Wallace Pereira et al. Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos. Revista Educitec, Manaus, v. 4, n. 8, p. 357-376, nov. 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/426/203. Acesso em: 30 abr. 2022.

SANTA CATARINA. Programa de Aprendizagem Criativa – SED. [2022?]. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/30529-programa-aprendizagem-criativa. Acesso em: 30 abr. 2022.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.