Integração curricular: o que, por que e como?

Linguagens e suas Tecnologias

Qual o papel da área de linguagens e suas tecnologias na formação integral dos estudantes? Como esta área do conhecimento se articula com a formação geral básica e com os itinerários formativos e seus eixos estruturantes? Como você pode trabalhar as diferentes dimensões conceituais e práticas desta área de conhecimento?

Neste componente você vai explorar como a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa, a Educação Física e as Artes integram uma área do conhecimento, com competências específicas. Vai investigar também possibilidades de diálogo com as competências gerais da BNCC, os projetos de vida dos estudantes e as demais áreas do currículo, na prática pedagógica das linguagens e suas tecnologias.

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Nesta trilha, retomaremos e aprofundaremos o papel dos componentes da área de Linguagens e suas Tecnologias (LGG) na formação integral dos jovens, fortalecendo a compreensão das inovações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio.

Objetivos

Compreender as principais mudanças da BNCC para a área LGG e relacioná-las aos saberes e às práticas na escola.

C1_1.1
Dominar os conteúdos das disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua e conhecer sobre a sua lógica curricular.
1.1.2
Compreender a relação dos conteúdos que ensina com os das outras disciplinas.
1.1.3
Conhecer a relação dos conteúdos que ensina com o contexto no qual o aluno está inserido.
1.1.7
Identificar a estrutura de um currículo, detalhando as disciplinas ou áreas de conhecimento em que atua, e desdobrando os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados por seus alunos em cada período letivo.
1.1.8
Dominar as competências gerais de aprendizagem da disciplina ou da área de conhecimento em que atua.
Para formadores

Pauta Formativa

Qual o papel da área de linguagens e suas tecnologias na formação integral dos estudantes? Como esta área do conhecimento se articula com a formação geral básica e os itinerários formativos do Ensino Médio?

Compreender as principais mudanças da BNCC para a área de Linguagens e relacioná-las aos saberes e às práticas na escola.

1. Memórias e reflexões

2. Os componentes na área – parte I

3. Os componentes da área – parte II

4.Competências da área

5. Campos e eixos

6.É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Experimente

Você já refletiu sobre a importância da leitura e da produção textual (verbal, oral ou multissemiótica, isto é, envolvendo diferentes linguagens) como capacidades fundamentais para o estudante aprender em todas as áreas de conhecimento? Quais produções textuais você costuma solicitar aos estudantes nas práticas de seu componente: seminários, debates, resenhas, exposição oral, podcast, etc.? Com quais objetivos? Articulando com quais habilidades de seu componente/área?

Colabore

Qual é a importância de educadores de outros componentes da sua área conhecerem o papel do componente em que você atua? E quais são as vantagens em você conhecer mais o papel dos demais componentes? Como isso pode fortalecer o trabalho na área de atuação em que você e seus colegas atuam? Que tal compartilhar suas reflexões e seus conhecimentos sobre o assunto nas oportunidades de colaboração com os pares na escola, nos tempos de trabalho conjunto?

Continue pesquisando

Amplie suas reflexões sobre a área lendo o texto de referência deste componente Linguagens e suas tecnologias e também os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos, que permitem ampliar a compreensão sobre os eixos estruturantes.

Saiba mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021.

INSTITUTO Reúna. BNCC Comentada para o Ensino Médio. São Paulo, (s/d). Disponível em: institutoreuna.org.br/projeto/base-comentada-para-o-ensino-medio/. Acesso em: 26 mar. 2021.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.