Itinerários formativos para professores

Projetos na Educação Profissional

Qual é o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos com foco no trabalho?

Neste componente, vamos nos aprofundar na metodologia de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para abordar o trabalho como princípio educativo.

Nesse contexto, o projeto a ser desenvolvido pelos estudantes envolve práticas como observação, análise, uso de ferramentas e metodologias de gestão de processos, colaboração e busca por soluções inovadoras.

No projeto, o professor atua como mediador, alinhando saberes, objetivos e expectativas, com foco no desenvolvimento dessas competências por meio de intervenções na realidade.

Vamos aprender como fazer isso juntos?

Para professores e gestores escolares

Trilha de Aprendizagem 2 Horas

Foco da Trilha

Estimular a reflexão sobre processos de aprendizagem para, então, promover a autoria de projetos que tenham o trabalho como princípio educativo da formação integral do estudante.

Objetivos

Exercitar a autoria docente, elaborando projetos de ensino que tenham o trabalho como princípio educativo da formação integral do estudante.

C1_2a.1
Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
2a.3.3
Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras considerando os saberes e os interesses dos alunos para que todos avancem.
Para formadores

Pauta Formativa

Qual é o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos com foco no trabalho como princípio educativo? Quais são as práticas pedagógicas que permitem o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de competências relevantes para o mundo do trabalho?

Planejar situações de aprendizagem por projetos para a Educação Profissional e Tecnológica articuladas com a escuta dos estudantes e os contextos do entorno.

1. Projetar: compartilhando experiências

2. Projetando histórias e compreendendo o contexto

3. Projetos para o mundo do trabalho

4.Semáforo da autoria docente: pontos fortes, ideias e desafios

5. É hora de avaliar!

Atividades da trilha

Colabore

Sugerimos adaptar esta trilha para realizá-la em parceria com membros da comunidade escolar. Imagine gestores, colegas, estudantes e familiares planejando coletivamente projetos inovadores para a escola ou chegando mesmo a criar Itinerários Formativos a exemplo do caso estudado.

Saiba mais

ARRUDA, André. Cenários futuros: desvendando o possível. Escola Design Thinking, 2021. Disponível em: escoladesignthinking.echos.cc/blog/2021/03/cenarios-futuros-desvendando-o-possivel. Acesso em: 24 abr. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: https://novo-ensino-medio.saseducacao.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Referenciais-Curriculares-para-elaboracao-dos-Itinerarios-Formativos.pdf. Acesso em: 06 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PORVIR. Itinerários Formativos – Novo Ensino Médio. Disponível em: porvir-prod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2019/04/11165950/Infografico_Se%CC%81rieReformaEnsinoMe%CC%81dio_ItinerariosFormativos.png. Acesso em: 24 abr. 2022.

SEECT-PB. Disciplinas empreendedoras: metodologias para uma aprendizagem integral e cidadã. Coletânea – Articulação Curricular e Projetos Empreendedores: inovações educacionais na rede pública estadual da Paraíba, 2021. Disponível em: drive.google.com/file/d/1_UCfBTqGvg1taDr-9M-a1oWgGaJnip-F/view. Acesso em: 24 abr. 2022.

Vídeo

TEDx2019 – Adozinda Kuhlmann. São Paulo: TEDx. 1 vídeo (12 min). Publicado por: TEDxSP. Disponível em: youtube.com/watch?v=THSfyDWNVk8. Acesso em: 24 abr. 2022.

Ops! Tarefas não concluídas!

Concluiu todas as tarefas? Não deixe de marcá-las como feitas para registrar seu progresso e ganhar um troféu!

Avaliar a trilha

Como foi sua experiencia com o componente?

Escolha seu próximo componente

Acesse o Mapa da Formação e escolhe um componente da parte diversificada para complementar a sua formação.